Ir para conteúdo

Cronometro automatico - alguém já instalou?


regisassao

Postagens recomendadas

Pessoal,

Eu estava pesquisando timers (na verdade cronômetros, pois não quero contagem regressiva) automáticos e ainda não achei uma opção ideal. 

A melhor opção tecnicamente falando é a Luminaire:

Mas custa 90 dólares e acho que não funciona na Poemia, pois não tem solenoide.

Uma outra ideia é usar um timer de cozinha e um rele:

Mas ele apaga o contador ao desligar a bomba.

Tem sempre a solução com arduino, mas eu não tenho nada de arduino: nem acessórios nem conhecimento.

Eu vi umas opções com uns PIDs, mas são muito caros, e normalmente é um contador regressivo. De forma similar, tem reles de retardo, com opções que até daria para fazer pré-infusão, mas tudo com tempos pre-predefinidos. 

Eu quero acionar a extração e automaticamente iniciar o cronometro, e ao parar a extração, gostaria que parasse o cronômetro sem apagar o display.

Alguma ideia fácil e barata?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao

A maneira mais simples de fazer esse timer seria mesmo com um microcontrolador (Arduino / Esp) ou se você conseguisse encontrar um timer com botões separados para strart e stop (e aplicar o procedimento do segundo vídeo), mas acho muito difícil encontrar esse timer.

Se você quiser tentar fazer isso via Arduino / Esp, posso te ajudar. Mas considerando que você não tem os dispositivos, deve sair um pouco caro também (além do trabalho de interligação). Você precisaria de:

- Relé ou módulo optoacoplador 220 V ac (para instalação na bomba): ~RS 10;

- placa de desenvolvimento (Wemos D1 mini - Esp 8266): ~RS 30;

- mini fonte 220 - 5V: ~RS 20;

- Tela Led 2 dígitos (ou mais), interface SPI (4 pinos): ~RS 10;

* Preços estimados / sem considerar frete.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1colete, estou usando arduino / Esp para trazer algumas funções à minha Gaggia Classic e essa sua dica simplifica muito o modo de pegar o status da bomba (eu estava pensando em usar relé ou módulo optoacoplador), muito obrigado pela dica.

Mas no caso do @regisassao, acho que a sua máquina não tem válvula solenóide de 3 vias. Mas de qualquer forma ele precisaria de dois pulsos separados para start e pause para o timer de cozinha e o Reed switch só daria um pulso longo durante a energização da solenóide, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Poemia não tem solenoide, mas para as máquinas que possuem a ideia do Reed switch deve funcionar. Acredito que a Luminaire também usa  um reed switch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas qual a necessidade do optoacoplador ou reed switch se tiver um rele ligado na bomba? Rele me parece mais simples.

O isolamento não seria importante apenas em tensões mais elevadas?

Outra dúvida que tenho é: se usar um timer chinês, o start e stop funcionam com pulsos, não com rampas de subida ou descida. Como fazer funcionar com rele, optoacoplador ou reed switch? É o mesmo problema pra todos nao? Entendo que todas as soluções apenas fechal o contato pra permitir passagem de corrente, e nenhuma gera pulsos.

A propósito, não encontrei timer com start e stop separados... talvez tenha que ser via Arduino/esp mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 18/03/2022 at 15:42, gabrieltravassos disse:

@regisassao

A maneira mais simples de fazer esse timer seria mesmo com um microcontrolador (Arduino / Esp) ou se você conseguisse encontrar um timer com botões separados para strart e stop (e aplicar o procedimento do segundo vídeo), mas acho muito difícil encontrar esse timer.

Se você quiser tentar fazer isso via Arduino / Esp, posso te ajudar. Mas considerando que você não tem os dispositivos, deve sair um pouco caro também (além do trabalho de interligação). Você precisaria de:

- Relé ou módulo optoacoplador 220 V ac (para instalação na bomba): ~RS 10;

- placa de desenvolvimento (Wemos D1 mini - Esp 8266): ~RS 30;

- mini fonte 220 - 5V: ~RS 20;

- Tela Led 2 dígitos (ou mais), interface SPI (4 pinos): ~RS 10;

* Preços estimados / sem considerar frete.

