Ir para conteúdo

Orientações dos mais experientes do fórum


Vitor Alves

Postagens recomendadas

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos deste fórum.

Irei contar como foi minha inserção nesse mundo que todos nós gostamos pra c****!, e pedir ajuda, já que como todo iniciante fica meio perdido em relação a esse mundo que é gigantesco. Conto com a paciência de vocês, para me dar dicas e ensinamentos desde já obrigado.

Sempre gostei de café, mas não sabia o que era consumir cafés com nivel superior de qualidade. Eu era da turma que bebia praticamente 1 litro ou mais de café das marcas tradicionais de supermercado. Não sabia nada sobre café e no meu aniversário ganhei de presente uma Oster Prima Latte 2 (como todo iniciante acha que ela é incriíel), que até agora o único e melhor benefício que ela me trouxe foi fazer que eu pesquisasse mais como eu poderia obter o melhor café que aquela máquina poderia me proporcionar.  

Logo de cara comecei com o já conhecido starter pack : "moedor" de lâminas hamilton beach. Estava achando que agora era só comprar cafés de qualidade, ajustar a "moagem" desse cortador de grãos colocar no filtro e estava tudo certo (noob). Mesmo com o grão de torra recente percebia que aquela "crema" não era gostosa e ai foi o ponto de partida para começar a fazer as coisas certas. 

Em uma outra pesquisa sobre a Oster Primallate 2, e cai aqui neste fórum falando sobre os filtros despressurizados. Li tudo, e inclusive comecei a pesquisar em canais de fora do Brasil, inclusive está me ajudando a aprender inglês. Em busca de aprimoramentos, comprei uma balança digital, dois filtros despressurizados, tamper, vou comprar um distribuidor e estou na duvida de uma das questões principais: um bom moedor de café.

Sei que existem os manuais e os elétricos de boa qualidade, no entanto, surgiram dois fatores que me deixaram em dúvida sobre o que fazer, é neste momento que peço a ajuda para quem tem mais conhecimento para me ajudar. Segue abaixo

1º fator - Máquina deu defeito com 15 dias de uso: Li o manual segui todas as recomendações do fabricante, e mandei para a assistência técnica autorizada, já trouxe uma situação indesejável pois como minha namorada me deu presente, ninguém espera que um produto ia quebrar com 15 dias de uso. Nesta semana no dia 10/09 vai completar 30 dias que ela está na assistência, sempre venho ligando para eles e não obtenho retorno. Então como previsto no artigo 18º do CDC vou exigir uma máquina nova de igual modelo em perfeitas condições de uso.

2º fator: Moedor - Dúvida: Nesse tempo que estou sem a máquina fiquei pesquisando sobre moedor para coados, já que é um método tradicional entre nós e foi o método que me restou e fui na aliexpress (não tenho condições ainda para investir em um moedor de excelente categoria) e estava pensando em comprar um Timemore C2, que chamou a atenção por ter vários comentários brasileiros no app do aliexpress falando bem sobre ele (e creio que tem pessoas aqui no fórum que tem esse moedor e poderia falar sobre ele também) para melhorar a qualidade do meu café coado. A questão é com os filtros despressurizados que comprei e os outros acessórios essenciais que comprei ( tamper, distribuidor, balança digital) também gostaria de tirar o melhor espresso dessa Oster Prima Latte 2. Sei que esse moedor não é recomendado para moagem para espresso, porém com o problema que mencionei no 1º fator e com pesquisas, sei que essa máquina não é grande coisa mas é a que tenho disponível no momento ( e vai ser ela por um bom tempo) , gostaria de saber se comprando esse moedor da Timemore C2, eu posso conseguir um bom café espresso na Oster Primallate 2 e manter a qualidade do meu café coado ok, ou se vale a pena investir em um moedor elétrico intermediário, para manter uma qualidade boa nos dois métodos, e pergunto aos senhores quais são os modelos indicados para minha situação atual, o porquê e evetuais dicas que possam me ajudar 

Agradeço você que leu até aqui e que vai deixar sua opinião. Valeu e abraços a todos!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo, Vitor.
 

Não posso ajudar muito em relação a sua máquina. Já sobre o Timemore C2, posso dizer que é um ótimo moedor. Já testei a versão C1 e a C2 de amigos, é incrivelmente bem construído e bonito pelo preço. A moagem é rápida (para coados) e bastante uniforme. Deixa qualquer moedor Hario ou Porlex no chinelo. Minha recomendação é importar via Aliexpress mesmo, deve sair nessa faixa de R$350 a R$400. 

