Ir para conteúdo

Extração na ARAM


Postagens recomendadas

Ola! 
Uso duas máquinas. Uma Aram e uma Delonghi dedica. Moedor JXPRO.

Na Dedica eu já consigo extrair um espresso muito saboroso. Com bom corpo, balanceado, 35-40s para 18g/45g em uma extração rAzoavelmente ok e centralizada, apesar de alguns esguichos aqui e outros ali. 

Ja na ARAM ainda não acertei essa extração. No sabor o café está razoável, mas não sinto o mesmo corpo e as mesmas notas que consigo obter na Dedica, ainda que com mais café (22g na dose).

Eis prints de vídeo em ambas para que se possa visualizar melhor o aspecto.

metodo na Aram: pré infusão a uma volta por segundo até a primeira gota e após isso acelero até buscar uma constante em via única (que não vem)

onde posso estar errando? Já moí mais fino e aumentou canalização.  Mais grosso não oferece tanta resistência e o cafe fica aguado.

Onde posso estar errando?

BA79AB7F-A653-4735-92E8-060359C6AAD3.thumb.jpeg.5fd6f946193c6d071304d601dd843884.jpegE86F2C27-A4AB-4D32-B5F7-3E65F5599E96.thumb.jpeg.216a04d5c31cf431d715ad3f70f03541.jpeg da extração:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tá bonito na foto, mas talvez manter a moagem fina e fazer pressão mais baixa no início, ou ao engrossar aumentar a dose, se bem que já tá nem alta. Torra não é muito clara não?

De qualquer maneira, difícil comparar extrações de máquinas tão distintas. Fiquei com uma Aram por uns dias e só curti quando pré aquecia bem o troço, umas 3x. Mas tirei excelentes cafés, acho que na faixa dos 18g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2022 at 20:49, MaLeandrini disse:

Minha unica alegria ao comprar uma aram foi ter uma aram. Apenas! hahahahahahaha

Por conta da postagem tirei a semana para me dedicar 'a Aram e me surpreendi. O dificil é acertar a moagem, mas quando acerta sempre da bom! (se escaldar pelo menos 3 vezes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2022 at 21:32, robertoalmeida disse:

Ola! 
Uso duas máquinas. Uma Aram e uma Delonghi dedica. Moedor JXPRO.

Na Dedica eu já consigo extrair um espresso muito saboroso. Com bom corpo, balanceado, 35-40s para 18g/45g em uma extração rAzoavelmente ok e centralizada, apesar de alguns esguichos aqui e outros ali. 

Ja na ARAM ainda não acertei essa extração. No sabor o café está razoável, mas não sinto o mesmo corpo e as mesmas notas que consigo obter na Dedica, ainda que com mais café (22g na dose).

Eis prints de vídeo em ambas para que se possa visualizar melhor o aspecto.

metodo na Aram: pré infusão a uma volta por segundo até a primeira gota e após isso acelero até buscar uma constante em via única (que não vem)

onde posso estar errando? Já moí mais fino e aumentou canalização.  Mais grosso não oferece tanta resistência e o cafe fica aguado.

Onde posso estar errando?

BA79AB7F-A653-4735-92E8-060359C6AAD3.thumb.jpeg.5fd6f946193c6d071304d601dd843884.jpegE86F2C27-A4AB-4D32-B5F7-3E65F5599E96.thumb.jpeg.216a04d5c31cf431d715ad3f70f03541.jpeg da extração:

Escalda a Aram umas 3 vezes e compra um termômetro culinário bacana que sai coisa boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho feito 2 escaldes e na 3a água extraio o café. Ela geralmente está a 93 graus. Vou tentar mais quente.

Café usado do amigo Alex, da Torra Fresca. 
Nao sei de vocês acham essa torra clara. É mais ou menos a que sempre usei

 

98A49A14-A0A1-49BC-BA3F-C4E363F4CC63.jpeg

14 horas atrás, MaLeandrini disse:

Por conta da postagem tirei a semana para me dedicar 'a Aram e me surpreendi. O dificil é acertar a moagem, mas quando acerta sempre da bom! (se escaldar pelo menos 3 vezes).

Comprei a resistência para aquece-la, mas ainda não tive tempo de fazer uma tomada (plugue) pra ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo pode colocar a água fervendo sem medo, a temperatura cai até entrar em equilíbrio térmico, é normal.

Quanto a torra, tá ótima, a questão é só a temperatura e a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Marcão disse:

Amigo pode colocar a água fervendo sem medo, a temperatura cai até entrar em equilíbrio térmico, é normal.

Quanto a torra, tá ótima, a questão é só a temperatura e a moagem.

