Ir para conteúdo

Filtro de barro


valacomum

Postagens recomendadas

Olá!

 

Não achei nenhum tópico sobre filtros de barro, então resolvi criar, pois vi que o assunto foi tangenciado em tópicos como O que você comprou ou recebeu hoje ou Peak water. Então, seguindo a sugestão do @Rodrigoks lááá em 2018 e sabendo que alguns usuários como @Fogo ruivo, @kell_albuquerque e @Pinheiro (e eu!) somos do "Clube do filtro de barro", gostaria de abrir este espaço para trocarmos ideias.

Vejo algumas pessoas que não gostam (ou, ao menos, não para o café), por perceberem alteração no gosto da água. Eu, que sou entusiasta do filtro de barro (o meu é um Indaiá nº 8, para 5L), coloco nele água de poço, justamente para mantê-la fresca e, para meu paladar, ainda mais gostosa -- inclusive no café. Sei que há pesquisas que falam na qualidade dele para a saúde, mas confesso que, para mim, isso acaba ficando em segundo plano. Feito falar que cafeína faz bem (que bom!), mas bebo café não somente por isso.

E, aproveitando, queria saber o que vocês fazem para a limpeza externa, quanto à eflorescência. Em casa uso toalha de papel descartável e, de tempos em tempos, uma esponja úmida, para não deixá-lo muito esbranquiçado.

 

Saudações!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa. Uso para a água de beber e aí já faço o café também.

Aqui em casa uso com velas de carvão ativado e alguma coisa de prata na composição (sempre esqueço de guardar a embalagem pra ver certinho).

Sobre limpeza externa, eu não esquento muito com isso não. Às vezes passo uma esponja úmida e tal. Por dentro eu limpo com uma dica que vi num vídeo no YouTube, uma solução de 1L de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Passo isso daí na parte interna usando uma esponja limpa (uma exclusiva para o filtro).

Também é indicado limpar as velas de vez em quando e trocar a cada 6 meses.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas pessoal. Então, não tenho o filtro de barro propriamente dito, uso um de plástico com a tecnologia (filtragem por gravidade ) do de barro. Na casa da Minha mãe tem, e quando começa a ficar branco por fora, passamos um pano, se sair bom, se não sair fica la até sair...hahahaha...sem frescura hahahah...faz parte e não sei pq fica esse branco em alguns lugares e outros não. Nas taias, não sei se conhecem, também fazem esse branco as vezes, eu tomava de boa.

Uso as velas que o @kell_albuquerque citou aí. Acho q tem uns 3 modelos, uma só com a cerâmica, outra com carvão, e outra com umas coisas de prata. Sempre compro a que tira o cloro que acho que é o que interfere no sabor, aqui custa entre R$12 a R$14.

Abraços a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço parte desse "clube" desde criança.
Aqui encho com água que vem direto de um filtro daqueles de torneira, então a água acaba passando por duas filtragens, não noto sabor nenhum de cloro, acredito que mais devido a evaporação do que as filtragens propriamente ditas.
Aqui o filtro fica em um canto sombreado da cozinha então se deixar sem uma passada de pano ou esponja toda semana a parte externa costuma ficar úmida e com o tempo vai formando algo parecido com bolor ou musgo
De quando em quando faço uma limpeza geral, só com água

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou do clube mas sempre comprei velas de cerâmica sem notar muito as características.

Troquei recentemente e vou ficar de olho nesse lance das velas, se for possível, poderiam colocar a marca/modelo que utilizam.

Pra mim não altera em nada o sabor da água, uso para o café e na máquina de espresso.

A limpeza externa é um pano úmido somente, as velas eu uso uma esponja com o lado amarelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2021 at 23:45, kell_albuquerque disse:


Aqui em casa uso com velas de carvão ativado e alguma coisa de prata na composição (sempre esqueço de guardar a embalagem pra ver certinho).
 

Olá.

Gostei dessa ideia da vela de carvão ativado. Vou ver se acho.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo o filtro Sâo João há muitos anos.
Muito pouco a acrescentar ao que já foi escrito pelos colegas - aí vai:
A formação esbranquiçada na parte externa do filtro chama-se eflorescência. Como o filtro transpira, num processo natural da argila, trocando calor com o ar ambiente, a água que passa para a face externa evapora, e os minerais nela presentes - que não evaporam, claro - ficam como resíduo ali. É natural e bom sinal. É só passar esponja úmida macia (bem macia, para não danificar a resina que reveste o filtro). Como já devem deduzir, essa formação então depende da umidade e do calor da região e da ocasião. Daí a diferença da velocidade de formação de um caso para outro. Um efeito adicional dessa transpiração - a troca de calor - do conjunto é o resfriamento da parte interna. Por isso a água fresca, com temperatura mais baixa que o ambiente (uns 5 ou 6ºC, em média).

A água que sai desse filtro é chamada de água leve nos manuais de máquinas de café. Faz aumentar o tempo de manutenção de algumas partes, ou de alguns serviços. É o caso da descalcificação.

As velas que utilizamos são dessas das fotos que o Pinheiro postou, são as esterilizantes - as mais completas, pois além da filtragem pela cerâmica, removem o cloro pelo carvão ativado e eliminam, se houver, quaisquer microorganismos (incluindo bactérias) pela ação da prata coloidal.

Há uns 5 anos tinha um daqueles filtros Purific, caríssimo e de manutenção idem, realizada de 6 em 6 meses pelos técnicos da marca. Quando o desmontei para mudança quase vomitamos, pois a parte interna baixa (o último trecho do caminho da água à torneira) estava imundo. Marketing capitalista.

Não troco o meu "São João" por nada.

Pra finalizar, fiz uma vez essa limpeza interna da solução com bicarbonato, mas não recomendo - e não mais o fiz. Forma-se uma camada na face interna que interfere, tanto na transpiração quanto na eflorescência. Nunca mais fiz.

Espero ter ajudado. Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida, ainda que tardiamente.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2021 at 11:11, fcsouza disse:

 

As velas que utilizamos são dessas das fotos que o Pinheiro postou, são as esterilizantes - as mais completas, pois além da filtragem pela cerâmica, removem o cloro pelo carvão ativado e eliminam, se houver, quaisquer microorganismos (incluindo bactérias) pela ação da prata coloidal.

 

 

Não achei em Curitiba, mas consegui encontrar em Araucária, município vizinho, na loja Kampa -- um verdadeiro oásis para quem procura coisas mais "rústicas". Tudo novo, mas das antigas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...