lgouvea Postado 4 Junho 2021 Denunciar Share Postado 4 Junho 2021 Boa tarde! Estou buscando a informação de qual é a melhor forma de escaldar a prensa francesa. Já quebrei o vidro duas vezes. Será que foi a água que estava muito quente? Ou derramei a água muito rápido? Qual a temperatura e velocidade para escaldar a prensa da forma correta? Luiz Claudio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 4 Junho 2021 Denunciar Share Postado 4 Junho 2021 Usei muito pouco prensa francesa, mas quando vou escaldar algum recipiente para preparar café, costumo fazê-lo sobre um descanso de cortiça ou silicone, para não perder temperatura para o tampo de granito da pia. Talvez estejas tendo problema de choque térmico no vidro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
victor_barros Postado 4 Junho 2021 Denunciar Share Postado 4 Junho 2021 Qual o modelo/marca da prensa? Deveria aguentar água fervendo sem problemas... Pela sua descrição parece que o vidro dela não é adequado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mesquita Postado 4 Junho 2021 Denunciar Share Postado 4 Junho 2021 Bem vindo Lgouveia, tudo bem? Sim, deveria suportar a água quente. Lembre que como o Ivo falou tem que estar ou em cima de um descanso tipo de panela, cortiça, madeira, silicone, etc. pois ao expandir com a água quente se for granito/pedra abaixo o vidro teria a tendência de contrair pois a pedra demora muito mais para aquecer. Agora se estiver usando um suporte ou ela ficar um pouco suspensa como uma bodum que tem uma armação plástica na base daí parece não ter muita saída. Teria que pegar um pouco da água numa temperatura média e no fim com a fervura terminar de aquecer, se expandir devagar com o aquecimento ela deve aguentar. Bons cafés!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 4 Junho 2021 Denunciar Share Postado 4 Junho 2021 4 horas atrás, lgouvea disse: Estou buscando a informação de qual é a melhor forma de escaldar a prensa francesa. Olá! Para a prensa -- e também para a jarra da Hario -- costumo primeiro colocar água morna (a que sai da torneira elétrica, ainda suportável para a mão) e só depois eu escaldo. Mesmo no frio do inverno do Sul, sempre foi suficiente para evitar quebras. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caiomz Postado 4 Junho 2021 Denunciar Share Postado 4 Junho 2021 vidro de borossilicato não eh resistente a esse tipo de coisa? quebrei uma prensa uma vez pq derrubei uma colher dentro dela, depois disso troquei por uma da tramontina e nunca mais tive problemas…mas isso de choque quebrar por encostar em pedra me assusta pq peguei um chemex agora e de vez em qdo coloco ele na pia…agora deu medo de quebrar o treco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 5 Junho 2021 Denunciar Share Postado 5 Junho 2021 57 minutos atrás, caiomz disse: vidro de borossilicato não eh resistente a esse tipo de coisa? Talvez seja. Na dúvida, coloco água morna antes de colocar água quente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Hugo Postado 5 Junho 2021 Denunciar Share Postado 5 Junho 2021 Tenho uma Bodum há 3,5 anos, utilizo diariamente, armação metálica e fica apoiada no granito, água quente coloco direto nela fria sem problemas até agora, se está quebrando é por baixa qualidade do vidro.Enviado do meu iPhone usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
victor_barros Postado 5 Junho 2021 Denunciar Share Postado 5 Junho 2021 1 hour ago, Hugo said: Se está quebrando é por baixa qualidade do vidro. Exato, infelizmente tem muito disso no mercado. Adicionalmente, precisa tomar cuidado com utensílios de metal, eles podem causar microfraturas e fragilizar o vidro. 2 hours ago, caiomz said: Vidro de borossilicato não eh resistente a esse tipo de coisa? Tirando o caso do vidro já estar trincado, borosilicato de qualidade aguenta um diferencial de temperatura superior a 160°C. Em teoria vc pode até tirar ele da geladeira e colocar água fervendo que não quebra. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas