Daniel R. Stützel Postado 19 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2023 Uma coisa que notei com a minha Gaggia Classic pro: Com a mola original, a crema saía bem densa e bonita, mas não consegui acertar (ajustando a moagem e tempo de extração) para que o café q estava usando a acidez. Todas as extrações saía muito ácidas. Então troquei para a mola de 6.5 bar - e percebi que a crema começou a sair mais "rala". Mudei de café e consegui com outro café (da coffee and joy - pretérito) e acertei o ajuste a ponto da acidez e amargor sairem equilibrados. Vou mudar para a mola de 9 bar pra ver o que muda. PS: o café pretérito da coffee and joy tem uma torra mais intensa.Acho que nessa situação entra o ajuste fino dos macrons, surfar pelos bares de pressão, exige mais precisão mesmo, tenta fazer mais testes, certeza que encontrará novos resultados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
katjunior Postado 20 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2023 Em 19/09/2023 at 18:16, Daniel R. Stützel disse: Em 19/09/2023 at 11:09, katjunior disse: Uma coisa que notei com a minha Gaggia Classic pro: Com a mola original, a crema saía bem densa e bonita, mas não consegui acertar (ajustando a moagem e tempo de extração) para que o café q estava usando a acidez. Todas as extrações saía muito ácidas. Então troquei para a mola de 6.5 bar - e percebi que a crema começou a sair mais "rala". Mudei de café e consegui com outro café (da coffee and joy - pretérito) e acertei o ajuste a ponto da acidez e amargor sairem equilibrados. Vou mudar para a mola de 9 bar pra ver o que muda. PS: o café pretérito da coffee and joy tem uma torra mais intensa. Acho que nessa situação entra o ajuste fino dos macrons, surfar pelos bares de pressão, exige mais precisão mesmo, tenta fazer mais testes, certeza que encontrará novos resultados. Mudei para 9 bar. A crema ficou mais consistente e menos "rala". Não tem necessariamente a ver com a pressão em si, mas pelo que vi em alguns videos do youtube, parece ter a ver com a moagem. Como com mais pressão, vc precisa afinar um pouco mais a moagem, a crema tende a ficar mais bonita (claro mantendo o mesmo grão e idade). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas