Ir para conteúdo

Dúvida cruel, investir em coado, italiano ou expresso? Qual o melhor custo/benefício?


Postagens recomendadas

Olá amigos do café,

Sou novata aqui no fórum e estou me divertindo e aprendendo muito lendo os fóruns. No momento sem muito dinheiro para investir :(

Usualmente tomo o café barista da Dolce Gusto, não é um café excelente, mas considero um café razoável e ganha pela praticidade, testei diferentes cápsulas, mas variam muito o sabor, às vezes estavam ótimos, outras intragáveis.

Além dele, costumava tomar o coado numa cafeteira bem antiga, conseguia uma bebida boa nela. Só que agora a jarrinha quebrou e ela já não mantém a temperatura, então hora de comprar uma nova. Pensei em comprar uma italiana, parece que a Brikka da Bialetti é interessante, mas estou assustada com o preço, pelo mesmo valor dá para comprar uma C-8 e pela metade do preço tem uma Basic+ (que não tenho ideia se é boa ou não), gosto da ideia de brincar de expresso rsrsrs.

Já tive prensa francesa e presca. Nunca me acertei com a francesa e a presca tinha uma bebida boa, mas muito trabalhosa para limpar. Acabei doando a presca (sim, me arrependi) e a francesa está na casa de minha mãe, lá temos moedor, nespresso, espumador e vários cafés diferentes. Durante uma época meu pai produzia e torrava o café no sítio, então cresci tomando café bom, moído na hora, com a torra que a gente decidia e água de mina. Antes da pandemia costumava tomar bons cafés nas cafeterias, então não ligava muito de tomar os piorzinhos em casa, mas agora estou começando a sentir falta...

No momento a ideia não é ficar horas para fazer um café, mas uma coisa prática para o dia a dia, mas que num dia mais calmo pode servir para um café mais demorado, segue aqui o meu dilema:

opção 1 coado - kit com coador Hario V60 + uma chaleira elétrica (ou outra opção de coador também)

opção 2 italiano - Brikka Bialetti (e paciência para ver os moedores que estão na casa da mãe rsrsr)

opção 3 expresso - Basic +

(Embora muita gente goste da C-8 - ela me pareceu muito grande, prefiro algo compacto)

O que vocês sugerem?

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Beatriz! 

Eu acredito que o primeiro passo é escolher qual estilo de bebida você quer. Um café coado em filtro de papel (na v60, Melitta ou similar) vai te produzir uma bebida limpa, menos encorpada e mais delicada. A Moka, vai te dar uma bebida bem concentrada e encorpada. Já as máquinas de espresso pressurizadas vão te dar o resultado mais próximo de um espresso.
 

Se a escolha for realmente se basear no custo, é difícil ganhar dos coados.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezada, 

Então, A gente costuma indicar pra priorizar o moedor... parece contra intuitivo, eu sei, mas um bom moedor, que garanta granulidade homogênea, melhora a tua capacidade de fazer um bom café  seja qual for o método. Cabe saber qual vc tem na casa da tua mãe, mas sugiro ver o que o pessoal tem dito sobre moedores por aqui. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Diego e Paulo, obrigada pelas respostas, ajudaram a pensar.

Concordo que um moedor de primeira linha é um bom investimento, mas só faz sentido se eu realmente estiver com uma boa técnica e fazendo um café mais especial com uma certa frequência. Já brinquei de fazer bons cafés, mas isso já faz muito tempo, não tenho certeza se me animo a voltar com tudo rsrsrs

 Amanhã vejo com minha mãe o que tem lá para decidir o moedor. De qualquer modo, estou sem jarra e vou acabar comprando coador e jarra, e conforme o valor, talvez uma chaleira, aquelas de tipo antigo ou uma elétrica... 

A opção 3 já descartei, porque as expresso que consigo pagar são muito ruinzinhas, então vou me conformar com o "expresso" da Dolce Gusto, e a Bialetti vai ficar na espera do orçamento mais tranquilo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, uma vez que esta conversa servirá mais para evoluções futuras eu fico até mais tranquilo de te dar um contraponto...

14 hours ago, bacanabeatriz said:

mas só faz sentido se eu realmente estiver com uma boa técnica e fazendo um café mais especial com uma certa frequência.

    Eu já acho que um bom moedor é a ferramenta certa para vc desenvolver uma boa técnica, até mesmo usando café comum, para depois não desperdiçar dinheiro jogando café especial pelo ralo. Eu explico:

 

    Para desenvolver técnica, vc precisa começar com um processo, e ir ajustando aos poucos, enquanto monitora os resultados. Ou seja faz um café... depois faz outro alterando uma coisinha, e vê se ficou melhor. Para isso, vc precisa garantir que todas as outras coisas que vc não quiz mudar nesse segundo teste, estejam iguais ao anterior. Mas, um moedor ruim, que não consiga te entregar um café moído sempre do mesmo jeito ( a não ser que vc mude intencionalmente), vai fazer vc ter conclusões erradas.

