Ir para conteúdo

Crema sem densidade na Gaggia Classic Pro


Geraldinho

Postagens recomendadas

Olá pessoal, testei hoje minha Gaggia Classic Pro e para minha decepção os expressos estão saindo com uma crema "rala" sem densidade, testei com 14g e 18g, usando o técnica da pre infusão melhorou sensivelmente mas mesmo assim está ficando muito a desejar, usando os mesmos grãos na minha maquina anterior que era uma Tramontina Breville Express usando 14g a crema saía perfeita, conseguia estrair um expresso bem cremoso, com certeza de cara da pra perceber que a Gaggia Classic é uma maquina bem mas "parruda" e bem mais quente que a Breville, mas então qual é o segredo? alguém já passou por isso? e alguém tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, testei hoje minha Gaggia Classic Pro e para minha decepção os expressos estão saindo com uma crema "rala" sem densidade, testei com 14g e 18g, usando o técnica da pre infusão melhorou sensivelmente mas mesmo assim está ficando muito a desejar, usando os mesmos grãos na minha maquina anterior que era uma Tramontina Breville Express usando 14g a crema saía perfeita, conseguia estrair um expresso bem cremoso, com certeza de cara da pra perceber que a Gaggia Classic é uma maquina bem mas "parruda" e bem mais quente que a Breville, mas então qual é o segredo? alguém já passou por isso? e alguém tem alguma dica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro as perguntas mais simples:

Qual a idade desses grãos? Torra recente, ou ainda é o estoque de quando tinha a outra máquina?

Estás usando o mesmo moedor? 

Alguma alteração na moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Geraldinho

Amigo, o café que você está usando está com torra nova (até 1 mês)?
Na Breville você estava usando o filtro pressurizado ou o despressurizado?
Tenta afinar um pouco a moagem até melhorar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a torra não é nova, deve ter uns 3 meses aprox. e filtro pressurizado nem pensar rsrs, agora a pouco consegui uma extração boa, com uma crema muito boa e densa, o que eu fiz foi deixar a moagem um pouco mais grossa o meu Tramontina estava em 10 e ajustei para 15 usei 16g e ficou muito bom, obrigado pela atenção amigo, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Geraldinho disse:

Amigo, a torra não é nova, deve ter uns 3 meses aprox. e filtro pressurizado nem pensar rsrs, agora a pouco consegui uma extração boa, com uma crema muito boa e densa, o que eu fiz foi deixar a moagem um pouco mais grossa o meu Tramontina estava em 10 e ajustei para 15 usei 16g e ficou muito bom, obrigado pela atenção amigo, abraço.

Possivelmente o fato da Breville ser 54mm ajudaria em ter maior densidade e aumentar a crema mesmo com uma torra já mais antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode ser devido ao tamanho do filtro e a quantidade de pó, como eu disse com 16g e um ajuste no moinho melhorou muito, mas ainda assim no Breville a densidade era maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2022 at 15:15, ivoesazevedo disse:

Primeiro as perguntas mais simples:

Qual a idade desses grãos? Torra recente, ou ainda é o estoque de quando tinha a outra máquina?

Estás usando o mesmo moedor? 

Alguma alteração na moagem?

Torra de uns 3 meses, sim o mesmo moedor, a principio usei a mesma regulagem no moedor, mas o descobri é que no meu caso com 14g não ficou legal, já com 16g e um ajuste diferente no moedor ficou bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldinho o que eu estudei sobre crema é o seguinte: 

- Crema se forma principalmente devido ao CO2;

- Com o tempo, o CO2 vai se desprendendo. Por isso, se quer muita crema, use torras de no maximo 1 mes. Menos de 1 semana não é uma boa, em geral, pois o cafe precisa descansar. Até 2-3 semanas seria o ideal, mas ai é minha opinião pessoal.

- Outro fator que influencia na formação de CO2 é a torra. Quanto mais escura, mais CO2.

- Crema, segundo alguns, é como a espuma do Chopp: o que você quer é café e não crema. Polêmico, tanto no mundo do Chopp quanto do café...

- Moagem: mais fina tende a gerar mais esforço para o café passar pelo filtro, ou seja, mais pressão. Novamente, imagine Chopp tirado com mais ou menos pressão: mais pressão igual a mais espuma. Por isso, aumentar a dose ou afinar a moagem gera mais crema.

- Porém, mais crema significa extração mais lenta e mais CO2, o que pode significar mais amargor e acidez. Não necessariamente o paladar acompanha a beleza da extração. No meu caso, por exemplo, prefiro mais acidez, extrações mais rápidas, que em geral se traduzem em menos crema. 

Sugiro testar as variáveis acima e ajustar ao seu paladar. Comigo, funcionaram bem, e tenho uma máquina bem mais simples, uma Poemia, com moedor K4 (que é muito bom pra espresso).

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns testes com Scace que mostram uma queda na pressão de 1 a 1,5 bar entre a bomba e o grupo. Acho que é do Whole Latte Lover.

Dessa forma, eles regulam a pressão na bomba para 10 a 10,5 bar.

Eu uso 10.5 bar na Poemia e me parece ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei se entendi. Os testes da WLL são com várias máquinas, as vezes a diferença é de 1 bar, as vezes 1,5 bar.

A Saeco que eu tenho é a Poemia, não SE50.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldinho então, eu acho muito bonito essas máquinas no estilo da SE50 (ECM, Appartamento, etc) eu quase comprei uma Appartamento que anunciaram aqui um tempo atrás por 9.000,00 mas infelizmente era pra retirada em mãos, e como eu moro no RN não deu certo.

Eu tô de olho faz tempo na SE50, mas como não se tem muita informação sobre ela eu não me arrisquei, aliás ela é uma remarcação da chinesa WellHome 310

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não sei se o problema é da pressão. Já vi vários vídeos que o James Hoffmann diz padronizar 9bar na bomba mesmo, e não no grupo. O Sprometheus regula para cerca de 6 bar, e o criador da Decent também recomenda que 6 bar seja o melhor patamar de pressão para que não tem um moedor high end. Fiz os testes e consegui extrações boas ajustando a OPV da Gaggia Baby para 6 bar, então acredito que seja alguma outra variável da extração na Gaggia Classic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal sobre a pressão, isso só funciona em máquinas com bomba rotativa, nas máquinas com bomba vibratória, ela vai subindo a pressão conforme encontra resistência, ou seja, o controle é na moagem ou na dose, as máquinas que tem OPV, a bomba vai funcionar da mesma maneira, só vai desviar a água caso a bomba produza uma pressão maior, o dimmer não vai regular a pressão, ele vai mudar o intervalo da vibração, e isso compromete o funcionamento adequado da bomba, o funcionamento é bem diferente de uma bomba rotativa onde se pode regular a força mesmo, sei que há controversas, mas essa informação foi de um técnico da Fiamma quando levei minha Minibar lá, e ele me explicou isso, a melhor forma de controlar a pressão em máquinas com bomba Ulka é controlando a dose e a moagem mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São as duas coisas: moagem muito grossa pode colocar o dimmer no máximo que não chega nos 9 bar. Moagem fina vai atingir 9 bar com menos "potencia" no dimmer. Vejo isso diariamente na minha Poemia.

Se compromete a bomba, não sei. A minha está com dimmer há mais de 6 meses, quase um ano, tirando 2-3 espressos por dia em média. Continua funcionando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldinho Colocando mais variáveis na equação... A temperatura da água e PF estão altos o suficiente? Qual moedor está usando?

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Marcão disse:

Pessoal sobre a pressão, isso só funciona em máquinas com bomba rotativa, nas máquinas com bomba vibratória, ela vai subindo a pressão conforme encontra resistência, ou seja, o controle é na moagem ou na dose, as máquinas que tem OPV, a bomba vai funcionar da mesma maneira, só vai desviar a água caso a bomba produza uma pressão maior, o dimmer não vai regular a pressão, ele vai mudar o intervalo da vibração, e isso compromete o funcionamento adequado da bomba, o funcionamento é bem diferente de uma bomba rotativa onde se pode regular a força mesmo, sei que há controversas, mas essa informação foi de um técnico da Fiamma quando levei minha Minibar lá, e ele me explicou isso, a melhor forma de controlar a pressão em máquinas com bomba Ulka é controlando a dose e a moagem mesmo.

Quando se opera apenas com a OPV (em 9 bar por exemplo), a moagem mais fina vai fazer a válvula abrir nesta pressão e recircular parte da água de volta para o tanque. E uma moagem mais grossa vai te dar uma operação em pressão mais baixa, mas com vazão muito alta (pela baixa resistência do bolo). Então acaba que só com OPV você vai estar sempre operando no limite da pressão, pra ter um espresso aceitável.

Já com o Dimmer é outra história, ele realmente altera a frequência da vibração da bomba, mas é justamente isso que controla a pressão. Com frequência de oscilação variável você obtêm uma vazão variável e consequentemente uma pressão variável (que nada mais é que a resistência ao fluxo). Então você consegue sim controlar a pressão em uma bomba vibratória. Eu mesmo tenho uma OPV com set em 10 bar e consigo operar com Dimmer em 3 bar (pre infusão) e 7-9 bar (infusão).

Mas realmente não é tão eficiente quanto em uma bomba rotativa. Visto que mudando / diminuindo a frequência da oscilação, os pulsos de pressão ficam mais distanciados  e a pressão menos estável podendo causar algum tipo de Interferência na distribuição do fluxo e integridade do bolo.

Quanto a questão de comprometer a integridade da bomba, acho que pra quem faz uso doméstico (poucos espressos por dia) o benefício é superior ao custo de uma nova bomba: ~R$ 170  (caso a vida útil seja reduzida).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a explicação que o cara da Fiamma me deu foi que o funcionamento da bomba é diferente.
As bombas Ulka são feitas pra se adaptarem a medida que encontram resistência, por isso o melhor jeito pra controlar é pela moagem mesmo, ela vai aumentando a pressão a medida que encontra resistência, o a forma como a água é puxada é diferente de uma bomba rotativa por isso o dimmer não é tão eficiente pois interfere na frequência de trabalho do pistão e não necessariamente isso reverte em alteração da pressão, em uma bomba rotativa você pode controlar o giro do motor, por isso as máquinas prosumer com modulação de perfil de extração são com bomba rotativa e não com bomba vibratória, mas enfim, como já havia dito no primeiro post, existem controversas, e cada um é livre pra fazer as modificações como preferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 11 months later...

Comprei faz um mês a minha Gaggia Classic Pro e em praticamente todas as extrações a crema sai muito bonita. Mesmo com um café que veio com a máquina (Café América com uns 2 meses). O único problema que ainda não consegui acertar foi o teor muito ácido de todas as extrações. Tentei surfar temperatura mais altas, pré-infusão de 5s, afinar a moagem em vários níveis até praticamente só gotejar. O café tem torra nova (comprei do Torra Fresca) e pedi um café que fosse bom para espresso. Minha suspeita (após ler muitos foruns e videos) é a temperatura, mas não descarto ser a água (que é da bica apenas filtrada). Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, katjunior disse:

Comprei faz um mês a minha Gaggia Classic Pro e em praticamente todas as extrações a crema sai muito bonita. Mesmo com um café que veio com a máquina (Café América com uns 2 meses). O único problema que ainda não consegui acertar foi o teor muito ácido de todas as extrações. Tentei surfar temperatura mais altas, pré-infusão de 5s, afinar a moagem em vários níveis até praticamente só gotejar. O café tem torra nova (comprei do Torra Fresca) e pedi um café que fosse bom para espresso. Minha suspeita (após ler muitos foruns e videos) é a temperatura, mas não descarto ser a água (que é da bica apenas filtrada). Alguém já passou por isso e tem alguma dica?

 

Olá. É importante, especialmente, fazer wdt e compactar reto, para evitar canalização, canalização esta que também pode favorecer o gosto adstringente. Além disso, diria para ajustar a dose e a proporção. Não tenho a gaggia, mas aqui, quando a coisa sai muito ácida, estando a temperatura ok, busco fazer com que passe um pouco mais de água, ou inserir mais 5 g de café por vez. Creio que são ajustes mais imediatos, antes de a suspeita recair sobre a água. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei faz um mês a minha Gaggia Classic Pro e em praticamente todas as extrações a crema sai muito bonita. Mesmo com um café que veio com a máquina (Café América com uns 2 meses). O único problema que ainda não consegui acertar foi o teor muito ácido de todas as extrações. Tentei surfar temperatura mais altas, pré-infusão de 5s, afinar a moagem em vários níveis até praticamente só gotejar. O café tem torra nova (comprei do Torra Fresca) e pedi um café que fosse bom para espresso. Minha suspeita (após ler muitos foruns e videos) é a temperatura, mas não descarto ser a água (que é da bica apenas filtrada). Alguém já passou por isso e tem alguma dica?
 
Passe ela para 9 bar trocando a mola , a acidez vai sumir .

Enviado de meu RMX3741 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que notei com a minha Gaggia Classic pro:

Com a mola original, a crema saía bem densa e bonita, mas não consegui acertar (ajustando a moagem e tempo de extração) para que o café q estava usando a acidez. Todas as extrações saía muito ácidas.

Então troquei para a mola de 6.5 bar - e percebi que a crema começou a sair mais "rala". Mudei de café e consegui com outro café (da coffee and joy - pretérito) e acertei o ajuste a ponto da acidez e amargor sairem equilibrados.

Vou mudar para a mola de 9 bar pra ver o que muda. 

PS: o café pretérito da coffee and joy tem uma torra mais intensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...