Ir para conteúdo

V60 para pequenas porções - existe muita diferença do 1 e 2?


marcosmrai

Postagens recomendadas

Boa tarde,

 

estou pensando em finalmente comprar um v60. A questão é que em geral eu preparo café só para mim mas seria bom ter margem para preparar lotes maiores.

De forma mais prática: eu em geral prepararia de 250~330ml usando de 15g a 20g de café. Mas gostaria de poder preparar mais do que isso 400ml~500ml seria suficiente (usando 30g~35g de café).

Com isso imaginei as seguintes soluções:

- Comprar o v60 1 e sofrer um pouco para preparar lote maior.
- Comprar o v60 2. A questão é que não sei se é ruim para preparar pequenas porções (talvez usar 20g não seja um problema).
- Comprar os dois suportes e só comprar o filtro do 2.

O que vocês acreditam que seja a melhor solução?

 

Muito obrigado, forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,
 
estou pensando em finalmente comprar um v60. A questão é que em geral eu preparo café só para mim mas seria bom ter margem para preparar lotes maiores.
De forma mais prática: eu em geral prepararia de 250~330ml usando de 15g a 20g de café. Mas gostaria de poder preparar mais do que isso 400ml~500ml seria suficiente (usando 30g~35g de café).
Com isso imaginei as seguintes soluções:
- Comprar o v60 1 e sofrer um pouco para preparar lote maior.
- Comprar o v60 2. A questão é que não sei se é ruim para preparar pequenas porções (talvez usar 20g não seja um problema).
- Comprar os dois suportes e só comprar o filtro do 2.
O que vocês acreditam que seja a melhor solução?
 
Muito obrigado, forte abraço.
Acho o 02 bem versátil também Marcos, eu uso o 02 e preparo só pra mim também.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É perfeitamente possível usar o 02 para extrações individuais. Uma única observação pessoal que eu tive após comprar o 01 é que parece ser mais fácil ter consistência nas extrações com ele em quantidades menores (geralmente faço 15g de café e 240ml de água).

Existem algumas especulações do porque isso pode acontecer: menor turbulência devido a altura menor, fluxo de ar, estabilidade térmica...

Eu diria para pegar o 02 e só pegar o 01 se você achar necessário. O V60 pode levar um tempo para ser aperfeiçoado e manter consistência, diria que 90% das vezes que acontece algo errado foi algo na técnica e não necessariamente do método.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Adhans.7 disse:

Acho o 02 bem versátil também Marcos, eu uso o 02 e preparo só pra mim também.

Obrigado pela resposta.

1 hora atrás, Thor Amorim disse:

É perfeitamente possível usar o 02 para extrações individuais. Uma única observação pessoal que eu tive após comprar o 01 é que parece ser mais fácil ter consistência nas extrações com ele em quantidades menores (geralmente faço 15g de café e 240ml de água).

Existem algumas especulações do porque isso pode acontecer: menor turbulência devido a altura menor, fluxo de ar, estabilidade térmica...

Eu diria para pegar o 02 e só pegar o 01 se você achar necessário. O V60 pode levar um tempo para ser aperfeiçoado e manter consistência, diria que 90% das vezes que acontece algo errado foi algo na técnica e não necessariamente do método.

Nesses 90% você diz que as falhas aconteceram por outros fatores e não por ser um nro 2 né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, desculpa se não ficou claro.

Por isso que eu acho que vale a pena pegar o que fosse mais versátil. Depois de passar um tempo usando, aprendendo e modificando as variáveis para extrair um café no perfil que você gosta, você pode considerar outras coisas que talvez estejam impactando para não trazer tudo aquilo que você espera do grão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Thor Amorim disse:

Isso, desculpa se não ficou claro.

Por isso que eu acho que vale a pena pegar o que fosse mais versátil. Depois de passar um tempo usando, aprendendo e modificando as variáveis para extrair um café no perfil que você gosta, você pode considerar outras coisas que talvez estejam impactando para não trazer tudo aquilo que você espera do grão.

Muito obrigado. Ficou claro sim, acho que foi mais para confirmar mesmo, rs.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, marcosmrai disse:

Boa tarde,

 

estou pensando em finalmente comprar um v60. A questão é que em geral eu preparo café só para mim mas seria bom ter margem para preparar lotes maiores.

De forma mais prática: eu em geral prepararia de 250~330ml usando de 15g a 20g de café. Mas gostaria de poder preparar mais do que isso 400ml~500ml seria suficiente (usando 30g~35g de café).

Com isso imaginei as seguintes soluções:

- Comprar o v60 1 e sofrer um pouco para preparar lote maior.
- Comprar o v60 2. A questão é que não sei se é ruim para preparar pequenas porções (talvez usar 20g não seja um problema).
- Comprar os dois suportes e só comprar o filtro do 2.

O que vocês acreditam que seja a melhor solução?

 

Muito obrigado, forte abraço.

Bom, acho que já é um começo, há algum tempo traduzi o vídeo do James Hoffmann, na época não tinha muito conhecimento, e nem de nomes que usávamos no Brasil pra alguns termos técnicos que ele usava. Preciso dar uma editada nas legendas, mas acho que o vídeo dele ensinando sobre como preparar um café na V60 ótimo. Geralmente ele usa cafés da Etiópia, acho que devem ser mais fortes, afinal ele usa 60g pra 1L, chegando a até 70, mas bom, dá forma que gosto e julgando pelos cafés que uso de torra bem clara, acabo usando 80g-1L, 8g para 100mL, para mim é o ideal, acho que tem uma galera que também usa essa medida.

Vou deixar aqui o link para você assistir, a técnica dele é boa e faz um bom café. 

 

A parte boa é que você tem o principal equipamento, um moedor, isso já vai ajudar muito, e te ajudar a chegar numa moagem ideal para sua V60, afinal. Se a água passar muito rápido, será um café muito fraco, sem sabor, muita gente compensa com uma maior quantidade de pó, mas achando a moagem ideal, você vai conseguir chegar a um ponto que o café não passa tão rápido, dá um tempo de extração legal, e consegue tirar todo o sabor do grão. A chaleira bico de ganso é uma coisa impressionante, diria que é imprescindível, mas dá para fazer sem, porém com ela você tem bem mais precisão.

O legal é ir testando e ver como seu paladar se adapta e como você gosta, afinal, não tem receita X ou Y que é certa, o interessante é você gostar. Faça testes, mude a moagem, quantidade e vá indo...

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...