Ir para conteúdo

Brew Ratio


Romano

Postagens recomendadas

Ola, fiquei 2 anos usando uma automática e resolvi voltar para uma tradicional comprando uma Breville 870 (cansei de tomar xafé)

Minha duvida é a seguinte, por exemplo: usando 10 gramas de café teria 30grs na xícara. (baseado no padrão indicado na maquina).

Se eu mantiver as 10 gramas e passar para 40 gramas na xícara, além da extração resultar um café mais fraco isso também vai influenciar na acidez/amargor na extração?

Estou tendo resultados bem sofríveis ainda, parece que perdi a mão, kkkkkk

Obrigado pela ajuda de todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem um tópico bem extenso aqui sobre isso que vc deve encontrar tudo o q precisa sobre o assunto. https://r.tapatalk.com/shareLink/topic?url=http://forum.clubedocafe.net/topic/443-raz%C3%A3o-de-preparo-brewing-ratio/&share_tid=443&share_fid=154098&share_type=t&link_source=app

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Romano disse:

Ola, fiquei 2 anos usando uma automática e resolvi voltar para uma tradicional comprando uma Breville 870 (cansei de tomar xafé)

Minha duvida é a seguinte, por exemplo: usando 10 gramas de café teria 30grs na xícara. (baseado no padrão indicado na maquina).

Se eu mantiver as 10 gramas e passar para 40 gramas na xícara, além da extração resultar um café mais fraco isso também vai influenciar na acidez/amargor na extração?

Estou tendo resultados bem sofríveis ainda, parece que perdi a mão, kkkkkk

Obrigado pela ajuda de todos

Concentração e extração são conceitos diferentes, porém interligados.

Concentração (forte ou fraco) é a quantidade de sólidos solúveis na bebida extraída. Um espresso costuma ser cerca de 10x mais concentrado que um café coado. A concentração é percebida principalmente pela sensação, textura, peso ou intensidade da bebida.

Extração (subextração ou superextração) é a quantidade de solúveis extraídos da dose de café utilizada. Nesse caso, espresso e coados costumam ter valores próximos (18-22%). Ela percebida mais nos sabores: ácido, amargo, doce, vazio, adstringente, etc. 

 

Mas por que interligadas?
Pois toda vez que se tenta manipular um, gera um impacto no outro.
Se você passar mais água pelo na sua dose de café, vai diminuir a concentração, porém vai extrair mais solúveis. E o contrário também é verdade.

No seu exemplo você terá um bebida menos concentrada, porém com mais extração. O sabor que vai ter, vai depender de como tá ajustada sua extração. Mas caso você queira manter o sabor da extração 10g-30g, provavelmente terá que engrossar a moagem para compensar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...