É possível tirar espresso com ele, mas o problema é que as mós deles são bem lentas para moer em granulometria fina. Além disso o ajuste dele é muito espaçado, dificultando ajustar a extração do espresso. Porém deve funcionar para um máquina pressurizada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Diego Nunes disse:

Bem-vindo, Vitor.
 

Não posso ajudar muito em relação a sua máquina. Já sobre o Timemore C2, posso dizer que é um ótimo moedor. Já testei a versão C1 e a C2 de amigos, é incrivelmente bem construído e bonito pelo preço. A moagem é rápida (para coados) e bastante uniforme. Deixa qualquer moedor Hario ou Porlex no chinelo. Minha recomendação é importar via Aliexpress mesmo, deve sair nessa faixa de R$350 a R$400. 

É possível tirar espresso com ele, mas o problema é que as mós deles são bem lentas para moer em granulometria fina. Além disso o ajuste dele é muito espaçado, dificultando ajustar a extração do espresso. Porém deve funcionar para um máquina pressurizada.

Muito obrigado pelo seu comentário, mas gostaria de perguntar como eu comprei os filtros despressurizados para oster prima latte 2, se eu consigo melhorar a qualidade do meu café mesmo sendo nessa maquina de entrada? ou vc acha que o resultado vai ser indiferente?

no aspecto de usar para o café espresso nao vejo problema em demorar um pouco mais, visto que só eu gosto de café aqui em casa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Alves com cafés de qualidade e torra recente, você vai conseguir tirar bons espressos.

O que o Diego comentou, é a lentidão da moagem quando é feita para espresso, por ser mais fina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou experiente no fórum, mas ...

On 10/6/2020 at 6:45 PM, Vitor Alves said:

se eu consigo melhorar a qualidade do meu café mesmo sendo nessa maquina de entrada? ou vc acha que o resultado vai ser indiferente?

Essas máquinas de café nem deveriam ser chamadas de "máquinas de espresso", muito menos de entrada. Você não vai conseguir chegar num café de cafeteria boa com uma PrimaLatte. Dá pra fazer algo melhor que de cápsula ou o da padaria do posto? Talvez, mas pode dar uma trabalheira. Dizem que esse modelo de segunda geração melhorou em relação ao primeiro, mas de qualquer maneira, aqui vai a teoria:
Com o café moído na medida já no portafiltro, precisamos (em resumo) de:

  1. Água na temperatura correta de maneira constante
  2. Pré-infusão
  3. 9 Bars de pressão de água constante 
  4. Fluxo de água uniforme para uma extração uniforme


Ponto 1: até máquinas de espresso de entrada, como a Rancilio Silvia e a Gaggia Classic Pro, tem dificuldades com isso, tanto é que o pessoal acaba comprando kits para modificar a máquina. Você pode testar tirando alguns shots de água e, com um termômetro de cozinha, averiguar a temperatura que a água chega no copo e tentar ver qual momento é melhor para começar a tirar o seu espresso: logo quando liga e a luz fica verde, teste a temperatura da água; alguns minutos depois, de novo; troque para o modo de vapor, veja de novo; troque de volta, espere um pouco, de novo... Quando tiver mais próximo de 95 graus você terá os melhores resultados (considerando alguma perda de calor no contato com o café, deve ficar entre uns 92-93 graus?). 

Ponto 2: nada que possamos fazer aqui. 

Ponto 3: eis o primeiro problema. Essas marcas gostam de propagandear sei lá quantos milhares de Bars de pressão, mas isso é considerando o portafiltro pressurizado com café de mercado. Sem ele, geralmente não temos a menor ideia de quanta pressão a bomba faz por si só e também não temos nenhum barômetro incluso para nos dizer isso enquanto extraímos para avaliar moagem, compactação. O portafiltro também não vai ser tamanho padrão, então dificulta ainda mais um pouco a estimativa.  

Ponto 4: dê uma olhada aqui, e aqui, inclusive este último um modelo bem parecido com este da Oster (se quiser, veja todo o vídeo e coloque para traduzir) e se sua máquina fizer algo parecido com aquilo, você não vai conseguir tirar um bom espresso. Infelizmente, não vai ter nada que corrija isso.

