Ir para conteúdo

Oster Prima Latte II - Modificação


Tiago Lima

Postagens recomendadas

Boa noite, sou novo no fórum e a mais ou menos um mês adquiri a maquina Oster PrimaLatte II, desde então acompanho o fórum para dicas de como tirar um melhor espresso, e ja tive oportunidade de ajustar a granulatura e quantidade de café usado e assim tirar um melhor resultado, até um filtro despressurizado ja utilizei, porém uma variavel que não tenho controle é a pressão da água, queria saber se alguem ja fez esse ajuste de pressão nessa maquina ou em alguma similar.

Dentre algumas pesquisas vi muitos falarem sobre a pressao ideal para tirar um espresso ser entre 8 e 10 bar de pressao, e minha maquina possui 19 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Esses 20bars é a pressão máxima da bomba, ou seja a 20 bars não sai agua nenhuma. Isso é só apelo comercial para venda. Das maquinas domesticas existe dois tipos de solução, uma é a válvula solenoide 3 vias ( melhor) e outra uma válvula de borracha com mola se opondo ao fluxo da agua para cortar pingo. Na maquina com válvula solenoide 3 vias a pressão é obtida pela resistência do bolo de café a passagem da agua. Ou seja depende da finura da moagem e compactação. Nas que não possuem válvula solenoide, o conjunto  válvula de borracha e mola já fazem uma resistência a agua por volta dos 5 a 7 bar e o resto é dado pelo bolo  de café. No caso do filtro pressurizado a maior parte da pressão é obtida pelo filtro que só possui um único furo e normalmente o fabricante deixa por volta dos 12 a 13 bar. No filtro despressurizado a pressão é regulada pela finura da moagem do grão e compactação. Para usar o filtro despressurizado tem de ter um moinho e ajustar a finura da moagem para obter cerca de 50 ml de café por volta dos 20 a 30 segundos.

Curva de pressão de bomba Ulka tipo E4

Ulka-E4.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 25/07/2021 at 20:01, Tiago Lima disse:

Boa noite, sou novo no fórum e a mais ou menos um mês adquiri a maquina Oster PrimaLatte II, desde então acompanho o fórum para dicas de como tirar um melhor espresso, e ja tive oportunidade de ajustar a granulatura e quantidade de café usado e assim tirar um melhor resultado, até um filtro despressurizado ja utilizei, porém uma variavel que não tenho controle é a pressão da água, queria saber se alguem ja fez esse ajuste de pressão nessa maquina ou em alguma similar.

Dentre algumas pesquisas vi muitos falarem sobre a pressao ideal para tirar um espresso ser entre 8 e 10 bar de pressao, e minha maquina possui 19 bar.

Olá Thiago,

Estou estudando modificações que fazem sentido na Minha Prima Latte Expert (que é igual a 2). Vi que é possível instalar um dimmer simples na alimentação da bomba (Talvez não faça sentido mesmo, como o Pedro Freire disse acima, mas é possível):

 

Também estudo instalar um manômetro e controle PID para a temperatura. Particularmente acho a temperatura dela um pouco baixa, medi outro dia e a água cai na xícara a 77 graus. Com o controle PID acredito que seja possível trabalhar com temperaturas mais altas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz algumas modificações na minha oster perfect brew que devem ser semelhantes de fazer na primalatte. Instalei manometro, opv de latão e potenciômetro.  Se tiver interesse, me manda uma mensagem no whatsapp que te adiciono no grupo de WhatsApp onde discutimos as modificações.

20220918_102203.jpg

  • Curtir 1
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 9 months later...
Em 07/10/2022 at 14:06, diogovil disse:

Poderia manda o link do grupo do whatsapp? Tenho interesse de modificar minha primalatte2

Oi pessoal,

Tenho uma Prima Latte 2 e queria colocar também um controle de pressão e manômetro.

Gostaria de acesso no grupo se possível.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...