Ir para conteúdo

Moka 3 xicaras Bialetti agua nao sobe toda


GuZZ

Postagens recomendadas

Comprei uma moka nova, 3 xicaras, já usei todos os pós de mercado, serie especial, compre no café delivery, tudo!!!

a agua nao sobe toda!!! nunca

ja li outros tópicos aqui e nao vi uma resposta direta, visto q nao é problema da cafeteira, ela é nova.

deixar mais tempo no fogo baixo nao queima? fica cerca de 1 dedode agua no recipiente, se for assim nao deveriam vender de 150ml. resultado: nao enche uma xicara normal. odiando a cafeteira, e cara .. devia ter comprado 100 capsulas de nespresso.

alguem pode ajudar? um tipo de pó acessível?! starbucks alguem tentou? orfeu? 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu acho que sempre fica um pouco de água embaixo pelo próprio mecanismo da cafeteira. Ela necessita de pressão pra água pode subir, a partir do ponto em que passa determinada quantidade de água a pressão vai diminuindo até chegar em um ponto que a água não consegue passar mais. Eu tinha uma Moka similar de 300ml (não era Bialetti) e sempre sobrava alguma quantidade de água no recipiente inferior. Sim e se deixar mais tempo no fogo vai queimar o café ou deixá-lo muito amargo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto café você tem colocado no funil? Você tem compactado o pó no funil? Se sim, está aí  resposta para o problema... de forma geral é comum ficar água na caldeira embaixo... mas não muita. Você tem usado água a qual temperatura? Ela é pré fervida? Você só tem feito em fogo alto? Em que momento você desliga o fogo durante o processo? Aí estão outras questões importantes para determinar o problema. 
 Além disso, qual o sabor final do café? 

sugiro procurar tutoriais de como usar a Moka para melhorar seu resultado final.

 

abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, pelo mecanismo normal, quanto mais café tiver no funil e quanto mais compactado ele estiver, mais pressão você vai precisar para realizar a extração pois vai aumentar a resistência... o problema é que depois que a água começa a subir a capacidade de vencer essa resistência começa a diminuir. Ou seja, quanto mais resistência, mais pressão será necessário e mais água vai sobrar na caldeira. Existe um ponto ótimo aí, de equilíbrio. Que vai te proporcionar um copo mais balanceado. Depois disso você tem que se atentar a outras variáveis que irão mudar o tempo de extração e por conseguinte o gosto do copo.  Água fervida na caldeira vai melhorar sua extração diminuindo o tempo total necessário e melhorando o gosto final no copo. Além disso, o fogo é outra variável importante pois ele que também vai determinar o tempo total da extração... respondendo sua pergunta: não tem problema fazer em fogo médio. As bialetti tem o braço de plástico que com o tempo ficar queimados e às vezes até caem, mas as peças de reposição no site são baratas - se eu não me engano uma braçadeira deve custar uns 20-30 reais. 

se você não estiver compactando e colocando apenas como o Hoffman faz no vídeo, tente colocar um pouco menos de café na próxima vez, e por aí vai... mude uma variável de cada vez para poder perceber seus resultados. Está usando o funil cheio e não gostou? Tente preencher 2/3 de café no funil, veja o resultado, depois mude para água fervida, veja o resultado e por aí vai... 
 

não vou entrar nos detalhes da granulometria, pois, pelo o que eu entendi, você compra café moído no mercado, correto? 
 

como tudo na vida... para ter um resultado bom requer experiência e estudo. Siga tentando que logo você terá resultado!

 

abraco!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pessoal

então, coloco a agua já fervida no recipiente, cafe sobe mais rapido mesmo; e nao tenho enchido nem pressionado o pó, apenas 1 colher e solto no filtro.

até pensei comprar moedor, ja desisti.

legal esse video tambem, nunca vi isso de jogar uma agua por cima antes de servir.

enfim, bialetti é propaganda enganosa, nao sao 150 ml, nao enche uma xicara daquelas padrão no cafe da manha. meu objetivo era nao usar mais filtro de papel. vou tentar uma outra genérica italiana sem ser moka.

bialetti só é cara. uma vergonha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuZZ , tenho duas xinglings que funcionam perfeitamente... Optei por elas apos ter uma Bialetti original nas mãos, e ver que não era tao diferente das cópias... Eu sou nerd do cafe, como muitos aqui, e levo ao extremo por pura diversão..     A minha 3 cups coloco 130g de agua pesados. A 6 cups coloco 230g...   Reparei que tanto o excesso de agua na caldeira, quanto o excesso de pó no cesto, aumentam a quantidade de agua residual..  Colar agua colada na valvula ou cobrindo meia valvula, é muito na minha opinbião!

Como colega citou acima, não é necessario encher o cesto, da pra trabalhar com cerca de 2/3 a 4/5 da capacidade perfeitamente; pelo menos com café de mercado, que ja é moido muito fino pra Moka (na minha opiniao). Se eu encher um pouco mais o cesto, coloco de 24 a 27 gramas COM MOAGEM MEDIA na 6 cups; e 17 a 19g na 3 cups...

