Ir para conteúdo

Clever água x café


Victor Guilherme

Postagens recomendadas

14 minutos atrás, Guiscience disse:

Bom dia amigos! adquiri um clever de 500ml recentemente e confesso que ainda estou perdido em relação a proporção de água x café, procurei vários tópicos aqui mas ainda não achei um que falasse diretamente sobre esse assunto. Se alguém puder me explicar sobre ficarei muito grato.

Bem-vindo!

 

Não existe uma proporção fixa para coados. Vai depender do café utilizado, qualidade do moedor e seu gosto pessoal.
Para cafés de boa qualidade com torras mais claras, eu gosto de usar concentrações menores, para favorecer a extração. Algo entre 1:15 e 1:17. 
Combinado com uma moagem bem fina (entre espresso e v60), consigo uma alta extração com bastante doçura e corpo.


Sigo a técnica do James Hoffmann, recomendo bastante:

 

 

Edit: desculpa, enviei o post sem querer antes de terminar de digitar!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Diego Nunes disse:

Bem-vindo!

 

Não existe uma proporção fixa para coados. Vai depender do café utilizado, qualidade do moedor e seu gosto pessoal.
Para cafés de boa qualidade com torras mais claras, eu gosto de usar concentrações menores, para favorecer a extração. Algo entre 1:15 e 1:17. 
Combinado com uma moagem bem fina (entre espresso e v60), consigo uma alta extração com bastante doçura e corpo.


Sigo a técnica do James Hoffmann, recomendo bastante:

 

 

Edit: desculpa, enviei o post sem querer antes de terminar de digitar!

Assisti esse vídeo do James Hoffmann ontem e achei sensacional essa de por a água  antes do café!!  Vou testar essa proporção de 1:17 e 1:15, só testei a de 1:10 e 1:13 mas não curti muito o resultado. Em relação a moagem eu utilizo um timemore c2 no click 23 para coados, fica uma moagem média mais puxada para grossa, provavelmente deve ser isso que interfere no gosto do café, irei testar uma moagem mais fina algo entre o click 19-20! obrigado pela resposta, amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Guiscience disse:

Assisti esse vídeo do James Hoffmann ontem e achei sensacional essa de por a água  antes do café!!  Vou testar essa proporção de 1:17 e 1:15, só testei a de 1:10 e 1:13 mas não curti muito o resultado. Em relação a moagem eu utilizo um timemore c2 no click 23 para coados, fica uma moagem média mais puxada para grossa, provavelmente deve ser isso que interfere no gosto do café, irei testar uma moagem mais fina algo entre o click 19-20! obrigado pela resposta, amigo!

Essa técnica da água antes é perfeita, drena absurdamente mais rápido e facilita demais o preparo, só faço assim agora, aliás, fiz hoje!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço com a água antes também. Bem melhor. 

Na Clever, eu costumo fazer 400 ml com 27g de café. Dá 6.75% de BR. Uso uma moagem média fina (ou média média... mas não é grossona), boto ali, mexo com a colher, para molhar tudo, 2 min depois mexo de novo, e com tempo total final de 4 min, é só esperar drenar. Tenta aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, JoaoW disse:

Faço com a água antes também. Bem melhor. 

Na Clever, eu costumo fazer 400 ml com 27g de café. Dá 6.75% de BR. Uso uma moagem média fina (ou média média... mas não é grossona), boto ali, mexo com a colher, para molhar tudo, 2 min depois mexo de novo, e com tempo total final de 4 min, é só esperar drenar. Tenta aí.

massa! vou tentar

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...