Ir para conteúdo

NÃO CONSIGO FAZER CAFÉ ARÁBICA


Davi Zera

Postagens recomendadas

Olá pessoas, entrei nesse fórum apenas para tirar uma dúvida mortal minha; comprei café 100% arábica duas vezes, e nas duas vezes não consegui preparar e conseguir aquele resultado esperado, como todo mundo diz, "ah, é doce" "ah, não sei oque". Nas duas vezes que fiz o café saiu 300% amargo, aguado e obviamente, sem um pingo de doce. Quero entender oque estou fazendo de errado, por favor me ajudem!!!
Observações importantes:
-O café que estou em posse no momento é o Café Gourmet 100% arábica Cerrado Mineiro (Três Corações)

-Só possuo o filtro padrão, de plástico, velho e o coador de papel da marca Qualitá 103

Segui as regras restritamente, não mudei nada, e ainda assim, o café saiu péssimo, em nome do que é mais sagrado pra vocês, me ajudem por favor!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Zera

 

Davi, bem-vindo! 

Existem duas espécies principais de café: o Arábica (Coffea Arabica) e o Robusta (Coffea Canephora). Além de existir diversas variedades dentro dessas espécies.

Assim como existe um marketing forte para vender "café extra-forte" também há um marketing forte para dizer que café arábica por si só é bom. Enquanto a espécie arábica é sim onde tão os cafés mais reconhecidos como "bons", não quer dizer que todo café arábica é bom. É como dizer que um vinho é bom por ser Merlot ou uma cerveja é boa porque é puro malte. 

As características que você citou vão ser encontradas em cafés especiais. Cafés especiais são grãos que têm uma produção diferenciada do cultivo à torra. 
Eles são cultivados em localidades com clima e geografia apropriados, são selecionados apenas os frutos e grãos no nível certo de amadurecimento e características físicas, além do processo de torra ser personalizado de forma a ressaltar suas características sensoriais. Após a torra, os aromas e sabores desenvolvidos são bastante voláteis e começam a desaparecer rapidamente, dessa forma o seu consumo ideal é entre 7-45 dias após a torra. O café não fica ruim após esse período, mas perde potência no sabor e parte de suas características. Isso considerando que esse café está em grão. Após moer o recomendado é o uso imediato do café.

Esse tipo de café, os "Especiais", não existem nos mercado. No mercado há os cafés "Gourmet", "Superior, "Premium" e "Tradicional". O gourmet seriam os melhores possíveis de se encontrar nas gondolas, mas ainda não especiais e sempre há o problema da data de torra, que geralmente é superior a 60 dias.


Para experimentar cafés especiais você pode buscar cafeterias ou torrefações na sua cidade. De preferência converse com o barista ou dono para aprender um pouco sobre o café deles e experimente um preparo feito por eles. Se não tiver cafeterias/torrefações de café especial na sua cidade, vai ter recorrer a torrefações que vendem online. A boa notícia é que existem várias. Idealmente você vai comprar o café em grão e moer na hora, para preservar ao máximos os sabores e vai preparar o café usando água limpa e livre de cloro. 

Recomendo Roast Cafés para comprar online. 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Zera, há quanto tempo bebes café sem açúcar?

Eu abandonei o açúcar (nunca usei adoçante) no café gradativamente, em um período de semanas ou poucos meses, mesmo com café Melitta Extra Forte. Ao fim do processo, café revelou-se uma bebida completamente diferente, para mim. E pude ir em busca de mais satisfação.

Doçura nos cafés especiais não é gosto de açúcar. Pode ser difícil de reconhecer sem uma adaptação do paladar. Junto vem acidez, corpo e outras características.

Quanto a "seguir as regras", isso é uma afirmação que, sem a descrição dos procedimentos, não significa muito para que possamos ajudar.

Para melhor aproveitar as características do café, é necessário que a torra seja recente, o que é difícil de conseguir em pacotes vendidos em mercados. Quando vou às compras, sempre procuro essa informação. 

Raramente faço café passado em casa, mas quando faço, uso como ponto de partida uma proporção 1:10. 10g de café para 100ml de água. Posso ajustar isso nas próximas extrações, de acordo com cada grão que experimento. Há muito tempo, descobri que cada café tem uma "faixa ideal" de preparo. Alguns ficam bons mais concentrados, outro mais diluídos. Precisas experimentar.

Experimentei alguns cafés desses da Três Corações, e até achei bebíveis, embora não excelentes. A marca tem uma série de cafés de outros países, podes tentar também. Acho divertido variar. 

O conselho que já recebeste, eu repito: tenta obter um café especial com torra recente. Poderá servir para comparação.

Ah, completa o teu perfil com a tua localização. Sabendo em qual região estás, é mais fácil recomendar cafés mais próximos, com melhores chances de ter torrar frescas.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A 3 Corações chama de café especial na frente do pacote mas o selo oficial presente é da qualidade Gourmet. Estou até surpreso porque na real não acho uma diferença tão gritante pra especiais salve algumas exceções. Eu já provei esse Cerrado Mineiro e ele tem um perfil muito frutado, não sei explicar bem mas ele até se distancia um pouco de "gosto de café" pra mim (é o único que não comprei mais da linha). Não tenho muita bagagem de sensorial mas por mais que a embalagem diga notas de frutas amarelas na real me remete mais a algo como um chá de fruta de casca vermelha que não sei explicar. Ele é o mais diferentão, em aroma, tudo, deveria ser o mais perceptível dos disponíveis em mercado.

Impossível você dizer que ficou 300% amargo, que não sentiu diferença nenhuma. Faz uma xícara de tradicional ou extra-forte e uma desse gourmet lado a lado e prova cada uma sem açúcar, um simplesmente tem gosto de carvão super queimado! Alguns, mesmo especiais, com torra mais escura em que as notas sensoriais já são descritas como "chocolate" por exemplo você até vai sentir um amargor, mas nunca gosto de carvão, é leve ou até desejável (pense chocolate amargo).

Você não vai sentir o açúcar de biscoitos / refrigerantes industrializados e das sobremesas super cheias de açúcar branco e leite condensado dos brasileiros não, imagina o gosto de uma ameixa seca ou um damasco seco no máximo. Sinta o aroma que vem da xícara, literalmente leve ela no nariz pra sentir antes de beber. Deixa o café ficar numa temperatura que não vai queimar sua língua e tenta beber mais com a ponta dela, se concentra em sentir o que vem na ponta quando você bebe. Você pode tentar também sorver (beber com barulhinho), o ar entrando junto com a bebida vai espalhar mais ela em toda a sua língua pra você conseguir sentir o sabor mais por inteiro.

A torra e moagem recente é importante mas no máximo você vai perdendo a percepção dessas nuances de sabores, amargar mais com o tempo de torra ele não amarga. Então imagino algo errado como estar utilizando uma água muito quente pra extrair, você pode até ferver mas espera 1 min antes de jogar sobre o café. Seguiu a proporção da embalagem pra ter uma base? Aguado não deveria estar, mas não espere petróleo, a xícara ficará com café mais translucido (isso não impede ele de ser saboroso!) esse Cerrado Mineiro eu acho até que vai pra um lado quase avermelhado. Mesmo nesse filtro tradicional estilo Melitta ou pano não jogue a água toda de uma vez, existe técnica, primeiro jogue um tiquinho só pra cobrir todo o café, espere a água passar toda uns 30 segundos, jogue um pouco mais de água, espere de novo, nesses momentos mire no café em movimentos circulares do centro para as bordas e voltando (mas não jogue água na borda do filtro/pano pois pode fazer ela passar "direto" pelo lado do bolo de café invés de extraí-lo), por fim despeje o resto da água, Veja esse vídeo por exemplo: 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2021 at 07:02, rluik disse:

A 3 Corações chama de café especial na frente do pacote mas o selo oficial presente é da qualidade Gourmet. Estou até surpreso porque na real não acho uma diferença tão gritante pra especiais salve algumas exceções. Eu já provei esse Cerrado Mineiro e ele tem um perfil muito frutado, não sei explicar bem mas ele até se distancia um pouco de "gosto de café" pra mim (é o único que não comprei mais da linha). Não tenho muita bagagem de sensorial mas por mais que a embalagem diga notas de frutas amarelas na real me remete mais a algo como um chá de fruta de casca vermelha que não sei explicar. Ele é o mais diferentão, em aroma, tudo, deveria ser o mais perceptível dos disponíveis em mercado.

