Ir para conteúdo

Timemore C2, peça de metal x Timemore C2 peça de plástico


Fernandosvieira

Postagens recomendadas

Olá Meus amigos.

 

Recente comprei um Timemore C2, o meu já veio com o rotor/seletor de moagem em metal, vi que as primeiras versões é em plástico, também percebi lendo o pequeno manual que acompanha que existem dois tipos de mós internas, uma com 6 "lâminas" outro com 5 "lâminas", sendo assim segui pesquisando e vi que neste moedor é necessário de 3 a 4 clics a mais para cada padrão médio de moagem do antigo.

Utilizando a referência média para extração pelo método do Tales do Canal Não sou barista, ele recomenda click 18 pera o TMC2., no meu bateu certo com o 21.

Já no método do 4:6 Tetsu Kasuya, o Click 27 talvez 28 foi o que melhor me atendeu no quesito padrão de extração.

 

Quando falo padrão é a adequação do tempo/despejo/resultado, para se manter na proposta apresentada pelos difusores dos métodos, tudo isso pode e deve ser modulado pelo gosto de quem vai beber.

 

Assim, fica a dica, moedores TMC2 novos, observar e não ter medo de adequar os clicks para mais ou menos até atingir um padrão, a partir daí, devidamente regulado, vamos brincar com os sabores.

 

Esta foi minha pequena contribuição de estreia no fórum, abraços.

 

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Interessante, Fernando. Tenho um Timemore C2 e recentemente fiz o upgrade das novas mós (burrs) deles, eles chamam de Espresso and Brew (EB Burrs, em inglês).

As novas peças saíram por 300 contos no AliExpress, e aproveitei a oportunidade para comprar a peça de metal, a minha era de plástico.

E, nossa, a moagem mudou da água pro vinho, menos 'fines' e uma uniformidade que antes era impossível.

Eu normalmente fazia coado de papel na casa dos 15/16 clicks, saindo do ponto 0 do moedor, os de pano eu fazia com 13 clicks. Os coados de papel ficaram agora na casa de 16/17, mas depende bastante do grão.

Acredito que os C2 tem uma grande variação no perfil de moagem dependendo da regulagem e centralização das pedras, já aconteceu comigo de um mesmo click dar perfis bem diferentes. Quando fui verificar, era a mola que estava um pouco torta dentro do moedor.

Outra dica qu'eu vi pela internet foi de, quando for desmontar o moedor, na hora de montar de novo é bom primeiro apertar as mós até o ponto 0 e depois fixar os parafusos que seguram a pedra de moagem que fica fixa no corpo do moedor. Meus clicks ficaram bem diferentes depois desse ajuste - o que é bom, uma vez que os clicks mais finos ficam mais finos, dando um intervalo de moagem mais útil pro moedor e que serve melhor diferentes métodos de extração.

Quando minha Aram chegar eu vou fazer um post por aqui no fórum com as impressões das novas pedras de moagem.

Vou dar fazer um teste com os perfis mais grossos, olha. Acho que nunca passei do click 20. Já experimentaste alguma receita de coldbrew com o C2?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 29/09/2021 at 09:57, Ian Aguiar disse:

Interessante, Fernando. Tenho um Timemore C2 e recentemente fiz o upgrade das novas mós (burrs) deles, eles chamam de Espresso and Brew (EB Burrs, em inglês).

As novas peças saíram por 300 contos no AliExpress, e aproveitei a oportunidade para comprar a peça de metal, a minha era de plástico.

 

Em que loja compraste, Ian?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...