@gabrieltravassos você que manja do assunto, veja o que acha:

Me deu um lampejo de procurar rele acionado por pulso e encontrei esse:

Flip-Flop Latch Relay Bistable Self-locking Low Pulse Trigger Module
https://a.aliexpress.com/_mNAKJc6

A ideia foi: posso colocar um rocker switch que dê o pulso para um timer convencional chinês, esse mesmo pulso acionaria o Relé que acionaria a bomba. 

O timer que pensei em usar é esse de painel de carro: https://shopee.com.br/product/338126136/8109852638?smtt=0.432022358-1648842958.9

Eu poderia até embutir esse timer e usar o próprio botão do timer pra acionar o rele (mas nao vi por dentro, e dadas as diferenças de tensao talvez precise de um rock switch). A dificuldade seriam as tensões diferentes. Mas acho que isso é contornavel com uma fonte e conversor dc-dc.

Eu ainda poderia colocar uma balança com HX711 embutido no módulo: HX711 Load Cell AD Weight Pressure Sensor AD Module with Display 24-bit Weighing Instrument Electronic Scale 1KG 5KG 10KG 20KG
https://a.aliexpress.com/_mNDyyVu

O sensor posso aproveitar de uma balança chinesa de 15 reais pra 500g que tenho aqui ou posso comprar um sensor novo por uns 10 reais. 

Eu pesquisei também um controlador de peso com saída pra rele (tipo Mypin) para cortar a extração num determinado peso mas achei que ficaria muito caro e complicado. Teria que comprar um SSR e só o controlador sai por uns 90 reais.

Já a solução inteira de balança + cronometro acima sai por uns 100-120 reais ao todo.

Ia ficar bacana se funcionasse, não? Esteticamente talvez não, mas em funcionalidade, me parece legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao, acho que a solução que você encontrou é bem funcional quando se quer evitar a utilização de micro controlador programável.

Provavelmente o timer trabalha em tensão inferior ao da alimentação do módulo relé (6V). Então realmente precisaria de um Rocker switch com dupla via / terminal (para separar os dois circuitos). E em caso de utilização do próprio botão do timer, os conversores DC DC mais comuns que já vi trabalham com tensao de entrada de 5V ou mais (não sei se o sinal do timer chega nessa tensão nem se teria corrente suficiente para acionar o conversor). Talvez possa usar um optoacoplador ou transistor para gerar o sinal no circuito de 6V (do relé) com uma tensão menor (do timer).

Quanto a incorporar a balança no módulo, vai ser complicado (ou caro) se quiser faze-la atuar / cortar a extração, sem a utilização de um micro controlador programável.

Mas acho que ter a balança nesse módulo, mesmo que ela não corte a extração, já vai ser algo muito bom e completo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gabrieltravassos disse:

Provavelmente o timer trabalha em tensão inferior ao da alimentação do módulo relé (6V)

Sim, timer opera em 3V usando uma bateria botao (acho que CR2025), o relé em 6-24V, o HX711 em 5V. Pensei em colocar uma fonte de 12 V alimentando o relé, o breadboard MB102 com entrada em 12V, saindo 5V para o HX711 e 3.3V poderia jogar no timer e eliminar a bateria, mas acho que vou deixar na bateria pois aquele timer funciona  como relógio também. 

Seria interessante colocar tudo em uma caixinha tbm, talvez eu procure uma patola da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

@gabrieltravassos estou avançando na ideia do ESP32. Acho que é a melhor solução mesmo.

Já programei o timer com LCD + módulo I2C: acionado o botao de extração, começa a contar o tempo e aciona a bomba. Desligando, congela o cronometro e corta a extração. Adicionei um botão de reset pra zerar o cronometro. Posso compartilhar o código se quiser.

O próximo passo será a balança. Vamos ver se consigo fazer esse projeto, mas a ideia é deixar a opção de extrair sem balança, extrair com balança pesando apenas, e extrair com balança cortando a extração em X gramas. A última vai ser mais complicada. Vamos ver...

Mas aproveitando que ja comecei a estudar, ia colocar um ESP01 e relé em paralelo com o interruptor pra acionar a máquina pelo celular e ela pré-aquecer enquanto nao vou ate ela. Fiz um código com o blynk pois não devo ter mais que 2 devices e o plano fica de graça, e é muito fácil de programar.

Porém, tem duas maneiras de conectar a Internet: inserir SSID e senha no código ou usar o wifi manager pra autenticar por browser. Prefiro a segunda, pois se eu mudar a senha do roteador, vou ter que abrir a maquina pra tirar o ESP01 e carregar o código de novo.

