Ir para conteúdo

Dúvida: Qual máquina escolher?


andvsilva

Postagens recomendadas

Bom dia Pessoal,

Gostaria de ajude vocês na escolha de uma máquina para voltar a mexer com café expresso, eu já tive uma Mondial C08 e Saeco Poemia a muito tempo atrás, mas na época por preguiça e falta de conhecimento acabei vendendo ficar com as capsulas, hoje quero voltar a mexer com café principalmente aprender a fazer Latte.

Eu comprei o moedor 1ZPresso JX Pro.

Agora to procurando uma máquina usada (já que as novas estão o olho da cara) com bom custo benefício, estava procurando no OLX, Marketplace e aqui nos Classificados alguma na faixa de até uns R$500 alguém tem alguma dica ? eu quero alguma que seja boa para fazer Latte mesmo sabendo que terei dificuldades por pegar maquina nessa faixa de preço.

Estava de olho na:
- Mondial C08
- Saeco Poemia (muito dificil achar fitlro de 53mm no AliExpress e outro lugar para comprar)
- Electrolux Aroma Espresso / Chef Cream

Tem alguma outra que se encaixaria nesse orçamento?

OBrigado e desculpe se criei algum topico duplicado a respeito desse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • andvsilva changed the title to Dúvida: Qual máquina escolher?

Hoje acho que iria de Chef Crema SILVER, pois a Silver tem portafiltro de 58mm.

A Poemia tem muito conteúdo  sobre mods na internet, é relativamente fácil comprar peças de reposição ou uma usada pra canibalizar. Eu comprei uma porque tive problema  na base da caldeira, e hoje tenho peça de reposição pra quase tudo. Na verdade, tenho até uma Poemia bkp que ganhei com problema na bomba. A 3a perdeu a base da caldeira, a bomba, e repassei a válvula de vaporização para outro usuário do fórum que estava com problema na dele. Uns 250 reais reativaram 3 máquinas pelo menos. E agora ainda tenho 3 portafiltros, um devo cortar pra fazer naked.

Das modificações na Poemia, recomendo PID apenas. Dimmer dá pra brincar com pré-infusão e variar fluxo, mas não controla pressão. Manômetro só se colocar de glicerina ou com capilar (mas é difícil encontrar, e quando acha é caro), senão, vibra muito. E como não é simples mudar a OPV na Poemia pra limitar aos 9 bar, o Manômetro se torna pouco útil. É interessante ter, mata a curiosidade de vez em quando, mas não é isso que melhorou meu café. O que mudou minha vida foi o PID que uso até pra controlar temperatura de vaporização (embora eu nunca vaporize). É claro que falo tudo isso supondo que você vai comprar um moedor pra espresso, tamper, etc.

Falando em acessórios, só achei difícil comprar um naked pra Poemia. Vou ter que mandar cortar um dos meus. O único que achei é da SCG, mas tá em falta, é caro, e ainda vai ter que dar um jeito de trazer dos EUA, pois não enviam pro Brasil. Mas tenho tamper calibrado, distribuidor... Filtro de competição tbm não achei, e a tela do chuveiro nem procurei uma melhor, acho que quando eu chegar nesse nível já é pra ter outra máquina.

Das máquinas que olhar, caso pretenda instalar PID, recomendo uma com resistência interna à caldeira. Vai ter uma medida de temperatura mais precisa, pois resistência externa tende a aquecer primeiro o metal (onde estará seu termopar) e depois a água.

Se ainda tiver paciência de pesquisar, olhe o  volume da caldeira. A da Poemia tem cerca de 110 ml. Uma Silvia já tem uns 300 e as prosumer mais de 1 litro. Isso dá diferença na estabilidade térmica. Não sei se a Chef Crema Silver e C08 tem caldeiras muito maiores que a Poemia, mas se uma delas tiver 200 ml, por exemplo, quando entrar 60 ml de água pra tirar um espresso a diluição já vai ser muito menor. Além disso, uma caldeira maior tende a te dar mais vapor, já que esse é um quesito importante pra você.

Finalmente, dos reviews que vejo, o que os "entendidos" dizem é que dá pra fazer latte art mesmo com as caseiras, só vai levar mais tempo pra vaporizar e precisa treinar pra pegar a manha. Eu, sinceramente, não consegui textura de latte art na Poemia, mas vaporizei Leite 3 vezes na vida nela, basicamente, só pra dar umas informações aqui no fórum. 

Espero que tenha ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...