 

    Eu sei, eu vivi esse dilema. Achei o CDC quando minha maquina de expresso quebrou, e vim procurar orientação para uma máquina nova... ainda bem que o pessoal daqui me convenceu, acabei gastando minhas economias num BravoMini, do Gil (hoje em dia vc encontra o Bravito por aqui, que é mais leve), e passei a fazer café em coador de pano, (vê aqui à esquerda, no meu perfil) que até hoje me animo a usar as vezes.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, pois é, falei com minha mãe e os moedores de lá estão quebrados :( Deve ter algum manual antigão, mas também não sei se funcionam. Tenho certeza que tem um grandão, de fazenda, com gavetinha, mas esse não é prático e nem cabe aqui em casa rsrsr talvez valha para umas experiências divertidas por lá mesmo. Lembro de ter moído café nele quando criança, era bem pesadão e cansativo. Quando for lá tiro fotos para a diversão do fórum, ficam de enfeite na casa.

Mas tenho a vaga lembrança de um menor, manual que prendia na mesa, talvez esteja perdido em algum canto.

Boa ideia, um coador de pano com um bulezinho tradicional porque faz falta mesmo.

O que você acha dessa opção Brikka com o moedor Hario, vale a pena?

https://www.shoptime.com.br/produto/25535997/kit-cafeteira-italiana-bialetti-brikka-e-moedor-de-cafe-hario-canister-120g?opn=GOOGLEXML&sellerid=14677071000138#info-section

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para atualizar, conversei com a simpatia do Ricardo ontem que me ajudou muito. Conversando com ele desisti da brikka, achei uma outra italiana bem mais em conta que chega semana que vem. Daqui a pouco saio para comprar café e um coador de pano kkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, bacanabeatriz disse:

Só para atualizar, conversei com a simpatia do Ricardo ontem que me ajudou muito. Conversando com ele desisti da brikka, achei uma outra italiana bem mais em conta que chega semana que vem. Daqui a pouco saio para comprar café e um coador de pano kkk.

Olá, moça de São Caetano! (sou de São Bernardo). Como foi dito, o ideal é vc priorizar primeiro o tipo de café que vai usar, para depois ver no que vai investir. Digo por minha experiencia. Há 20 anos ganhei minha primeira Moka. Desisti de usar, pq dava muito trabalho pra limpar, e como era uma cafeteira pra 6 cafés, aposentei (mas tenho até hoje no canto do café). Como tinha sido contaminada pelo bichinho do café especial, comprei uma C08. Da C08 passei pra Oster Primalatte1, depois passei pra Primalatte2, mas como sou fã de café puro, não usava o vaporizador de leite pra nada, era um trambolho, passei pra uma expresso mais compacta, a DeLonghi que está com kit profissional e muito boa. Aí vem a explicação da história: eu AMO cafés cítricos, suaves, florais. Mas esses cafés não são proprios para expresso. São cafés para coado, pra valorizar justamente a delicadeza... mas como sou só eu em casa, e pra mim 2 xícaras de 50ml por dia estão de bom tamanho, me dá dó preparar 200ml de café coado caro pra despejar 140ml na pia... então tenho um método de preparo pra eles na expresso, sei que vou contra os principios do expresso, mas consigo (as vezes) uma bebida delicada e de pequena dose que me supre...

Cada café exige um tipo de preparo. Se vc gosta de encorpados, investe na Mokinha! Tenho hoje uma de 2 xícaras fofissima da Bialetti (as chinesas deixam um gosto horrível no café, pegue marca boa). Se gosta de cafés intensos e de personalidade, vai na C08, é uma ótima máquina de início, é tão boa que continua sendo fabricada até hoje, ao contrario da concorrente da época (Crema Chef) que saiu de linha há anos. Não vai se arrepender. Se gosta de cafés leves e aromáticos, vai de coador, entre os coadores tb existem diversos métodos com resultados diferentes (Koar, V60, Kalita), até a Aeropress... e, de acordo com o que escolher, tb existem moedores para cada método. Coados exigem menos, vc pode pegar um moedor mais básico e barato que até dá uma boa pegada (evite os de lamina eletricos). Expressos exigem um moedor mais preciso.