O problema do wifimanager é que ao desligar e ligar a energia, o ESP01 não se conecta à Internet. O SSID e senha estão lá, mas ele pula a configuração forçada pra STA e entra em AP.

Dei uma olhada no fórum do desenvolvedor da biblioteca, mas confesso que boiei. Tentei várias opções de reconnect e autoconnect, mas não deu certo.

Se injetar SSID e senha, tudo funciona perfeitamente. Mas não queria deixar assim.

Você já teve problema parecido? Conseguiu contornar?

Meu próximo passo seria pesquisar outra lib ou desistir e colocar um interruptor wifi comercial mesmo. Mas aí acaba o desafio. Rs...

Obrigado de antemão!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal que está seguindo este caminho @regisassao.

Sobre a utilização do Esp01 com rele para acionamento remoto. Tem alguns pontos / sugestões:

1- Você não pensa em utilizar o próprio Esp32 que já está utilizando no timer (ele tem muitas portas livres)?

2- É importante você utilizar um transistor para acionar o rele (mais comum é o de 5V, que funciona também com 3V3 do Esp). As saídas do Esp não tem potência suficiente para um acionamento confiável / direto do rele. Também é recomendável a instalação de diodo (invertido) nos polos da bobina do rele (para proteção dos componentes com relação a carga indutiva do rele). Posso te enviar um exemplo deste circuito se precisar.

3- Sobre conexão com a internet: eu sempre utilizo SSID e Senha no código do programa. Quanto a atualização do código (seja por mudança de senha ou melhoria) sem ter que tirar o Esp de dentro da máquina, vejo duas opções:

- Deixar um cabo / conexão USB em uma parte aberta (traseira) da máquina para permitir o update do código (trazendo um note para perto).

- Utilizar / adicionar ao código um trecho de programação via OTA (over the Air). Não é tão complicado e você pode atualizar o código remotamente. Posso te enviar um exemplo se precisar (acho que já tem um nos exemplos do próprio arduino).

Espero ter ajudado e se precisar de alguma outra dica, é só falar.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @gabrieltravassos! Valeu pelas dicas!

Vou querer tudo... kkk... depois te mando uma mensagem com meus contatos. 

Sobre as perguntas, vamos la:

1 - Até tem porta disponível, várias. Mas, o que pensei foi: o microcontrolador teria de ficar ligado 24hs/dia. A chance de queimar ou queimar mais cedo aumenta. O ESP32 é bem mais caro que o ESP01 e se queimar perco muitas funções que fazem falta. Se eu colocar um esp01 na alimentação, vai me custar 7 reais a mais se comprar um pacote de módulo relé shield mais o ESP01. Se queimar, continuo tendo o interruptor, só não acionou a distância, e todas as outras funções no ESP32 ficam preservadas.

2 - Nos testes que fiz aqui, não tive problema de acionamento. Seja com o ESP32 ou com o ESP01. Mas manda o exemplo sim, que um transistor e 2 diodos não custam quase nada. Agora, a minha dúvida é se usando esses módulos shield que eu só plugo o ESP01 já não teria as proteções embutidas. Adicionar transistor e diodo nesse esquema tira toda a praticidade do shield. Já para o ESP32 que vai acionar a bomba via relé, posso colocar.

3 - Boa dica a do OTA. Vou dar uma olhada na IDE.

Nos meus tempos vagos, vou estudar o OTA e a balança. 

Obrigado novamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisassao,

Entendi tua preferência por um Item mais simples / barato para as funções 24h/dia. Realmente faz sentido.

Sobre o item 2, se você está usando um Shield/módulo rele, ele já vem normalmente com estes componentes (transistor, optoacoplador e diodo), por este motivo não está tendo problemas de acionamento direto. A minha indicação anterior seria para, caso fosse montar o circuito (componentes soltos).

De qualquer forma, vou buscar um exemplo desse circuito e também de um código com OTA pra te enviar.

Em adição, como está pensando em acionar a bomba via Esp e já vi que você tem instalado um Dimmer em sua máquina. Já viu o Dimmer controlado por Esp / Arduino? Estou pensando em comprar um para gerar perfis / curvas de pressão diferentes na extração (e visto que já tenho o input de pressão via transdutor).