Se vc pensar na relação de intensidade do café, da pra tentar equacionar isso com a capacidade da caldeira:

14 gramas de po pra 140 de agua (3 cups)

23 gramas de po pra 230 de agua (6 cups)

Isso ai vai te deixar em 1/10, um cafe considerado "forte". Ha quem curta mais concentrado ainda, mas se for feito com moagem fina, o resultado sera "pungente"... Não é igual espresso....

Com esses cuidados, a agua residual nas caldeiras nao passa de uma a duas colheres de sopa!  sim,, ja medi !   Em alguns momentos ficou mais que isso,, e nesse casos ou colqoeui muito pó, ou tava muito fino, ou ambos!

Ahh sim,, outra coisa...  Esse numero de "cups" anunciado para as mokas passa por um problema cultural...  Na Italia, o padrão são "ristretos" ou seja, espressos curtinhos de 20 ou 30g de bebida,,,  e é apenas nesse contexto que uma Moka de 150 ml faria 3 xícaras...   Pra quantidade de cafe que eu bebo de uma vez, as vezes nem a 6 cups me satisfaz...   Faço aeropress pra beber de uma vez, 250-300ml de café ou mais...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a de 3 xicaras q a moka (bialetti) diz que faz rende apenas 2 xicaras dessa pequenininha (vermelha); nao chega a render 2 xicaras dessa do meio, que é a que eu uso p 1 capsula nespresso;

meu café da manhã é com essa grande, e continuo com o filtro de papel. vou tentar achar um filtro p minha moka genérica antiga de 6 e tentar usá-la de novo

20210216_090037.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A moka é uma cafeteira temperamental, você precisa de uma certa prática e às vezes de uma certa gambiarra para ela funcionar bem. Eu tenho hoje uma genérica aqui em casa, que só funciona na base de uma gambiarra com um anel veda rosca no porta filtros, e uma Bialetti Brikka de 4 xícaras. A qualidade dos materiais da Brikka é infinitamente melhor que a da genérica, o que deixa mais difícil de queimar o café. 

A Brikka, apesar de ser só 4 xícaras, dependendo do quanto eu encho ela, faz café para algo em torno de duas canecas razoavelmente grandes que eu tenho aqui em casa (apesar de a referência em volume para o fabricante ser em torno de 50ml por xícara). A genérica eu nem imagino para quantas xícaras ela é. 

Uma das diferenças entre as duas é que a genérica deixa bem mais água na caldeira após fazer o café (antes da gambiarra que eu fiz com o anel veda rosca deixava mais ainda). 

Enfim, toda essa digressão foi para dizer que essas cafeteiras são muito sensíveis em relação a problemas de vedação ou de pressão insuficiente.

Você pode perceber pelo jeito que o café começa a sair (ele tem que sair devagar, e não jorrando com tudo). Também não pode sair fumaça pelo buraco que sai o café antes. Esses são alguns problemas que indicam que ela está com algum vazamento de pressão. Também é bom você se certificar de que a parte de cima foi bem rosqueada à caldeira. 

Costuma ser bom você também encher a caldeira razoavelmente (o que falam é geralmente é, no máximo, a água tocar a válvula de segurança). Isso não é um problema tão grande em cafeteiras menores. 

Por fim, se você está com medo de queimar o café, jogue um pouco de água na parte de cima - isso vai evitar que o café entre em contato com o metal quente quando ele sair, e funciona muito bem. 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

@busologo 

de fato, moka é temperamental. hoje, por indicação de uma postagem sobre cafeterias no RJ, fui comprar pó de novo - moído na hora e adivinhem - mesma coisa, agua nao subiu toda e o q subiu ficou horrivel.

definitivamente, desisti da moka.  ainda tentando me livrar do filtro de papel, agora vou tentar um filtro de aço inox.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

voltando para dizer que me acertei com cafeteira Bialeti 3 xícaras

do cafe de mercado, o LoR chocolate moido funcionou bem; e agora estou comprando em grãos na Cafe Delivery (RJ) e moendo na hora

um ponto importante, ao encher o funil com po, nivelar e passar a colher por cima sem comprimir, só p ficar como naquelas maquinas de cafeterias.  cafe agora tá subindo todo, não fica mais agua no recipiente e quando sobra é mínima e agua branca.

agora gostei!

por outro lado a italiana genérica de 6 xícaras q tenho ainda não consegui trocar um funil bom p utiliza-la de novo, essa é bem antiga. vou tentar achar na feira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuZZ, eu tenho uma bialetti Super Cappuccino da classe pseudo máquina de espresso. Foi fabricada nos anos 80 pela Faema para a bialetti. Ela é muito parecida com algumas mokas elétricas e com a bellman stovetop. Ela faz um espresso semelhante ao da bellman através da liberação da água quente pelo acionamento de uma alavanca e depois permite uma vaporização bastante surpreendente, claro que requer certa prática mas realmente faz Lattes e Cappuccinos de verdade...se vc tiver interesse nesse tipo de cafeteira entre em contato que eu dou mais detalhes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...