Foi um textão, mas espero ter ajudado! Se quiser me add no face, te passo meu contato pra trocar ideias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, bacanabeatriz disse:

Só para atualizar, conversei com a simpatia do Ricardo ontem que me ajudou muito. Conversando com ele desisti da brikka, achei uma outra italiana bem mais em conta que chega semana que vem. Daqui a pouco saio para comprar café e um coador de pano kkk.

Imagina Beatriz. 

É uma honra poder ajudar.

No que precisar, estou a disposição.

 

Cordialmente,

Ricardo Gobbi da Silveira
Embaixador do CDC
Venda de máquinas, moedores e torradores de café usados.
WhatsApp: 34-99937-1222
Instagram: @gobbidasilveira

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, bacanabeatriz said:

conversei com a simpatia do Ricardo

kkkk

Eu bem suspeitei QUE Ricardo era esse.

Mas pode confiar, Foguinho manda muito bem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a galera :)

Chegou a minha italiana, começando a pegar o jeito... sqn kkk Mas já vi que vou precisar de um distribuidor de calor, pois a boca do meu fogão é grande para ela, acho que o design é para fogão antigo. O primeiro saiu meio queimado, o segundo já peguei a dica de colocar um tico de água na parte de cima e não queimou, fiz com menos água, ficou encorpadão. Estou usando pó melhorzinho do mercado mesmo, até pegar o jeito da coisa. Na feira comprei um coador de pano tradicional e um bulezinho que serve tanto para chá como para café, o café ficou bem mais leve, suave mesmo.

Tenho uma prensa francesa que está na casa de minha mãe, quando for lá pego de volta...

Meu hábito de café é forte pela manhã e suave à tarde... rsrsrs Eu não sou muito de leite, mas gosto de capuccino e bebidas com café gelado também, que tenho evitado, pois a pandemia encolheu minhas roupas :rolleyes:.

Vou explorar a moka e o coado no pano por enquanto. Assim que as coisas melhorarem, quem sabe, invisto no moedor bom e numa máquina de expresso boa. Por enquanto as finanças pedem cautela e paciência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso que cada método tem suas flexibilidades...

Meu coado no pano sempre foi bem mais forte. Muita gente deixa o pano pendurado, e usa de forma semelhante ao filtro de papel. Eu não. Eu ponho o coador dentro da panela (pode ser leiteira), café dentro do coador, ligo o fogo até ferver, desligo o fogo, tiro o coador, com o pó, deixando o líquido na panela, pronto pra servir. Desse jeito, vc acerta seu paladar ajustando o tempo no fogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas @Paulo Gomes mas aí é café cozido rsrsrs... não perde aromas? Qualquer hora experimento fazer assim...

@Mojavesp tenho fujido do facebook faz um tempo, vamos trocando msg por aqui, não entendi porque você tem uma máquina de expresso se vc gosta de café coado... não dá para fazer coado de pouquinho?

No final de semana fiz mais uma tentativa na moka, com o mesmo pó que havia ficado mais ou menos bom antes, mas usando água fervente no início. Ficou parecendo nescafé... absolutamente medonho, tomei dois goles e resto foi para o ralo... passou bem rápido e ficou bem forte, mas muito amargo e com muito fino na bebida...  queimou mesmo. Me convenci que era o pó muito fino o problema, a moage, a torra e o fogo... mas aí uns dias depois, por uma feliz coicidência encontrei um moedor manual na lojinha Daiso do Hirota e acabei comprando, olhei a mó e é de cerâmica, simples mas bem construído com a base de vidro. Só a graduação dele que é bem limitada e é manual, ou seja, tem que remar :lol:.

Fiquei estudando os videos de café na web, então peguei a balança para fazer tudo direitinho. 

Comprei também um grão na cafeteria aqui perto, torra média clara. Fiz com 18g de café e embora minha cafeteira seja de 300 ml, na medida logo abaixo da válvula de segurança deu 263g. A moagem usei o ponto mais fino do moedorzinho que não é tão fino assim. Água fervendo embaixo e em 3 minutos o café tava pronto, deu uma xícara gde de café. Achei ainda que queimou um pouquinho, ainda falta o banho maria seco para equilibrar o fogo, mas a bebida estava bem boa, saborosa sem tanto amargor, encorpado. Ainda ficou os finos no fundo da xícara e na cafeteira, mas isso acho que é de se esperar pelo filtragem. 

Finalmente hoje consegui tomar um café decente, pensa numa pessoa feliz kkk.

 

Em tempo, lá na lojinha da Daiso tem vários filtros de papel importados e um coador de arame que parece uma mola, alguém sabe se esse coador de arame presta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, bacanabeatriz disse:

Mas @Paulo Gomes mas aí é café cozido rsrsrs... não perde aromas? Qualquer hora experimento fazer assim...

@Mojavesp tenho fujido do facebook faz um tempo, vamos trocando msg por aqui, não entendi porque você tem uma máquina de expresso se vc gosta de café coado... não dá para fazer coado de pouquinho?

No final de semana fiz mais uma tentativa na moka, com o mesmo pó que havia ficado mais ou menos bom antes, mas usando água fervente no início. Ficou parecendo nescafé... absolutamente medonho, tomei dois goles e resto foi para o ralo... passou bem rápido e ficou bem forte, mas muito amargo e com muito fino na bebida...  queimou mesmo. Me convenci que era o pó muito fino o problema, a moage, a torra e o fogo... mas aí uns dias depois, por uma feliz coicidência encontrei um moedor manual na lojinha Daiso do Hirota e acabei comprando, olhei a mó e é de cerâmica, simples mas bem construído com a base de vidro. Só a graduação dele que é bem limitada e é manual, ou seja, tem que remar :lol:.

Fiquei estudando os videos de café na web, então peguei a balança para fazer tudo direitinho. 

Comprei também um grão na cafeteria aqui perto, torra média clara. Fiz com 18g de café e embora minha cafeteira seja de 300 ml, na medida logo abaixo da válvula de segurança deu 263g. A moagem usei o ponto mais fino do moedorzinho que não é tão fino assim. Água fervendo embaixo e em 3 minutos o café tava pronto, deu uma xícara gde de café. Achei ainda que queimou um pouquinho, ainda falta o banho maria seco para equilibrar o fogo, mas a bebida estava bem boa, saborosa sem tanto amargor, encorpado. Ainda ficou os finos no fundo da xícara e na cafeteira, mas isso acho que é de se esperar pelo filtragem. 

Finalmente hoje consegui tomar um café decente, pensa numa pessoa feliz kkk.

 

Em tempo, lá na lojinha da Daiso tem vários filtros de papel importados e um coador de arame que parece uma mola, alguém sabe se esse coador de arame presta?

Então, coador não dá muito certo pra pequenas quantidades, ressuscitei uma técnica antiga chamada Osmotic Flow onde consigo preparar 12gr. Mas tenho uma técnica própria de tirar quase que um "coado" na expresso.

Vc já viu sobre os macetes da Moka? Colocar um tico de água no reservatório de cima, fogo bem baixo? Pelo que vc disse, se sobrou fines é pq a moagem está mesmo muito fina. Eu tenho um Mokinha de 2 canos, que já libera o café direto nas xícaras, as vezes o que dá esse gosto de queimado são das primeiras gotas do café preparado caindo direto no metal quente.

Ahn... cuidado com esse moedor da Daiso, ele mais atrapalha do que ajuda... sobre o coador de mola, não é muito bom, o filtro de papel fica muito mole pq ele não dá suporte, e o café escoa de forma irregular. Gosto de suportes que não tenham muito contato com o filtro de papel, como o Koar, mas vi um review desse de arame e não foi muito legal, tenho intenção de comprar um Kone Coffee.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2021 at 18:06, bacanabeatriz disse:

Em tempo, lá na lojinha da Daiso tem vários filtros de papel importados e um coador de arame que parece uma mola, alguém sabe se esse coador de arame presta?

Estava pela Daiso hoje e comprei o coador de arame, é bem interessante, mas só dá certo com filtro Hario 01, o bem pequeno. Com o 02 sobra filtro e realmente não dá sustentação.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais 2 testes com a italiana, comprei um banho-maria seco para diminuir o calor direto na moka e fiz a moagem 1 ponto mais grossa. Não deu certo, o difusor diminui demais a temperatura e o café não passa. Esfriei a moka e aproveitei o pó moído para um coado esquisito num coador de uma cafeteira antiga que tem corta-pingos. Então dá para deixar o café um tempo parado lá. Ficou médio. No dia seguinte consegui deixar o fogo mais baixo, quase fechando a boca do gás, fiz a moagem fina novamente, para mudar uma única variável de cada vez, deu certo, passou um pouco mais lento, acabei esquecendo de colocar a água em cima, mesmo assim não queimou. Fiz colocando água fervendo embaixo. Ainda com finos, mas menos que a primeira vez. Já deu para entender bem onde pega essa história de moedor rsrsrs

O manual é realmente trabalhoso e cansativo para ficar fazendo teste. Lendo e estudando sobre o assunto vi que o elétrico já vale a pena investir num bom, não tem opção de intermediário que vale a pena, mesmo usados saem caro e são volumosos. Então agora é engodar o porquinho e esperar o dolar baixar para comprar. 

Estou esperando chegar o Clever e aí vou praticar um pouco mais os coados, já vi várias receitas interessantes para testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...