Victor Guilherme Postado 26 Abril 2021 Denunciar Share Postado 26 Abril 2021 Bom dia amigos! adquiri um clever de 500ml recentemente e confesso que ainda estou perdido em relação a proporção de água x café, procurei vários tópicos aqui mas ainda não achei um que falasse diretamente sobre esse assunto. Se alguém puder me explicar sobre ficarei muito grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 26 Abril 2021 Denunciar Share Postado 26 Abril 2021 14 minutos atrás, Guiscience disse: Bom dia amigos! adquiri um clever de 500ml recentemente e confesso que ainda estou perdido em relação a proporção de água x café, procurei vários tópicos aqui mas ainda não achei um que falasse diretamente sobre esse assunto. Se alguém puder me explicar sobre ficarei muito grato. Bem-vindo! Não existe uma proporção fixa para coados. Vai depender do café utilizado, qualidade do moedor e seu gosto pessoal. Para cafés de boa qualidade com torras mais claras, eu gosto de usar concentrações menores, para favorecer a extração. Algo entre 1:15 e 1:17. Combinado com uma moagem bem fina (entre espresso e v60), consigo uma alta extração com bastante doçura e corpo. Sigo a técnica do James Hoffmann, recomendo bastante: Edit: desculpa, enviei o post sem querer antes de terminar de digitar! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Guilherme Postado 26 Abril 2021 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2021 3 minutos atrás, Diego Nunes disse: Bem-vindo! Muito obrigado! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Guilherme Postado 26 Abril 2021 Autor Denunciar Share Postado 26 Abril 2021 15 minutos atrás, Diego Nunes disse: Bem-vindo! Não existe uma proporção fixa para coados. Vai depender do café utilizado, qualidade do moedor e seu gosto pessoal. Para cafés de boa qualidade com torras mais claras, eu gosto de usar concentrações menores, para favorecer a extração. Algo entre 1:15 e 1:17. Combinado com uma moagem bem fina (entre espresso e v60), consigo uma alta extração com bastante doçura e corpo. Sigo a técnica do James Hoffmann, recomendo bastante: Edit: desculpa, enviei o post sem querer antes de terminar de digitar! Assisti esse vídeo do James Hoffmann ontem e achei sensacional essa de por a água antes do café!! Vou testar essa proporção de 1:17 e 1:15, só testei a de 1:10 e 1:13 mas não curti muito o resultado. Em relação a moagem eu utilizo um timemore c2 no click 23 para coados, fica uma moagem média mais puxada para grossa, provavelmente deve ser isso que interfere no gosto do café, irei testar uma moagem mais fina algo entre o click 19-20! obrigado pela resposta, amigo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 26 Abril 2021 Denunciar Share Postado 26 Abril 2021 11 minutos atrás, Guiscience disse: Assisti esse vídeo do James Hoffmann ontem e achei sensacional essa de por a água antes do café!! Vou testar essa proporção de 1:17 e 1:15, só testei a de 1:10 e 1:13 mas não curti muito o resultado. Em relação a moagem eu utilizo um timemore c2 no click 23 para coados, fica uma moagem média mais puxada para grossa, provavelmente deve ser isso que interfere no gosto do café, irei testar uma moagem mais fina algo entre o click 19-20! obrigado pela resposta, amigo! Essa técnica da água antes é perfeita, drena absurdamente mais rápido e facilita demais o preparo, só faço assim agora, aliás, fiz hoje! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoW Postado 26 Abril 2021 Denunciar Share Postado 26 Abril 2021 Faço com a água antes também. Bem melhor. Na Clever, eu costumo fazer 400 ml com 27g de café. Dá 6.75% de BR. Uso uma moagem média fina (ou média média... mas não é grossona), boto ali, mexo com a colher, para molhar tudo, 2 min depois mexo de novo, e com tempo total final de 4 min, é só esperar drenar. Tenta aí. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor Guilherme Postado 27 Abril 2021 Autor Denunciar Share Postado 27 Abril 2021 8 horas atrás, JoaoW disse: Faço com a água antes também. Bem melhor. Na Clever, eu costumo fazer 400 ml com 27g de café. Dá 6.75% de BR. Uso uma moagem média fina (ou média média... mas não é grossona), boto ali, mexo com a colher, para molhar tudo, 2 min depois mexo de novo, e com tempo total final de 4 min, é só esperar drenar. Tenta aí. massa! vou tentar 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabio_yamauti Postado 14 Maio 2021 Denunciar Share Postado 14 Maio 2021 Muito interessante a técnica de colocar água antes, vou tentar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas