Ir para conteúdo

Cafés que estou torrando


Bernardo B

Postagens recomendadas

Tenho a impressão que um tópico onde pudéssemos comentar nossas experiências de torras, com os diferentes grãos, ficaria mais fácil de consultar em um único tópico em vez da informação estar espalhada em tópicos específicos para cada grão.

 

Ontem fiz mais uma tentativa com o Unique Frutado, e mais uma vez não cheguei nem perto do torrado pela Unique, que dava uma ótima xícara. Acho os Frutados especialmente difíceis de acertar ...

 

Consegui identificar alguns erros: avaliei mal a altura (achei que era mais) e optei por uma temperatura alta demais, que acabou torrando mais o exterior que o interior, dando uma cor exterior de 65Ag enquanto a do pó ficou nos 75Ag.

 

Em consequência não apareceu a fruta e ainda puxou para o amargo. A acidez, como sempre boa.

 

Acho que a desidratação também foi muito rápida e quente, mas sobre isto não tenho tanta certeza ...

 

Vou ver de comprar mais torrado e mais verde para ver se chego lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes corretores ortográficos intrusivos são uma praga ! Trocam as palavras e escrevem o que querem ...

 

Quis dizer "Cafés que estou torrando". :-(

 

Alterado Bernardo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre assistentes para digitação rápida no celular (no caso, o T9), certa vez, antes de chegar na faculdade, ainda no inverno, estava escrevendo um SMS para um amigo, com os seguintes dizeres: "Que tal uma Bock?", referindo-se a um convite pra fazer um happy-hout com cerveja bock. Não é que o T9 muda o "Bock" para "anal"???

 

Por sorte, percebi pouco antes de enviar, ou a reputação de anos iria por água abaixo em poucos segundos, kkkk! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino o vexame !

Eu também passei por algumas saias justas graças aos dito cujos.

A pior foi quando comprei passagens via TAP e o "sabido" "lembrou" de uma pesquisa anterior e me mudou a data da volta para dois meses depois.

Descobri só na semana anterior a viagem e não deu mais para corrigir. Tivemos que reprogramar a viagem para três meses depois ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas dividir os fóruns em mais categorias só burocratiza...

 

Não temos 100 opções de cafés pra torrar (infelizmente). Seriam uns 5-10 tópicos em Torra Doméstica, tal qual "Como torrar o café X", ou "Torrando o café Y" (odeio esse gerúndio importado do inglês).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se dividíssemos os tópicos por equipamento? Acho que ficariam bem menos numerosos e haveria maior coincidência de discussões sobre um mesmo equipamento, ainda que torrando diferentes cafés...

 

Behmor

Gene

Pipoqueira

Quest M3

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que? Se alguém avaliar o Gene, basta criar o tópico... Se alguém fizer uma modificação no Quest, basta criar o tópico com título adequado. E todos precisamos usar mais a busca antes de criar um novo tópico! :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Dia 2/3/13 torrei Condado e Chapadão 911. Optei por perfis de torra bem mais simples, simplesmente dei calor até o primeiro crack, segurei um minuto a um minuto e meio, e diminui por quatro cinco minutos mais até um City+ ou Full City (nas duas estimo 60 Ag externo, sendo que o Chapadão ficou um pouquinho mais claro na parte interna).

 

Gostei muito do resultado, se bem que com menos nuanças que nas torras claras, as duas (se bem que com perfil de sabor diferente) deram uma bebida mais amanteigada, chocolatada e doce, com mais aftertaste e, bem mais "tolerante" na extração.

 

Estou achando que somente com cafés de características varietais ou de terroir, muito pronunciadas é que compensa realmente a torra mais clara. É claro que estas são opções de sabor, subjetivas e inclusive que dependem do humor, do paladar e do momento certo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia 2/3/13 torrei Condado e Chapadão 911. Optei por perfis de torra bem mais simples, simplesmente dei calor até o primeiro crack, segurei um minuto a um minuto e meio, e diminui por quatro cinco minutos mais até um City+ ou Full City (nas duas estimo 60 Ag externo, sendo que o Chapadão ficou um pouquinho mais claro na parte interna).

 

Gostei muito do resultado, se bem que com menos nuanças que nas torras claras, as duas (se bem que com perfil de sabor diferente) deram uma bebida mais amanteigada, chocolatada e doce, com mais aftertaste e, bem mais "tolerante" na extração.

 

Estou achando que somente com cafés de características varietais ou de terroir, muito pronunciadas é que compensa realmente a torra mais clara. É claro que estas são opções de sabor, subjetivas e inclusive que dependem do humor, do paladar e do momento certo.

 

Considerando espresso como método de extração? Ou é uma afirmação geral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso e possívelmente também Aeropress.

Mas tampouco vejo nada que desqualifique torras City+ para coados ... Tem grãos que precisam mais torra para se expressarem melhor.

É como me sinto hoje, amanhã posso preferir outro perfil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas. É que falaste em extração tolerante, e fiquei pensando apenas em espresso, que é em que melhor o conceito de tolerância à extração se aplica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, e que as torras mais escuras, em geral, permitem um moído mais grosso, que fica mais "fluffy" e que muda menos ao ir envelhecendo, acho que absorve mais água e tudo junto acaba dando uma extração mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas. É que falaste em extração tolerante, e fiquei pensando apenas em espresso, que é em que melhor o conceito de tolerância à extração se aplica.

 

Sim, foi o que me veio à mente também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...