Sobre moedor: sempre vai conseguir algo melhor investindo em um bom moedor, mas esses manuais não conseguem moer (via de regra) fino o suficiente ou com precisão suficiente para espresso. É uma boa para métodos, se gosta de filtrados, presses... Eu continuo firme apenas na minha moka italiana para fazer um café forte em casa e, quando quero ver uma crema bonita num espresso bem extraído, pago um espresso de cafeteria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que o moedor que você tem (de lâminas) de cara não vai funcionar para tirar espressos nos filtros despressurizados que você comprou. No filtro pressurizado você conseguia porque é o filtro que dá a pressão independente do tamanho do pó moído (a não ser que esteja entupindo os furos do filtro), no não-pressurizado o que dá a pressão é o pó moído de forma homogênea no tamanho certinho pra restringir o fluxo o suficiente pra sair no tempo da receita do espresso, é impossível com o tamanho desigual das partículas que sai de qualquer moedor de lâminas de você tirar um bom shot na pressão / tempo correto ou sem canalização.

Você pode até usar um moedor manual de mós pra espresso em filtro despressurizado mas isso significa um trabalho enorme. O dialing in requer que você potencialmente erre algumas vezes antes de achar o nível de moagem ideal (que muda pra cada grão e que depois pode mudar conforme vai passando tempo de torra do mesmo ou até mesmo o nível de umidade no ambiente). Então imagine comprar um grão novo e moer ~14g várias vezes no braço por vários minutos, e então no dia a dia pelo menos uma vez cada vez que for beber e se for pra 2 pessoas ou mais multiplique o trabalho, vai te desanimar de tomar espresso.

Um moedor de mós manual melhoraria a qualidade do café até no filtro pressurizado e no coado por causa do tamanho mais uniforme do pó porém te digo que pra espresso mesmo pressurizado com meu Hario Skerton e Prima Latte II eu cansei, uso ele só pra prensa agora que fiz upgrade pra Oster Perfect Brew.

Como experiência de fórum vejo que tem usuários que dizem que conseguem bons resultados com bom moedor e despressurizando modelos como o nosso mas ao mesmo tempo também tem quem teve dificuldade e só conseguiu tirar espressos ácidos como nesse tópico: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo comentário! Agora que você levantou a questão da Oster Perfect Brew, gostaria de saber sua opinão sobre ela, consegue tirar bons espressos com ela? O moedor que ja vem acoplado com ela dá conta do recado ou você precisou adquirir outro? 

14 horas atrás, rluik disse:

O problema é que o moedor que você tem (de lâminas) de cara não vai funcionar para tirar espressos nos filtros despressurizados que você comprou. No filtro pressurizado você conseguia porque é o filtro que dá a pressão independente do tamanho do pó moído (a não ser que esteja entupindo os furos do filtro), no não-pressurizado o que dá a pressão é o pó moído de forma homogênea no tamanho certinho pra restringir o fluxo o suficiente pra sair no tempo da receita do espresso, é impossível com o tamanho desigual das partículas que sai de qualquer moedor de lâminas de você tirar um bom shot na pressão / tempo correto ou sem canalização.

Você pode até usar um moedor manual de mós pra espresso em filtro despressurizado mas isso significa um trabalho enorme. O dialing in requer que você potencialmente erre algumas vezes antes de achar o nível de moagem ideal (que muda pra cada grão e que depois pode mudar conforme vai passando tempo de torra do mesmo ou até mesmo o nível de umidade no ambiente). Então imagine comprar um grão novo e moer ~14g várias vezes no braço por vários minutos, e então no dia a dia pelo menos uma vez cada vez que for beber e se for pra 2 pessoas ou mais multiplique o trabalho, vai te desanimar de tomar espresso.

Um moedor de mós manual melhoraria a qualidade do café até no filtro pressurizado e no coado por causa do tamanho mais uniforme do pó porém te digo que pra espresso mesmo pressurizado com meu Hario Skerton e Prima Latte II eu cansei, uso ele só pra prensa agora que fiz upgrade pra Oster Perfect Brew.

Como experiência de fórum vejo que tem usuários que dizem que conseguem bons resultados com bom moedor e despressurizando modelos como o nosso mas ao mesmo tempo também tem quem teve dificuldade e só conseguiu tirar espressos ácidos como nesse tópico: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, JulioCM disse:

Não sou experiente no fórum, mas ...

