Ir para conteúdo

Delonghi EC200CD.B 127V enguiçou


Postagens recomendadas

Olá!

Minha Delonghi EC200CD.B 127V resolveu dar pane durante a extração de um espresso simples com o filtro pressurizado original. 

Parou de mandar água pelo filtro, e começou a vazar água e vapor por outras partes, como a lateral do porta filtro, a região do tubo vaporizador, e o botão de controle do vapor, situado na parte superior da máquina. Senti também um cheiro de queimado, ou de "quente".

Tenho aquele PDF disponibilizado na NSShop, com a vista explodida e a lista de peças. Acredito que, se a loja tiver todas as peças para vender, conseguirei consertar a máquina.

Baseado no que descrevi, alguém mais experiente pode comentar sobre o que deverei observar quando abrir a máquina, como testar os componentes, e como (nem pensei em "se") arrisco o conserto? 

Gosto da máquina; sei que não é um equipamento excelente, mas serviu-me por muitos anos e, quando adquirir outra máquina, quero estar financeiramente preparado para subir um degrau considerável, em vez de trocar seis por meia dúzia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, @ivoesazevedo . Ja abriu ela pra tentar ver o que foi que deu ruim? Eu abri a minha pra trocar o tubo de vapor.

Ela tem uma mangueira da bomba para a caldeira que usa uns engates de grampo. Se essa mangueira se romper ou se soltar o vapor da caldeira só tem a válvula, o braço de vapor e o redor do grupo pra escapar.

Pra abrir tem que puxar o acabamento da válvula de vapor. Aí solta dois parafusos torqs que ficam embaixo da tampa do reservatório e mais dois parafusos torqs próximos aí grupo de extração.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@davi_mendes obrigado pela resposta. 

Ainda não abri. Estava esperando alguém que tenha aberto comentar.

Pensei mesmo que poderia ter escapado ou rompido algum tubo. Com o tempo que essa máquina está no mercado, imaginei que alguém já teria tentado consertar.

Fiquei um pouco preocupado com o cheiro. Tomara que não tenha danificado nada elétrico.

Abrirei a máquina quando tiver bastante tempo livre para fazer com calma e detalhadamente. Não quero arriscar estragar mais alguma coisa.

Aproveitando que mexerei na máquina, alguém já se aventurou a controlar a pressão dela? Melhora a extração se diminuir a pressão de 15 bar (divulgado) para 9 bar? Seria fácil fazer de maneira reversível, de maneira a escolher de acordo com o filtro utilizado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abri a máquina. Nem precisei usar ferramentas especiais. Uma chave de fenda busca polos serviu direitinho, sem esforço.

No primeiro exame, encontrei três problemas:

1) A válvula da bomba (código 7313286129) está quebrada. R$ 100,00 na NS Shop. https://www.nsshop.com.br/detalhes/valvula-da-bomba-para-cafeteiras-delonghi-33854-33854

2) Um fio rosa ligado na parte superior da caldeira torrou. Dele segue para um termofusível que ainda não medi, mas custa R$10,00. https://www.nsshop.com.br/detalhes/termofusivel-para-cafeteiras-delonghi-5458-5458

3) Os contatos da resistência estão oxidados. Uma nova custa R$ 100,00 na NS Shop. https://www.nsshop.com.br/detalhes/resistencia-127v-para-cafeteiras-delonghi-5519-5519

Espero que mais nada esteja estragado.

Caso não receba algum comentário recomendando alguma outra ação, amanhã ou depois, em seguida, pretendo comprar a válvula e talvez o termofusível.

Tentarei limpar os contatos da resistência. Se não conseguir, comprarei uma resistência nova. Infelizmente a NS Shop não vende os "chicotes" de fios de interligação prontos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, @ivoesazevedo, nunca precisei fazer troca das peças dela diretamente. Não tenho nenhuma indicação quanto a isso.

O que fiz foi mais mod mesmo, trocando o braço de vapor por um sem panarello.

Cara, abrir a caldeira é fácil fácil tb. Eu fui obrigado a abrir pois o braço de vapor fica fixado entre as duas partes da caldeira.

Se vc se achar aventureiro pra abrir tb, é só soltar os quatro parafusos da caldeira. É legal pra fazer uma boa limpeza dentro dela. A minha tinha leves sinais de calcificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@davi_mendes, estava hoje mesmo pensando em abrir a caldeira para olhar como está por dentro. 

Ainda não modifiquei o braço de vapor porque quase nunca uso. Mas está nos planos, sem pressa nenhuma.

Aquele manual com a vista explodida só mostra as partes "sólidas" e nada da fiação. 

Será possível encontrar informações sobre a parte elétrica, para talvez pensar em mods para o futuro? 

@1colete, caso eu coloque um dimmer na bomba, para baixar a pressão para 9 bar, como farei para medir a pressão? Ainda não consultei o tópico da Poemia e Gaggia. Caso a resposta esteja lá, só diz isso, hahaha.

Acho que, se fosse possível fazer com facilidade, e funcionasse bem, uma chave de duas posições para selecionar a pressão serviria para facilitar. Mas um dimmer realmente possibilitaria experimentar bastante. Só não sei se o espirito científico baixaria em mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...