Ir para conteúdo

Cafeteira entregando café mais fraco do que antes


Postagens recomendadas

Olá, pessoal,

Primeira vez postando, mas acompanho o fórum há bastante tempo.

Eu tenho uma cafeteira Oster Cappuccino que sempre me entregou um café muito bom pro meu paladar. Acontece que ultimamente tenho percebido muita diferença no café que ela está fazendo. Antes ela entregava uma espuma mais duradoura e cremosa. Agora além de pouca "crema", ela é ralinha e dissolve muito rápido. Com a mesma moagem, mesmo café, e mesma quantidade de pó e água ela está entregando um café bem mais ralo, com bem menos corpo.

Recentemente comprei um filtro não pressurizado para ela e tentei fazer um café mais parecido com o expresso real, mas não obtive sucesso, ainda preferia o café extraído com o filtro duplo pressurizado. Acontece que durante estes testes, algumas vezes moí o café fino demais (uso um Kingrinder K2) e ela não foi capaz de vencer a resistência do bolo. E foi depois disso que comecei a perceber as diferenças na extração com o filtro normal dela. Então fico imaginando se isso pode ter danificado a bomba de alguma forma, tornando ela mais fraca.

Finalmente, na experiência de vocês, pode ser mesmo isso que tenha causado o problema ou isso não devia acontecer? Há alguma coisa que eu possa fazer pra confirmar essa tese? E, principalmente, há algo que eu possa tentar fazer pra corrigir isso sem precisar levar para assistência técnica (já não está mais na garantia)?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa que o pó fino demais pode ter feito foi ter entupido um pouco o chuveirinho, e no caso do filtro pressurizador ter deixado sujeira entre as camadas do filtro, isso tudo você pode limpar em casa.

Agora a falta de crema pode ser por conta do seu café, ele está com quanto tempo de torra?

Já com o filtro despressurizado você precisa tentar diminuir ao máximo as diferenças entre as extrações para poder fazer ajustes, ou seja, como você ajusta o pó antes de compactar? Como compacta? E a cafeteira, você dá um flush longo antes de extrair? Já extrai assim que a luz acende? O quanto mais "ritualizado" estiver seu processo melhor, porque aí você pode ir alterando de acordo com a lógica de extração para obter o café mais adequado ao seu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Paulo Carvalho disse:

A única coisa que o pó fino demais pode ter feito foi ter entupido um pouco o chuveirinho, e no caso do filtro pressurizador ter deixado sujeira entre as camadas do filtro, isso tudo você pode limpar em casa.

Já desparafusei o chuveiro, limpei tudo direitinho, o filtro também. Agora q você falou isso, uma coisa q eu percebi também só ultimamente é que vejo um buraco no bolo de café após a extração, sempre no mesmo lugar. O que no meu entender pode causa a sub extração também. Eu não via isso antes. Só que quando faço um flush, o fluxo de água do chuveiro me parece normal, saindo água uniformemente. Poderia ser por eu usar o tamper plástico que vem com a máquina, mas acho estranho o fato de ser sempre na mesma posição (na parte oposta ao cabo, ligeiramente para a esquerda) e que antes isso não acontecia.

23 horas atrás, Paulo Carvalho disse:

Agora a falta de crema pode ser por conta do seu café, ele está com quanto tempo de torra?

Não tenho uma torrefação próxima de casa, ou uma cafeteria que me venda um bom café. Sempre compro café na Amazon Brasil. Meu café do dia a dia é o Pronova, que aparentemente recebeu recentemente o selo de café especial, já que anteriormente era somente café "gourmet" e na minha última compra veio estampando o Especial no nome. Já testei vários outros, como o Campos Altos, Black Tucano, Orfeu, Dutra, e Coffee++, mas sempre volto pro Pronova pois gosto mais do sabor, além do preço mais em conta. Geralmente ele vem com torra de aproximadamente 1 mês e mesmo assim, não sendo tão recente, ainda me entregava uma boa crema.

23 horas atrás, Paulo Carvalho disse:

Já com o filtro despressurizado você precisa tentar diminuir ao máximo as diferenças entre as extrações para poder fazer ajustes, ou seja, como você ajusta o pó antes de compactar? Como compacta? E a cafeteira, você dá um flush longo antes de extrair? Já extrai assim que a luz acende? O quanto mais "ritualizado" estiver seu processo melhor, porque aí você pode ir alterando de acordo com a lógica de extração para obter o café mais adequado ao seu gosto.

Sim, eu tentei padronizar ao máximo os testes, mas nunca acertei uma configuração legal. Acho que o principal é que eu tenho dificuldade em perceber a acidez do café. Meu paladar ainda não tá desenvolvido suficiente, ou os muitos anos de fumante (ainda que agora ex-fumante) estão cobrando o preço. O fato é que eu nunca consigo dizer ao certo se o café está mais pro ácido ou pro amargo. Aí fica difícil saber pra que lado ajustar.

Uma coisa q eu fiz que diminuiu um pouco o problema citado foi deixar a moagem um pouquinho mais fina. Com isso melhorou o corpo e até a crema. Ainda não é como antes, mas é um café aceitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamper de plástico pode ajudar na canalização sim, pensa o seguinte quanto mais próximo a borda do círculo de plástico mais facilmente ele deforma, ou seja a pressão no centro vai ser maior do que nas pontas, mas pode ser também culpa do chuveiro colocando muita pressão e fazendo esse "furo" que você falou. Torra com um mês ainda te daria uma crema bacana, tá no limite do ideal, mas até 3 meses as pessoas ainda consideram aceitável, uma coisa que você pode tentar é ir até uma cafeteria próxima e ver se eles não te vendem um pouco do grão deles, do saco grande que eles usam mesmo faço as vezes isso com uma franquia da 1+coffee que tem na minha cidade, consigo um grão mais fresco do que comprando caixinha fechada de outras cafeterias daqui.

Tem gente que usa o puck screen que diz ter bons resultados pra uniformizar a pressão do chuveiro e evitar esse furo, outros dizem que o puck screen só ajuda a manter limpo o chuveiro, não testei nenhum ainda.

Tem também o mod de dimmer que é o mais barato e simples pra regular a pressão e fazer pré-infusão, também me falta experiência pra falar mais.

E com relação a sensorial eu também estou na minha jornada pra refinar, tento manter o máximo de estabilidade que a minha Philco entrega e ir sentindo a diferença a cada dia. Você pode fazer cupping tb, ou mesmo tirar dois ou três espressos em seguida com alguma variável diferente e ver se sente alguma diferença. O que eu sinto bem é ficar mais doce e menos amargo conforme perde temperatura e já senti alguma acidez é como um micro beliscão na língua, mas bem sutil, sensação parecida com o cítrico de fruta ou mesmo banana verde que amarra a língua, mas muito muito muito mais sutil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não tem jeito, sempre fica com o buraquinho no mesmo lugar do bolo de café. Comprei um tamper decente. Estou esperando chegar, mas não acredito que vá resolver. Acho que é algum problema no chuveiro (apesar de que limpo frequentemente).

A ideia do puck faz sentido. Pode ser que ele reduza pelo menos um pouco essa canalização do fluxo de água. Vou comprar um e testar.

Comprei também um descalcificante pra usar na máquina. Eu somente utilizo água mineral nela, mas tem a questão do acúmulo de cálcio. Nunca fiz esse procedimento de descalcificação antes (uso a máquina há pouco mais de um ano), acho que passou da hora de fazer. Quem sabe resolve os problemas.

Aproveitando: quando comprei o filtro despressurizado, veio junto um filtro cego, aquele sem furos. Eu li que se usa para fazer a limpeza da máquina, mas acredito que seja somente para máquinas profissionais, correto? Porque precisa ter um mecanismo de liberação de pressão ou algo assim. Que eu saiba a minha Oster não tem nada parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o filtro cego ajuda em máquinas que tenham back flush, a Philco não tem isso, só tem a molinha com a bolinha de borracha dentro do grupo, tem uma outra coisa que você pode tentar que li em um comentário de um vídeo, muda o aperto do parafuso.no grupo, não aperte tudo, teste diferentes apertos, não seu se funciona mas tem quem diga que a pressão muda com isso, outra coisa que vi alguém dizer que fez é usar papel alumínio com vários furinhos dentro do chuveiro, algo como um pré chuveiro de papel alumínio.

Mas o que eu gostaria mesmo de saber é se tem chuveiro de precisão pra nossa Philco e se vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 02/09/2022 at 08:42, Paulo Carvalho disse:

Sim o filtro cego ajuda em máquinas que tenham back flush, a Philco não tem isso, só tem a molinha com a bolinha de borracha dentro do grupo, tem uma outra coisa que você pode tentar que li em um comentário de um vídeo, muda o aperto do parafuso.no grupo, não aperte tudo, teste diferentes apertos, não seu se funciona mas tem quem diga que a pressão muda com isso, outra coisa que vi alguém dizer que fez é usar papel alumínio com vários furinhos dentro do chuveiro, algo como um pré chuveiro de papel alumínio.

Mas o que eu gostaria mesmo de saber é se tem chuveiro de precisão pra nossa Philco e se vale a pena.

Vou testar essa do papel alumínio e procurar esse chuveiro de precisão (lembrando que a minha é uma Oster, heheh).

Mas o que eu vim reportar foi que fiz o processo de descalcificação na máquina e funcionou maravilhas. Parece que apesar de (ou justamente por) usar somente água mineral, o acúmulo de cálcio e outros minerais no caminho da água dentro da máquina estava grande, viu? Porque virou outra máquina. A força da agua voltou, a crema está forte novamente. Parece lógico, mas eu não havia percebido que o processo estava mais lento por causa da redução do volume de água, ficou uns segundinhos mais rápido também.

QUem estiver com problemas parecidos, recomendo fazer essa limpeza. No meu caso eu usei um produto com um descalcificante industrial, o acidulante INS 330, que fui pesquisar e vi que nada mais é do que ácido cítrico. Um ácido de grade alimentar, o que faz bastante sentido pra usar num equipamento desses. Fazendo o processo como descrito no envelope não deixa nenhum gosto no café. Testei também bebendo somente a água da cafeteira e não senti nenhum sabor residual do produto.

Não vou deixar o nome comercial do produto pra não parecer propaganda, mas existem vários produtos assim, acha-se fácil na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...