Gustavo Adolfo Ramos Postado 25 Maio 2022 Denunciar Share Postado 25 Maio 2022 O gosto do café especial que tomamos depende de fatores objetivos, que vão desde a muda até os métodos de extração, passando pela secagem e a torra. Mas, depende também de fatores subjetivos. O próprio gosto é algo subjetivo, pois se trata de um conjunto de sensações que o degustador tem ao prová-lo. O gosto sentido, portanto, depende das substâncias que estão no café e, ao mesmo tempo, dos neurônios, digamos assim, de quem o toma. Se um café contém determinados ésteres, aldeídos e ácidos orgânicos, ele provoca um sabor semelhante ao das frutas e se diz que é frutado. Esses são os meus preferidos. Só aceito comprar um café caro, como são os especiais, se algum gosto exótico, como esse de frutas, nele se revela nesse produto. Ocorre que, muitas vezes, compro um café dito frutado, mas, ao prová-lo algumas vezes, não sinto um tal sabor ou o sinto de maneira muito fraca. Mas, ocorre também, que, dias depois, passo a sentir e sentir bem o sabor de frutas, mesmo que o método de extração continue o mesmo. É aí que eu lhes pergunto, isso é comum? Ocorre com vocês? Teria isso a ver com o próprio café, que revela o seu gosto ao passar dos dias, ou com a minha subjetividade, com variáveis ligadas a mim e não ao café em si? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 25 Maio 2022 Denunciar Share Postado 25 Maio 2022 Difícil avaliar a subjetividade, mas tenho essa percepção de que o café muda ao longo dos dias, e pra mim vai melhorando pós torra até um pico, depois vai perdendo potência nos aromas etc. Sei lá, mil coisas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 26 Maio 2022 Denunciar Share Postado 26 Maio 2022 Boa pergunta. Eu tendo a achar normal, até porque há uma influência grande do olfato e do que comemos antes de tomar o café. Porém, você deve conseguir estabilizar as variáveis, caso contrário não haveriam Q-graders e outros profissionais de degustação que precisam ter muita consistência. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diego Nunes Postado 26 Maio 2022 Denunciar Share Postado 26 Maio 2022 Podem ser algumas coisas. Quão fresco tá esse café quando você começa a tomá-lo? Geralmente é recomendando alguns dias de descanso pós-torra, onde o café desgaseifica uma parte do CO2 desenvolvido durante a torra. Esse processo geralmente "estabiliza" e "abre" mais os sabores do café. Entretanto, não existe uma regra clara de quanto deve ser esse período de descanso pós-torra. Cada torrefação tem suas recomendações, que geralmente começam a partir de 2 dias até 20+ dias pós-torra. Esse tempo varia de acordo com o estilo de torra, método de extração e, claro, preferências/percepções pessoais. O café, tendo diversos compostos orgânicos, também sofre alterações químicas e físicas ao longo dos dias. Por exemplo, a desgaseificação continua por tempo indeterminado, compostos oxidam, etc. Logo, mesmo que você não altere nenhum parâmetro na extração, o grão sofre mudanças ao longo dos dias que podem impactar na sua extração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas