Tiago Lima Postado 25 Julho 2021 Denunciar Share Postado 25 Julho 2021 Boa noite, sou novo no fórum e a mais ou menos um mês adquiri a maquina Oster PrimaLatte II, desde então acompanho o fórum para dicas de como tirar um melhor espresso, e ja tive oportunidade de ajustar a granulatura e quantidade de café usado e assim tirar um melhor resultado, até um filtro despressurizado ja utilizei, porém uma variavel que não tenho controle é a pressão da água, queria saber se alguem ja fez esse ajuste de pressão nessa maquina ou em alguma similar. Dentre algumas pesquisas vi muitos falarem sobre a pressao ideal para tirar um espresso ser entre 8 e 10 bar de pressao, e minha maquina possui 19 bar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 26 Julho 2021 Denunciar Share Postado 26 Julho 2021 Ola, Esses 20bars é a pressão máxima da bomba, ou seja a 20 bars não sai agua nenhuma. Isso é só apelo comercial para venda. Das maquinas domesticas existe dois tipos de solução, uma é a válvula solenoide 3 vias ( melhor) e outra uma válvula de borracha com mola se opondo ao fluxo da agua para cortar pingo. Na maquina com válvula solenoide 3 vias a pressão é obtida pela resistência do bolo de café a passagem da agua. Ou seja depende da finura da moagem e compactação. Nas que não possuem válvula solenoide, o conjunto válvula de borracha e mola já fazem uma resistência a agua por volta dos 5 a 7 bar e o resto é dado pelo bolo de café. No caso do filtro pressurizado a maior parte da pressão é obtida pelo filtro que só possui um único furo e normalmente o fabricante deixa por volta dos 12 a 13 bar. No filtro despressurizado a pressão é regulada pela finura da moagem do grão e compactação. Para usar o filtro despressurizado tem de ter um moinho e ajustar a finura da moagem para obter cerca de 50 ml de café por volta dos 20 a 30 segundos. Curva de pressão de bomba Ulka tipo E4 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evandro Toniati Postado 18 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2022 Em 25/07/2021 at 20:01, Tiago Lima disse: Boa noite, sou novo no fórum e a mais ou menos um mês adquiri a maquina Oster PrimaLatte II, desde então acompanho o fórum para dicas de como tirar um melhor espresso, e ja tive oportunidade de ajustar a granulatura e quantidade de café usado e assim tirar um melhor resultado, até um filtro despressurizado ja utilizei, porém uma variavel que não tenho controle é a pressão da água, queria saber se alguem ja fez esse ajuste de pressão nessa maquina ou em alguma similar. Dentre algumas pesquisas vi muitos falarem sobre a pressao ideal para tirar um espresso ser entre 8 e 10 bar de pressao, e minha maquina possui 19 bar. Olá Thiago, Estou estudando modificações que fazem sentido na Minha Prima Latte Expert (que é igual a 2). Vi que é possível instalar um dimmer simples na alimentação da bomba (Talvez não faça sentido mesmo, como o Pedro Freire disse acima, mas é possível): Também estudo instalar um manômetro e controle PID para a temperatura. Particularmente acho a temperatura dela um pouco baixa, medi outro dia e a água cai na xícara a 77 graus. Com o controle PID acredito que seja possível trabalhar com temperaturas mais altas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarioFreitasN Postado 18 Setembro 2022 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2022 Eu fiz algumas modificações na minha oster perfect brew que devem ser semelhantes de fazer na primalatte. Instalei manometro, opv de latão e potenciômetro. Se tiver interesse, me manda uma mensagem no whatsapp que te adiciono no grupo de WhatsApp onde discutimos as modificações. 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
diogovil Postado 7 Outubro 2022 Denunciar Share Postado 7 Outubro 2022 Poderia manda o link do grupo do whatsapp? Tenho interesse de modificar minha primalatte2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando nava Postado 16 Outubro 2022 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2022 Olá é minha primeira vez aqui, alguém sabe como usar cápsulas dolce gusto na primalatte II? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fabioapb Postado 17 Julho 2023 Denunciar Share Postado 17 Julho 2023 Em 07/10/2022 at 14:06, diogovil disse: Poderia manda o link do grupo do whatsapp? Tenho interesse de modificar minha primalatte2 Oi pessoal, Tenho uma Prima Latte 2 e queria colocar também um controle de pressão e manômetro. Gostaria de acesso no grupo se possível. Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas