Romano Postado 27 Janeiro 2021 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2021 Ola, fiquei 2 anos usando uma automática e resolvi voltar para uma tradicional comprando uma Breville 870 (cansei de tomar xafé) Minha duvida é a seguinte, por exemplo: usando 10 gramas de café teria 30grs na xícara. (baseado no padrão indicado na maquina). Se eu mantiver as 10 gramas e passar para 40 gramas na xícara, além da extração resultar um café mais fraco isso também vai influenciar na acidez/amargor na extração? Estou tendo resultados bem sofríveis ainda, parece que perdi a mão, kkkkkk Obrigado pela ajuda de todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antenor Postado 27 Janeiro 2021 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2021 Cara, tem um tópico bem extenso aqui sobre isso que vc deve encontrar tudo o q precisa sobre o assunto. https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=http://forum.clubedocafe.net/topic/443-raz%C3%A3o-de-preparo-brewing-ratio/&share_tid=443&share_fid=154098&share_type=t&link_source=appEnviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 27 Janeiro 2021 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2021 31 minutos atrás, Romano disse: Ola, fiquei 2 anos usando uma automática e resolvi voltar para uma tradicional comprando uma Breville 870 (cansei de tomar xafé) Minha duvida é a seguinte, por exemplo: usando 10 gramas de café teria 30grs na xícara. (baseado no padrão indicado na maquina). Se eu mantiver as 10 gramas e passar para 40 gramas na xícara, além da extração resultar um café mais fraco isso também vai influenciar na acidez/amargor na extração? Estou tendo resultados bem sofríveis ainda, parece que perdi a mão, kkkkkk Obrigado pela ajuda de todos Concentração e extração são conceitos diferentes, porém interligados. Concentração (forte ou fraco) é a quantidade de sólidos solúveis na bebida extraída. Um espresso costuma ser cerca de 10x mais concentrado que um café coado. A concentração é percebida principalmente pela sensação, textura, peso ou intensidade da bebida. Extração (subextração ou superextração) é a quantidade de solúveis extraídos da dose de café utilizada. Nesse caso, espresso e coados costumam ter valores próximos (18-22%). Ela percebida mais nos sabores: ácido, amargo, doce, vazio, adstringente, etc. Mas por que interligadas? Pois toda vez que se tenta manipular um, gera um impacto no outro. Se você passar mais água pelo na sua dose de café, vai diminuir a concentração, porém vai extrair mais solúveis. E o contrário também é verdade. No seu exemplo você terá um bebida menos concentrada, porém com mais extração. O sabor que vai ter, vai depender de como tá ajustada sua extração. Mas caso você queira manter o sabor da extração 10g-30g, provavelmente terá que engrossar a moagem para compensar. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romano Postado 29 Janeiro 2021 Autor Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2021 Muito Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas