coffeeterie Postado 6 Outubro 2020 Denunciar Share Postado 6 Outubro 2020 Preparamos esse material pra semana do barista. Quem curtiu se inscreve no canal que estamos finalizando varios videos. Abraço Nessa releitura sobre a Espresso Theory, Guilherme Branco fala sobre uma nova variável. Uma boa oportunidade para aprender no que pode influenciar e controlar melhor a extração do seu espresso. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joao silva Postado 10 Dezembro 2020 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2020 interessante o vídeo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Gomes Postado 10 Dezembro 2020 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2020 Tá.... mas rolei de rir quando ele disse, em inglês, efeito "fine migration". Pode até ser que já tenhamos dado este nome, para o café, mas esse efeito já é conhecido a muito tempo, e tem um nome bem brasileiro: Efeito castanha-do-Pará, ou, em inglês, "Brazil nut effect" https://gizmodo.uol.com.br/video-efeito-castanha-do-para/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 12 Dezembro 2020 Denunciar Share Postado 12 Dezembro 2020 Cara, isso é um termo padrão no mundo do espresso. Ninguém fala de castanhas-do-Pará. https://www.baristahustle.com/blog/fines-migration/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Gomes Postado 13 Dezembro 2020 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2020 Caramba, @Burny , obrigado! Precisei rever meus conceitos! O texto que vc me mostrou ilustra bem seu argumento, mas também me trouxe um conceito interessantíssimo. Tanto que (após reler o que escrevi) vou inverter a ordem falando dessa novidade (pra mim) e deixo pro fim minha retratação sobre "fines migration"/"Brazil nut effect" I ) Eles apontam para outra matéria deles sobre experiências do Scott Rao de fazer expresso com filtros de papel de aeropress acima e abaixo do café (link aqui). Na matéria eles afirmam que a técnica permite moer bem mais fino, e atingir extrações bem maiores sem, no entanto, provocar os defeitos da sobre-extração no paladar da bebida. Enfim, fazer o que? Testar... Eu provei, e ficou bom! Mas sabe a verdade: eu sou um hobista, me carece autoridade neste caso. Ai pergunto para os mestres de plantão, se podem testar e opinar. II ) Ah, sim... tb sobre terminologia "fines migration"/"Brazil nut effect" Muito tempo atrás, antes de eu me envolver com café, eu havia tido contato com estudos físicos tentando explicar o fenômeno, e era dessa forma que denominavam. Mas... Sei lá né? Se vc falou que já era terminologia padrão, fui pesquisar. É verdade, e de fato encontrei o termo "fines migration" aplicado não só a café, mas a barro e petróleo também. 2 exemplos (só para ilustrar, não precisam ler, de fato): em 1976 - https://web.mst.edu/~rogersda/teton_dam/Background on Teton Dam Failure.pdf em 1980 - https://scholarworks.wmich.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1235&context=engineer-senior-theses Por outro lado ಠﭛಠ ... [SHELDON MODE ON] Somente deixo constar que nesse mesmo texto que da barista hustle vc apontou, eles também usam a expressão "Brazil nut effect": Quote The material will start to ‘flow’, and will show patterns of movement similar to convection in a liquid — known as granular convection, or the ‘Brazil nut effect’. As the particles move, the smallest particles tend to sink to the bottom, while the largest particles ‘float’ to the top. [SHELDON MODE OFF] Mas sim, capitulo para "fines migration" como a nomenclatura adequada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 14 Dezembro 2020 Denunciar Share Postado 14 Dezembro 2020 Oi @Paulo Gomes É só uma questão da terminologia da área, ne? E essa área, barismo, com certeza não usa a terminologia cientificamente mais correta. Na leitura do artigo vc já percebeu que o pessoal levanta hipóteses mecanicistas, tipo mexer nessa variável vai mudar isso e depois isso, mas muitas vezes baseado em experiências empíricas individuais, na não com base em dados. É muita alquimia. Tem excepções notáveis, e tb tem casos como o Scott Rao, que defende que a sua abordagem de torra é a única que é válida e alega que tem dados para comprovar isso, mas que só mostra esses dados para quem contrata ele como consultor. Abçs, Burny 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas