Ir para conteúdo

Moedor Gaggia MDF


GustavoNP

Postagens recomendadas

Legal a iniciativa de criar um fórum dedicado para o assunto, antes apenas em um único tópico ficava complicado acompanhar tantos assuntos.

 

No outro tópico via muitos perguntarem sobre o MDF, vou fazer um resumo sobre ele:

Serve para espresso?

Sim, a regulagem original permite preparar tranquilamente espressos usando a escala entre 3 e 7.

 

E turco?

Embora na 1 fique bem fina, ainda não é 100% ideal. Se for realmente necessário dá pra desmontar ele facilmente e rolar uns 2 steps mantendo a mesma numeração, ou seja, 2 steps além do limitador. Isto implicado em perder 2 steps de moagem grossa, para ganhar 2 steps + finos.

 

E o restante?

Todos também, inclusive o mecanismo não tranca por causa dos grãos se você estiver numa regulagem fina tipo a 4 e quiser ir para a 30 ou vice-versa. Basta girar.

 

Tem estática?

Tem, muito pouca.

 

Qual o principal 'defeito' na minha opinião?

Não existir a opção 'doserless'. Para quem prepara eventualmente o dosador se torna um inimigo, já que acumula resíduos. Além disso, quem usa pouco não consegue moer café em quantidade suficiente para que o dosador despeje exatas 7g de café por acionamento da alavanca, perdendo completamente o propósito de existir. Remover o dosador não é uma tarefa fácil, visto que precisaria mexer em todo o casco do moedor. Eu não deixo grãos no reservatório, os deixo em um pote hermético, portanto coloco exatamente a quantidade de grãos (14-16g) que vou moer e dou quantas maniveladas forem necessárias para que o pó caia totalmente no filtro.

Quem gosta de deixar o grão no reservatório pode cronometrar uma vez apenas com a quantidade desejada, depois é só repetir o mesmo tempo sempre que precisar que a mesma quantidade seja moída.

 

Tem alguma mod útil?

Tem, dá para deixá-lo stepless removendo 2 pinos e 2 molas que são os responsáveis por saltar de 1 step para outro. O problema é conseguir estabilizar o step (impedir que ele gire enquanto moe o café), o mod tradicional com fita de teflon não é eficiente, pois você não conseguirá deixá-lo firme para toda a escala. Exemplo: se deixar firme o suficiente para a escala de 3 a 7, ao tentar moer em 27 ele rapidamente irá girar sozinho enquanto moe até atingir algo perto de 9. Portanto, não é tão simples quanto parece. A melhor solução para evitar o giro é adaptar um L na lateral do aparelho com um pino rosqueado exercendo pressão sobre o reservatório de grãos, permitindo que ele gire somente se você afrouxar.

 

Vale a pena?

Sim.

 

Pra limpar como faz? É fácil?

Não é muito fácil ter acesso ao dosador, tem uma aba que atrapalha muito pra limpar, mas você pode usar aqueles "grãos"/pedrinhas especiais para limpeza de moedores.

Eu uso arroz a cada 3 meses, removo 2 parafusos do reservatório, retiro ele e passo aspirador em tudo.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há outro mod pra deixá-lo stepless,

utilizando um disco de metal liso sob o disco inferior da mó e reforçando as molas dos pinos pra evitar que gire.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo link com tutorial em inglês do mod que eu havia comentado anteriormente.

 

http://coffeegeek.com/forums/espresso/grinders/361843?Page=2

 

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Eu usei o Urnex Grindz pela primeira vez no meu MDF e fiquei com algumas dúvidas.

 

1- Durante a moagem das pastilhas do Grindz, o seletor pulou de 5 para 4 e para 3. Eu iniciei em 5, seguindo a instrucao do fabricante de usar um nivel médio para a limpeza. É normal isso?

 

2- Alguem desmonta esse moedor para limpeza? Li no Home Barista que há mais motivos para nao desmontar.Como desmontar? Eu fui até a retirada dos dois parafusos externos. Depois disso imagino que teria que tirar uma capa de plastico que cobre dois parafusos mas nao tive certeza se é por aí mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Os meus moinhos me permitem muito bom acesso às mos e demais partes internas.

Assim sendo utilizo pincel, palitos e escova de dentes (limpo dente por dente com palito até ficar totalmente limpo), papel de cozinha e aspirador de pó.

Faço limpeza cada 15 dias ou quando troco de café, hoje demoro 10 a 15 minutos em deixar perfeita, posso fazer uma limpeza rápida em 5 minutos, se necessário.

