ivoesazevedo Postado 10 Julho 2022 Denunciar Share Postado 10 Julho 2022 Olá! Minha Delonghi EC200CD.B 127V resolveu dar pane durante a extração de um espresso simples com o filtro pressurizado original. Parou de mandar água pelo filtro, e começou a vazar água e vapor por outras partes, como a lateral do porta filtro, a região do tubo vaporizador, e o botão de controle do vapor, situado na parte superior da máquina. Senti também um cheiro de queimado, ou de "quente". Tenho aquele PDF disponibilizado na NSShop, com a vista explodida e a lista de peças. Acredito que, se a loja tiver todas as peças para vender, conseguirei consertar a máquina. Baseado no que descrevi, alguém mais experiente pode comentar sobre o que deverei observar quando abrir a máquina, como testar os componentes, e como (nem pensei em "se") arrisco o conserto? Gosto da máquina; sei que não é um equipamento excelente, mas serviu-me por muitos anos e, quando adquirir outra máquina, quero estar financeiramente preparado para subir um degrau considerável, em vez de trocar seis por meia dúzia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_mendes Postado 11 Julho 2022 Denunciar Share Postado 11 Julho 2022 Oi, @ivoesazevedo . Ja abriu ela pra tentar ver o que foi que deu ruim? Eu abri a minha pra trocar o tubo de vapor. Ela tem uma mangueira da bomba para a caldeira que usa uns engates de grampo. Se essa mangueira se romper ou se soltar o vapor da caldeira só tem a válvula, o braço de vapor e o redor do grupo pra escapar. Pra abrir tem que puxar o acabamento da válvula de vapor. Aí solta dois parafusos torqs que ficam embaixo da tampa do reservatório e mais dois parafusos torqs próximos aí grupo de extração. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 12 Julho 2022 Autor Denunciar Share Postado 12 Julho 2022 @davi_mendes obrigado pela resposta. Ainda não abri. Estava esperando alguém que tenha aberto comentar. Pensei mesmo que poderia ter escapado ou rompido algum tubo. Com o tempo que essa máquina está no mercado, imaginei que alguém já teria tentado consertar. Fiquei um pouco preocupado com o cheiro. Tomara que não tenha danificado nada elétrico. Abrirei a máquina quando tiver bastante tempo livre para fazer com calma e detalhadamente. Não quero arriscar estragar mais alguma coisa. Aproveitando que mexerei na máquina, alguém já se aventurou a controlar a pressão dela? Melhora a extração se diminuir a pressão de 15 bar (divulgado) para 9 bar? Seria fácil fazer de maneira reversível, de maneira a escolher de acordo com o filtro utilizado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
1colete Postado 12 Julho 2022 Denunciar Share Postado 12 Julho 2022 A maneira mais simples e reversível de alterar essa pressão é com um dimmer na bomba. Deve ter muita informação no tópico da poemia e Gaggia 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_mendes Postado 12 Julho 2022 Denunciar Share Postado 12 Julho 2022 Quando eu abri eu usei esse vídeo de base: E estas são umas imagens da minha aberta: https://i.imgur.com/9YXkjw1.jpg https://i.imgur.com/IFELvWQ.jpg 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 12 Julho 2022 Autor Denunciar Share Postado 12 Julho 2022 Já fiquei mais corajoso. Tenho um jogo de chaves torx. Verei se servem ou se precisarei adquirir outras. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 17 Julho 2022 Autor Denunciar Share Postado 17 Julho 2022 Abri a máquina. Nem precisei usar ferramentas especiais. Uma chave de fenda busca polos serviu direitinho, sem esforço. No primeiro exame, encontrei três problemas: 1) A válvula da bomba (código 7313286129) está quebrada. R$ 100,00 na NS Shop. https://www.nsshop.com.br/detalhes/valvula-da-bomba-para-cafeteiras-delonghi-33854-33854 2) Um fio rosa ligado na parte superior da caldeira torrou. Dele segue para um termofusível que ainda não medi, mas custa R$10,00. https://www.nsshop.com.br/detalhes/termofusivel-para-cafeteiras-delonghi-5458-5458 3) Os contatos da resistência estão oxidados. Uma nova custa R$ 100,00 na NS Shop. https://www.nsshop.com.br/detalhes/resistencia-127v-para-cafeteiras-delonghi-5519-5519 Espero que mais nada esteja estragado. Caso não receba algum comentário recomendando alguma outra ação, amanhã ou depois, em seguida, pretendo comprar a válvula e talvez o termofusível. Tentarei limpar os contatos da resistência. Se não conseguir, comprarei uma resistência nova. Infelizmente a NS Shop não vende os "chicotes" de fios de interligação prontos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_mendes Postado 20 Julho 2022 Denunciar Share Postado 20 Julho 2022 Oi, @ivoesazevedo, nunca precisei fazer troca das peças dela diretamente. Não tenho nenhuma indicação quanto a isso. O que fiz foi mais mod mesmo, trocando o braço de vapor por um sem panarello. Cara, abrir a caldeira é fácil fácil tb. Eu fui obrigado a abrir pois o braço de vapor fica fixado entre as duas partes da caldeira. Se vc se achar aventureiro pra abrir tb, é só soltar os quatro parafusos da caldeira. É legal pra fazer uma boa limpeza dentro dela. A minha tinha leves sinais de calcificação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 20 Julho 2022 Autor Denunciar Share Postado 20 Julho 2022 @davi_mendes, estava hoje mesmo pensando em abrir a caldeira para olhar como está por dentro. Ainda não modifiquei o braço de vapor porque quase nunca uso. Mas está nos planos, sem pressa nenhuma. Aquele manual com a vista explodida só mostra as partes "sólidas" e nada da fiação. Será possível encontrar informações sobre a parte elétrica, para talvez pensar em mods para o futuro? @1colete, caso eu coloque um dimmer na bomba, para baixar a pressão para 9 bar, como farei para medir a pressão? Ainda não consultei o tópico da Poemia e Gaggia. Caso a resposta esteja lá, só diz isso, hahaha. Acho que, se fosse possível fazer com facilidade, e funcionasse bem, uma chave de duas posições para selecionar a pressão serviria para facilitar. Mas um dimmer realmente possibilitaria experimentar bastante. Só não sei se o espirito científico baixaria em mim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 1 Agosto 2022 Autor Denunciar Share Postado 1 Agosto 2022 Up! Alguém conhece outro lugar onde comprar a válvula da bomba (código 7313286129). Pelo jeito está em falta na NS Shop. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 3 Agosto 2022 Autor Denunciar Share Postado 3 Agosto 2022 Atualização: Comprei no ebay. Vem da Lituânia com frete grátis. Vamos ver se dá certo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas