Ir para conteúdo

Qual o problema com esse cafe?


Postagens recomendadas

5 horas atrás, Edson Pereira disse:

Comprei um cafe recentemente e sou um pouco leigo nos assunto, achei um pouco estranho o aspecto dos graos e da torra.. poderiam me explicar se isso e normal, e porque ele esta tao diferente dos que costumo comprar?

 

IMG_20201008_130353[1]-min.jpgOla,

Me parece uma torra muito clara e não homogênea! Não é todo o moedor que vai dar conta dessa torra. Talvez em coados e afins preste. Não arriscaria espresso. Me pareceu uma torra muito ruim! Alguns grãos estão parcialmente queimados e outros crus! Horrível! 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou especialista em torra (nem de longe), mas esse café não me parece ter nenhum problema óbvio, a não ser por um possível quaker ali na esquerda – que são grãos defeituosos que não torram adequadamente e ficam com um aspecto claro. 
Inspeção visual de torra é algo bem complicado, precisa ser algo bem óbvio para notar ou você precisa conhecer a torra correta daquele café para comparar. Até o conceito de torra clara/média está em desuso hoje dia, as torrefações de cafés especiais não perseguem mais cor, e sim paladar.

Um exemplo que dou foi um café no Norte pioneiro torrado pela Royalty que tomei recentemente. Ele tinha um aspecto mais ou menos assim, a torra aparentava ser um pouco inconsistente e o formato dos grãos era bem irregular. Fiquei até desconfiado, mas o café extraído foi simplesmente incrível... 

Outro ponto a se notar, que geralmente causa confusão nas pessoas, são essa áreas com a cor mais dourada. Isso na verdade é o pergaminho do grão, uma película que não se desprende totalmente durante o processamento e torra, mas se você passar o dedo vai ver que ela sai. O pergaminho não afeta a qualidade da café.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem nada de errado na aparência. Um Café CD honey, provavelmente fresco da safra nova. Pela foto nada de errado como o Diego já disse acima. Agora se está gostoso ou não, independe da aparência e da cor. 

Outra coisa: Nós estamos no começo da safra 20/21 estão chegando muitos cafés frescos no mercado agora, e quanto mais fresco ( a humidade dentro dos grãos não estã totalmente homogeneizadas dentro dos grãos ) e isso pode gerar aparência manchado as vezes até mais escuro principalmente em cafés naturais. Mas nenhum problema quanto a sabor se bem torrado.

  • Curtir 8
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...