Ir para conteúdo

Moka Bialetti Mini Express - Escurecimento externo - Anel de vedação com cheiro de máquina, o retorno


Drops

Postagens recomendadas

Olá, pessoal. Faz uns anos que postei aqui umas dúvidas sobre minhas primeiras aventuras com a Mini Moka. Também estava fazendo umas experiências bucólicas com um gral, que abandonei prontamente quando ganhei um moedor manual de aniversário. Até hoje tenho usado a Mini Moka de duas xícaras, depois comprei a de uma xícara, mas depois de conversar sobre extrações manuais com o @Cabral só troco a Moka por uma Flair. Depois das últimas eleições presidenciais tive tanto desgosto que me isolei do mundo virtual. Evitava ler notícias pra não vomitar em cima do meu computador. Larguei de redes (anti)sociais e esse fórum foi deixado pra trás junto com o resto. Agora estou de volta que nem aquele cara não liga depois do primeiro encontro e resolve ligar uns meses depois às 23h pra ver se cola. Não se iludam - provavelmente vou sumir de novo, e não tenho nada pra oferecer, mas pelo menos sou sincero e, de qualquer forma, o conhecimento vai ficar gravado nas tábuas virtuais do fórum. Talvez eu volte pra compartilhar minhas experiências com a Moka. Tenho aprendido a extrair cafés bastante oleosos e encorpados com ela, usando menos água e compactando o pó na caldeira (ao contrário do que todos falam pra não fazer).

Acontece que eu quebrei o sifão da minha Mini Moka de uma xícara e parti atrás de comprar uma nova. Não se encontra mais da Mini Moka nas lojas de Internet. A Bialetti BR não tem e no Café do Mercado de Curitiba deram a entender que faz tanto tempo que não vinha mais pra eles que eles acharam que tinham parado de fabricar. Quando finalmente encontrei pra vender resolvi comprar logo duas.

Como aconteceu com a minha primeira Mini Express de duas xícaras e minha primeira de uma xícara, essa também veio com um cheiro característico de óleo de máquina, não sei precisar direito o odor. Como com minhas outras duas, resolvi escaldá-la pra tirar esse cheiro. Mas, pra minha surpresa, a cafeteira escureceu completamente (vide foto I), coisa que não aconteceu com as anteriores (vide foto II). Pesquisei sobre manchas (aqui e no YouTube) e não encontrei sobre esse fenômeno, só sobre as já tradicionais manchas de oxidação que surgem dentro da caldeira quando ela não é seca depois de lavar. Descobri aqui sobre a limpeza com vinagre e sal. Saiu toda a mancha, mas ao escaldá-la novamente escureceu completamente de novo. Fervi primeiro numa leiteira de teflon, depois de limpar com vinagre, numa leiteira de inox. Na segunda vez fervi a peça com o sifão (com uma cobertura de plástico preto pra isolar o calor) e com o anel de vedação separadamente, pra ver se era alguma reação com a borracha ou o plástico. O escurecimento foi o mesmo. A rosca da parte superior estava agarrando pra fechar, por isso passei óleo de coco extra virgem pra ajudar a fechar bem, e saiu uma espécie de fuligem da parte da rosca, ao passar pano de prato pra tirar excesso de óleo (vide foto III). As outras partes não estão soltando essa fuligem. Suspeito que essa Mini que comprei seja de uma liga diferente do que a Mini anterior que eu quebrei.

Alguém sabe dizer o que está acontecendo????????????????????? Que testes posso fazer pra saber se essa cobertura escura está saindo no café preparado? Fiz um ciclo sem café e saiu uma água levemente adocicada (resíduos de óleo de coco?), aparentemente sem alteração na cor. Talvez nossos(as) especialistas em alumínio @strangedata ou @Thel?

Não me incomodo que ela esteja escura, acho que fica até charmosa. Só estou com receio de contaminação e o café está com um gosto estranho, parece levemente queimado. Extraí uns 5 cafés com um Melita Regiões (da próxima vez vou comprar um café inferior pra isso porque já tou ficando de cara de jogar esse café fora) e continua sempre saindo um café péssimo em comparação com o que era antes. As peças todas são levemente diferentes e ainda tou me entendendo com ela, pode ser que ela precise de adaptações no preparo que eu não estou acertando, mas é muito estranho que eu tenha diferença no resultado em relação às outras duas (a antiga Mini Express de uma xícara e a Mini Express de duas xícaras). 

Contatei o Reginaldo, da Café Prelúdio, que me vendeu as moquinhas. Ele nunca tinha visto isso e mandou as fotos pra importadora pra ver se eles têm algo a dizer.

Cafeteira manchada.

Mini Express de uma xícara - manchada.jpeg

Caldeira antiga, sem escurecimento.

Mini Express de uma xícara.jpeg

Algumas das manchas que saíram no pano de prato.

Manchas escuras.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Talvez valha fazer um teste cego, pra ver se é mesmo a Moka ou se vc tá incomodado e acabou afetando virtualmente o seu paladar, como sugere o @Carneiro.

Quanto à limpeza de alumínio, eu já limpei inúmeras manchas de várias formas. Bicarbonato de sódio é um abrasivo excelente, pra tirar coisas grudadas funciona bem mas não pode ficar resíduos de bicarbonato na superfície, se não oxida o alumínio, então é bom lavar bem com água limpa depois. Mas esse tipo de mancha eu ja vi em algumas formas de bolo, consegui dar uma reduzida nelas escovando com uma mistura de vinagre e detergente... Tem esse site aqui com algumas ideias a mais https://www.fabhow.com/clean-aluminum-6-tested-methods-with-actual-pics.html

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive problemas com sabor residual mas em uma Moka chinesa, colorida, mesmo depois de ferventada e após 2 preparos com água pura, nos cafés seguintes saía sempre um residual leve mas horrível que lembrava mesmo óleo, minha dúvida sempre foi se era o metal ou a borracha. Usei 2 vezes e desisti, antes que ela virasse floreira doei de presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...