O grindex (algumas pessoas usam arroz de cozimento rápido e/ou outros cereais), quando passa pelas mós retira a oleosidade do café e os restos do café, mas deixa um pouco do pó de arroz e precisas moer um tanto de café para eliminar os residuos brancos.

Duvido que um pouco deste residuo altere o sabor, mas o pó branco misturado ao café pode dar uma impressão esquisita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Este moinho existe no modelo 110v ou é só no 220v ? Estou perguntando isto pois em todos os lugares que encontro ele é na versão 220v . Onde posso comprar um mdf novo na voltagem de 110v ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só conheço em 220v,

talvez nos EUA seja 110v, aí teria que importar.

Por que não compra um baratza?

A faixa de preço é semelhante, tem 110v, a qualidade da moagem deve ser próxima e garanto que são bem mais fáceis de limpar.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só conheço em 220v,

talvez nos EUA seja 110v, aí teria que importar.

Por que não compra um baratza?

A faixa de preço é semelhante, tem 110v, a qualidade da moagem deve ser próxima e garanto que são bem mais fáceis de limpar.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o velho MDF da minha irmã durante uma semana e gostei bastante.

É uma maquina bem sólida e, apesar de ter utilizado só para italiano, mas testando a regulagem, me pareceu que deve moer direitinho para todos os tamanhos.

Por um lado é bastante barulhenta, é lenta e o dossador não é dos mais práticos - nada disto vejo como limitante - mas do outro foi só tirar do armário, onde esteve por mais de três anos e ainda com café dentro, moer duas ou três xícaras de café para limpar e já estava moendo corretamente e sem frescuras.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

tenho um, está parado há um bom tempo,

mas pra prensa francesa foi o melhor moedor que eu tive,

dava bem pouco resíduo na xícara.

Funcionava bem pra espresso também,

usei por muito tempo,na Baby Twin até pegar o Vario e tirava ótimos espressos.

A parte ruim ficava por conta da limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

Foi essa mesma a impressão que tive nos poucos dias que usei ...

Eu normalmente sou muito exagerado com a limpeza (estou melhorando ultimamente), quando vi o MDF super sujo, pensei que não ia dar ...

Mas fui moendo café, mudando a regulagem, batendo o dossador e cheirando o resultado e após a terceira xícara o pó ficou bom, e após dos dias de uso estava ótimo.

Com certeza que não é bonito, silencioso ou amigável, mas me pareceu competente e com certeza que continuará moendo bem muito tempo após que os novos se tenham aposentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra comparar tecnologia, torque de motor e montagem interna, entendo que para ser justo comparar o Gaggia MDF a algum Baratza, teria de ser ao Virtuoso convencional, pois li que o Encore é mais simples e limitado em sua mecânica.

 

Na promoção atual do Alexandre, creio que valha investir em um Virtuoso, mas se for pra comprar o Encore, acho aconselhável ponderar sobre o MDF, que custa a mesma coisa e, segundo todos reviews que achei, é de uma categoria superior. Mas, tem o problema do "dosador", claro, que dá trabalho pra manter limpo e demora mais pra tirar uma "dose" de cada vez.

 

Já usei e gostei muito do MDF. Era o modelo que eu iria comprar, se não tivesse conseguido o Vario na época. Bom, esses são apenas meus quinhões...

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Cabral.

 

No que diz respeito a mecânica, o Encore é idêntico ao Virtuoso e ao Preciso. Mesmo motor, transmissão secundária GB2.0. e anel de lâminas passivas. Apenas a mó ativa tem novo desenho.

 

A diferença marcante entre os moinhos da Baratza acima mencionados e o MDF é com certeza o sistema de mós, pois o moinho da Gaggia usa discos de lâminas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Vi um video dele no youtube, a parte interna deste MDF é bem parrudo, muito metal e pouquíssimo plastico, o que deve torná-lo muito durável.

Alguma chance de achá-lo no BR em versão 110v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe, tinha pensado que o Rodrigo não estava aprovando o moedor kkk!

Alexandre, já tinha lido uma postagem sua em um outro tópico comentando que este moedor fazia bem o serviço, excetuado a retenção...

Se eu achasse um novo com um preço atrativo (sobra da ultima importação) ainda que 220, arrematava!

Mais que R$1000,00 não tenho condições de gastar com moedor neste momento e também como aqui o uso de espresso é mais com leite, pro meu caso, acredito que este seria perfeito.

Até pensei no Baratza Encore, mas vendo seu interior em alguns vídeos, não parece um moedor resistente... sei lá, pode ser só impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...