Impossível você dizer que ficou 300% amargo, que não sentiu diferença nenhuma. Faz uma xícara de tradicional ou extra-forte e uma desse gourmet lado a lado e prova cada uma sem açúcar, um simplesmente tem gosto de carvão super queimado! Alguns, mesmo especiais, com torra mais escura em que as notas sensoriais já são descritas como "chocolate" por exemplo você até vai sentir um amargor, mas nunca gosto de carvão, é leve ou até desejável (pense chocolate amargo).

Você não vai sentir o açúcar de biscoitos / refrigerantes industrializados e das sobremesas super cheias de açúcar branco e leite condensado dos brasileiros não, imagina o gosto de uma ameixa seca ou um damasco seco no máximo. Sinta o aroma que vem da xícara, literalmente leve ela no nariz pra sentir antes de beber. Deixa o café ficar numa temperatura que não vai queimar sua língua e tenta beber mais com a ponta dela, se concentra em sentir o que vem na ponta quando você bebe. Você pode tentar também sorver (beber com barulhinho), o ar entrando junto com a bebida vai espalhar mais ela em toda a sua língua pra você conseguir sentir o sabor mais por inteiro.

A torra e moagem recente é importante mas no máximo você vai perdendo a percepção dessas nuances de sabores, amargar mais com o tempo de torra ele não amarga. Então imagino algo errado como estar utilizando uma água muito quente pra extrair, você pode até ferver mas espera 1 min antes de jogar sobre o café. Seguiu a proporção da embalagem pra ter uma base? Aguado não deveria estar, mas não espere petróleo, a xícara ficará com café mais translucido (isso não impede ele de ser saboroso!) esse Cerrado Mineiro eu acho até que vai pra um lado quase avermelhado. Mesmo nesse filtro tradicional estilo Melitta ou pano não jogue a água toda de uma vez, existe técnica, primeiro jogue um tiquinho só pra cobrir todo o café, espere a água passar toda uns 30 segundos, jogue um pouco mais de água, espere de novo, nesses momentos mire no café em movimentos circulares do centro para as bordas e voltando (mas não jogue água na borda do filtro/pano pois pode fazer ela passar "direto" pelo lado do bolo de café invés de extraí-lo), por fim despeje o resto da água, Veja esse vídeo por exemplo: 

 

testei aqui, fiz conforme, mais ainda sim, saiu péssimo pra mim, acho que vou desistir por aqui mesmo, vou adquirir uma cafeteira de cápsula quando tiver fundos, melhor parar minha jornada que mal começou mesmo kakakakakkakak, mas obrigado, você parece saber muito sobre o assunto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente gosto bastante desse 3 Corações Cerrado Mineiro. Quando já gastei demais com café no mês e preciso dar uma economizada acabo caindo nele. Acho ele bem docinho por si só mas é um doce bem diferente.

Se você gosta de colocar açucar em tudo você não vai achar o café doce mesmo. É doce como uma maçã é doce, um dulçor suave e frutado.

Um ponto já levantado aqui é a data da torra. No mercado é muito raro você encontrar torra recente. Se for café pré-moído então, os principais aromas se perdem mesmo.

Se você não tem moedor em casa você pode comprar moído na hora em alguma cafeteria. Compre somente o que você vai usar em uma semana (normalmente uns 250g), não muito mais que isso.

Se você não gostar, da próxima vez compre de outra cafeteria e vá experimentando.

Como o @ivoesazevedo disse, você não precisa tirar todo o açucar de uma vez. Pode tentar ir reduzindo gradualmente. Se coloca umas 3 colheres de açucar em 200ml, tente reduzir primeiro pra duas, depois pra uma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo o meu esnobismo, não pretendo desprezar o fato que, atualmente, já temos à disposição uma fartura de cafés bem melhor que há 20 ou 30 anos. Agora é possível entrar em um supermercado e escolher café pela região de produção. Isso não existia!

Às vezes compro café moído em supermercado. Boas experiências. Faz muito tempo que não pego um café que possa descrever como imbebível. Nesse conceito de "café gourmet", os resultados são satisfatórios, mesmo para uma pessoa, como eu, que julga preferir apenas o melhor que consiga comprar. Sinceramente, não tenho confiança que eu passaria bem em um teste cego...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...