Se tiver interesse em utilizar no futuro, segue o link do dispositivo:

https://a.aliexpress.com/_mrzhAZG

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

Dimmer controlado por Esp / Arduino? Estou pensando em comprar um para gerar perfis / curvas de pressão diferentes na extração (e visto que já tenho o input de pressão via transdutor).

Sabe que eu até pesquisei uns transdutores de pressão, mas fiquei com preguiça da instalação hidráulica? Não descarto no futuro. Até vou ficar com várias portas disponíveis no ESP32 que podem acomodar muita coisa depois.

Pensei ainda em substituir o PID e controlar pelo ESP. Mas já está tudo instalado, dimmer e PID, deu preguiça de mexer com isso. E tenho investido nas funcionalidades que não tenho ainda que é timer e balança integrada à máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrieltravassos achei um tutorial no Random Nerd Tutorials. Testei o processo tanto para o ESP01 como para o ESP32 e funcionou. 

É um procedimento complicado, mas seguindo o passo a passo foi fácil. Acho até que vou desistir do Blynk, pois o tutorial do Rui Santos já tem um código exatamente pra controlar a GPIO2, que posso usar pra ativar o relé da alimentação paralela.

Na próxima, vou inserir o código anterior na ESP32 pra ver se tudo continua funcionando.

Valeu pela dica!

Depois atualizo aqui os progressos... Abs!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso Arduino na minha máquina que fica no trabalho (uma BZ09 com bomba MGFR) e controlo temperatura da caldeira e grupo, bomba, coloquei um transdutor, mas no fim não implementei perfis etc. Usamos manual e basicamente pré infusão e alguma redução se o fluxo da extração aumentar demais. Ficou pendente instalar um medidor de.fluxo,  arranjei um de 1 ml/s da Digimesa, mas ficou pendente. 

Alem do controle básico pra funcionar tudo, mais "diferente" e útil mesmo é ligar e desligar a máquina nos horários programados... 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana esse projeto! Eu estou no básico ainda, quem sabe um dia faço algo mais sofisticado.

Mas, realmente, no trabalho, o liga e desliga em horários programados deve ser o mais útil.

A pré-infusão até pensei em automatizar aqui. Eu poderia medir uns ajustes no dimmer e programar sem ler a pressão real...

Futuramente pode ser que eu nem use metade das funções que desenvolver, mas tem sido divertido também. Coisa de nerd... rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, regisassao disse:

Fala @gabrieltravassos! Valeu pelas dicas!

Vou querer tudo... kkk... depois te mando uma mensagem com meus contatos. 

Sobre as perguntas, vamos la:

1 - Até tem porta disponível, várias. Mas, o que pensei foi: o microcontrolador teria de ficar ligado 24hs/dia. A chance de queimar ou queimar mais cedo aumenta. O ESP32 é bem mais caro que o ESP01 e se queimar perco muitas funções que fazem falta. Se eu colocar um esp01 na alimentação, vai me custar 7 reais a mais se comprar um pacote de módulo relé shield mais o ESP01. Se queimar, continuo tendo o interruptor, só não acionou a distância, e todas as outras funções no ESP32 ficam preservadas.

2 - Nos testes que fiz aqui, não tive problema de acionamento. Seja com o ESP32 ou com o ESP01. Mas manda o exemplo sim, que um transistor e 2 diodos não custam quase nada. Agora, a minha dúvida é se usando esses módulos shield que eu só plugo o ESP01 já não teria as proteções embutidas. Adicionar transistor e diodo nesse esquema tira toda a praticidade do shield. Já para o ESP32 que vai acionar a bomba via relé, posso colocar.

3 - Boa dica a do OTA. Vou dar uma olhada na IDE.

Nos meus tempos vagos, vou estudar o OTA e a balança. 

Obrigado novamente!

@regisassao, te enviei por e-mail algumas informações / conteúdos sobre os temas em questão aqui.

Qualquer dúvida, onde eu conseguir ajudar, é só me chamar pelo whats ou levantar a questão por aqui.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, gabrieltravassos disse:

@regisassao, te enviei por e-mail algumas informações / conteúdos sobre os temas em questão aqui.

Qualquer dúvida, onde eu conseguir ajudar, é só me chamar pelo whats ou levantar a questão por aqui.

Att,

Valeu, Gabriel! Ja caiu na caixa de mensagens. Vou dar uma olhada mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...