Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Preparamos esse material pra semana do barista. Quem curtiu se inscreve no canal que estamos finalizando varios videos. Abraço

Nessa releitura sobre a Espresso Theory, Guilherme Branco fala sobre uma nova variável. Uma boa oportunidade para aprender no que pode influenciar e controlar melhor a extração do seu espresso.

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tá.... mas rolei de rir quando ele disse, em inglês,  efeito "fine migration".

Pode até ser que já tenhamos dado este nome, para o café, mas esse efeito já é conhecido a muito tempo, e tem um nome bem brasileiro:

Efeito castanha-do-Pará, ou, em inglês, "Brazil nut effect"

 

https://gizmodo.uol.com.br/video-efeito-castanha-do-para/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Caramba, @Burny , obrigado!   Precisei rever meus conceitos!

     O texto que vc me mostrou ilustra bem seu argumento, mas também me trouxe um conceito interessantíssimo. Tanto que (após reler o que escrevi) vou inverter a ordem falando dessa novidade (pra mim) e deixo pro fim minha retratação sobre "fines migration"/"Brazil nut effect"

 

I ) Eles apontam para outra matéria deles sobre experiências do Scott Rao de fazer expresso com filtros de papel de aeropress acima e abaixo do café (link aqui).

     Na matéria eles afirmam que a técnica permite moer bem mais fino, e atingir extrações bem maiores sem, no entanto, provocar os defeitos da sobre-extração no paladar da bebida.

     Enfim, fazer o que? Testar...

Eu provei, e ficou bom!

     Mas sabe a verdade: eu sou um hobista, me carece autoridade neste caso. Ai pergunto para os mestres de plantão, se podem testar e opinar.

 

II ) Ah, sim... tb sobre terminologia "fines migration"/"Brazil nut effect"

     Muito tempo atrás, antes de eu me envolver com café, eu havia tido contato com estudos físicos tentando explicar o fenômeno, e era dessa forma que denominavam.

     Mas... Sei lá né? Se vc falou que já era terminologia padrão, fui pesquisar. 

     É verdade, e de fato encontrei o termo "fines migration" aplicado não só  a café, mas a barro e petróleo também. 

     2 exemplos (só para ilustrar, não precisam ler, de fato):

em 1976 -  https://web.mst.edu/~rogersda/teton_dam/Background on Teton Dam Failure.pdf

em 1980 - https://scholarworks.wmich.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1235&context=engineer-senior-theses

Por outro lado   ಠﭛಠ  ... 

[SHELDON MODE ON] Somente deixo constar que nesse mesmo texto que da barista hustle vc apontou, eles também usam a expressão "Brazil nut effect":  

Quote

The material will start to ‘flow’, and will show patterns of movement similar to convection in a liquid — known as granular convection, or the ‘Brazil nut effect’. As the particles move, the smallest particles tend to sink to the bottom, while the largest particles ‘float’ to the top.

[SHELDON MODE OFF]

Mas sim, capitulo para "fines migration" como a nomenclatura adequada.:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Paulo Gomes 

É só uma questão da terminologia da área, ne? E essa área, barismo, com certeza não usa a terminologia cientificamente mais correta. Na leitura do artigo vc já percebeu que o pessoal levanta hipóteses mecanicistas, tipo mexer nessa variável vai mudar isso e depois isso, mas muitas vezes baseado em experiências empíricas individuais, na não com base em dados. É muita alquimia. Tem excepções notáveis, e tb tem casos como o Scott Rao, que defende que a sua abordagem de torra é a única que é válida e alega que tem dados para comprovar isso, mas que só mostra esses dados para quem contrata ele como consultor.

Abçs, Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...