Essas máquinas de café nem deveriam ser chamadas de "máquinas de espresso", muito menos de entrada. Você não vai conseguir chegar num café de cafeteria boa com uma PrimaLatte. Dá pra fazer algo melhor que de cápsula ou o da padaria do posto? Talvez, mas pode dar uma trabalheira. Dizem que esse modelo de segunda geração melhorou em relação ao primeiro, mas de qualquer maneira, aqui vai a teoria:
Com o café moído na medida já no portafiltro, precisamos (em resumo) de:

  1. Água na temperatura correta de maneira constante
  2. Pré-infusão
  3. 9 Bars de pressão de água constante 
  4. Fluxo de água uniforme para uma extração uniforme


Ponto 1: até máquinas de espresso de entrada, como a Rancilio Silvia e a Gaggia Classic Pro, tem dificuldades com isso, tanto é que o pessoal acaba comprando kits para modificar a máquina. Você pode testar tirando alguns shots de água e, com um termômetro de cozinha, averiguar a temperatura que a água chega no copo e tentar ver qual momento é melhor para começar a tirar o seu espresso: logo quando liga e a luz fica verde, teste a temperatura da água; alguns minutos depois, de novo; troque para o modo de vapor, veja de novo; troque de volta, espere um pouco, de novo... Quando tiver mais próximo de 95 graus você terá os melhores resultados (considerando alguma perda de calor no contato com o café, deve ficar entre uns 92-93 graus?). 

Ponto 2: nada que possamos fazer aqui. 

Ponto 3: eis o primeiro problema. Essas marcas gostam de propagandear sei lá quantos milhares de Bars de pressão, mas isso é considerando o portafiltro pressurizado com café de mercado. Sem ele, geralmente não temos a menor ideia de quanta pressão a bomba faz por si só e também não temos nenhum barômetro incluso para nos dizer isso enquanto extraímos para avaliar moagem, compactação. O portafiltro também não vai ser tamanho padrão, então dificulta ainda mais um pouco a estimativa.  

Ponto 4: dê uma olhada aqui, e aqui, inclusive este último um modelo bem parecido com este da Oster (se quiser, veja todo o vídeo e coloque para traduzir) e se sua máquina fizer algo parecido com aquilo, você não vai conseguir tirar um bom espresso. Infelizmente, não vai ter nada que corrija isso.

Sobre moedor: sempre vai conseguir algo melhor investindo em um bom moedor, mas esses manuais não conseguem moer (via de regra) fino o suficiente ou com precisão suficiente para espresso. É uma boa para métodos, se gosta de filtrados, presses... Eu continuo firme apenas na minha moka italiana para fazer um café forte em casa e, quando quero ver uma crema bonita num espresso bem extraído, pago um espresso de cafeteria. 

Muito boa a sua análise, muito obrigado! Infelizmente a Oster Prima Latte 2 foi ganhei de presente, só posso me desfazer dela no futuro..

Porém adquiri um moedor manual que vai dar conta do recado para meus coados, método que gosto bastante tbm, foi muito bom ler esses conselhos, porque com o passar do tempo eu irei fazer os upgrades de acordo com minhas condições buscando tirar o melhor café. O bom é que só eu faço esse consumo de café na minha casa entao moer nao dá trabalho kkkkk valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vitor Alves disse:

Obrigado pelo comentário! Agora que você levantou a questão da Oster Perfect Brew, gostaria de saber sua opinão sobre ela, consegue tirar bons espressos com ela? O moedor que ja vem acoplado com ela dá conta do recado ou você precisou adquirir outro?

Eu tenho ela há menos de um mês e ainda estou me adaptando. O moedor integrado é suficiente sim pra tirar bons cafés no tempo correto da receita (e ainda podem ser alcançadas mudanças no sabor pelo controle de temperatura), mas por enquanto estou num primeiro pacote comprado da Roast Cafés então ainda vou testar com outros grãos incluindo os que eu usava no modelo anterior. O café da Prima Latte é mais similar à café de cápsula (mas só sei te dizer considerando o filtro pressurizado, nunca testei um não-pressurizado), na Perfect Brew está mais pra um espresso servido em cafeteria mais intenso e com crema legítima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...