Mas é isso mesmo. Coloco fervendo, ela cai de temperatura até uns 70 graus na primeira, depois nos 80 na segunda água e na terceira consigo manter nos 90 e poucos. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @robertoalmeida blz? cara peguei a minha aram em fevereiro e digo que apanhei um pouco e depois de abaular dois porta filtros percebi que é muito importante nela é a temperatura e compactação. Comprei um wdt e comecei a fazer os escaldos, outra coisa que fiz também foi diminuir a quantidade de pó no porta filtro duplo para 20 gramas.

Sempre que pego um café novo tento manter a moagem e só aumento ou diminuo meia grama.

Cara sobre a resistência você teve que alargar a aram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Bruno Hildebrando disse:

Opa @robertoalmeida blz? cara peguei a minha aram em fevereiro e digo que apanhei um pouco e depois de abaular dois porta filtros percebi que é muito importante nela é a temperatura e compactação. Comprei um wdt e comecei a fazer os escaldos, outra coisa que fiz também foi diminuir a quantidade de pó no porta filtro duplo para 20 gramas.

Sempre que pego um café novo tento manter a moagem e só aumento ou diminuo meia grama.

Cara sobre a resistência você teve que alargar a aram?

Oi Bruno! Testei a resistência por esses dias e não tive que alargar, não. Nos últimos lotes a própria Aram já veio com os furinhos um pouco maiores para caber a resistência certinho. 
 

temperatura está ok. Acho que só preciso encontrar esse ponto correto de moagem e quantidade :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, dica de ouro pra achar a moagem certa, pese a dose, mantenha sempre o mesmo peso, aí você vai ajustando só a granulometria, na Aram eu costumo usar uma dose de 20g, tenta padronizar a dose que fica mais fácil pra achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 hours ago, robertoalmeida said:

Oi Bruno! Testei a resistência por esses dias e não tive que alargar, não. Nos últimos lotes a própria Aram já veio com os furinhos um pouco maiores para caber a resistência certinho. 
 

temperatura está ok. Acho que só preciso encontrar esse ponto correto de moagem e quantidade :)

Cara legal, você encomendou em algum lugar espercífico? vc consegue passar o contato pls.

 

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

eu tambem ando sofrendo bastante com a aram, espressos saindo bem acidos nao importa o grão.

Máquina sempre escaldada + de 3 vezes.

Moagem muito dificil de acertar, mesmo usando um 1Zpresso JMAX. Se alguem tiver alguma dica de tamanho de grão para eu tentar acertar aqui....eu agradeço.

Estou sempre usando 20g de café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2022 at 18:14, Marcelofs disse:

eu tambem ando sofrendo bastante com a aram, espressos saindo bem acidos nao importa o grão.

Máquina sempre escaldada + de 3 vezes.

Moagem muito dificil de acertar, mesmo usando um 1Zpresso JMAX. Se alguem tiver alguma dica de tamanho de grão para eu tentar acertar aqui....eu agradeço.

Estou sempre usando 20g de café

Cara, nao acertei um ainda com Jmax. Uso o breville e ta saindo! A moagem da máquina -2 ou 3 clicks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2022 at 21:14, Rafael Ribeiro Simões disse:

Alguém com a Aram antes do alargamento dos furos, citada pelo colega, que use resistência?

Eu! Cheguei a fazer algumas pra vender pra alguns do fórum até início do ano... comprei os elementos resistivos da China, 4,5mm de diâmetro (medida que entra na antiga e não acha no BR), e aqui eu soldei em cabo com plug de tomada e interruptor, e fiz uma pega com silicone de alta temperatura. 

Tô pensando se faço novo lote... vai depender de demanda, e de eu encontrar um tempinho, pq as coisas aqui na ROAST esse ano tão meio corridas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra quem tá com dificuldades nas extrações aí, duas dicas do que fui experimentando nesses anos:

- Usem puck screen ou filtro de Aeropress em cima do bolo. Ajuda bastante na distribuição de água e evita canalização.

- Infelizmente o equipamento não tem um medidor de pressão do grupo, então tem que ter cuidado pra não exagerar na pressão, o que é bem fácil por conta do sistema de rosca. Pressão exagerada acaba canalizando demais e impacta negativamente no sensorial. Eu costumo pegar na manivela com a ponta dos dedos esticados, o que já é suficiente pra força de uma moagem bem ajustada. Costumo fazer umas pré-infusões mais longas também... vou baixando o pistão devagar, algo como 1 rotação/s, e o espresso vai começar a pingar lá pros 20s. Não é super necessário, mas acho que ajuda a evitar canalização também.

- Pra mais dicas, deem um toque lá no Alex do Torra Fresca, q ele tem muito mais experiência com Aram q eu :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...