Ir para conteúdo

Dúvidas para compra de um conjunto doméstico


adrianonr

Postagens recomendadas

Pois é. No começo eu também achava que para obter consistência de máquina prosumer com uma doméstica era só ajustar pressão na OPV, instalar PID, etc. Mas a verdade é que há bem mais aspectos ligados ao projeto da máquina e que influenciam na sua consistência e mesmo na qualidade. É difícil, por exemplo, obter a performance e estabilidade de um grupo E61 em uma máquina doméstica, por mais "tunada" que seja.

 

Tamanho de caldeira, restrição ao fluxo na linha de água, grupo saturado, pré-infusão manual, etc, etc. São mil detalhes, cada um fazendo sua parte para no final termos uma máquina mais ou menos tolerante.

 

 

Ruston,

 

Sobre a Ascaso você está correto. Um shot perfeito nela não difere muito de um shot de uma máquina semi-profissional. O problema é obter esse shot perfeito na Ascaso...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é pura bobagem, achar que terá diferença de uma máquina para outra! Essas prosumers fazem além do que alguém necessita pra uso doméstico!

 

Aham, ele fala isso, mas teve uma Época e agora tem uma Música...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Muito obrigado ao Alexandre Velloso, comprei o Vario com ele. Muito atencioso e transparente, tanto na negociação quanto no atendimento durante a venda, pós-venda etc. Recomento a todos que queiram adquirir algum equipamento.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

3x3L ? quantos cafés voce toma em um dia ????

 

Gui Marques

 

Adriano,

a parte de ligar na rede hidráulica tem suas vantagens,

eu por exemplo, acho bem chato ficar enchendo o tanque da máquina, meu tanque é grande, são quase 3 litros, mesmo assim devo encher umas 2 ou 3 vezes num dia de uso.

Chato mesmo é fazer a instalação... a empresa não instala a máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma questão interessante.

 

Alguns desses grupos usados em máquinas prosumer vieram direto da linha de montagem das suas irmãs comerciais. Não raro, são grupos projetados para tirar um café a cada 90 segundos durante horas a fio...

 

É claro que esses grupos trazem todas as vantagens da estabilidade de temperatura, durabilidade/robsutez, tolerância durante o uso, etc. Porém, em um ambiente doméstico, onde a máquina fica parada a maior parte do tempo, eu me pergunto o quanto seu desempenho se desvia do seu verdadeiro potencial.

 

As rotinas de expurgo e sessões de "dança da água" são um sintoma disso.

 

Gui Marques

 

 

Pois é. No começo eu também achava que para obter consistência de máquina prosumer com uma doméstica era só ajustar pressão na OPV, instalar PID, etc. Mas a verdade é que há bem mais aspectos ligados ao projeto da máquina e que influenciam na sua consistência e mesmo na qualidade. É difícil, por exemplo, obter a performance e estabilidade de um grupo E61 em uma máquina doméstica, por mais "tunada" que seja.

 

Tamanho de caldeira, restrição ao fluxo na linha de água, grupo saturado, pré-infusão manual, etc, etc. São mil detalhes, cada um fazendo sua parte para no final termos uma máquina mais ou menos tolerante.

 

 

Ruston,

 

Sobre a Ascaso você está correto. Um shot perfeito nela não difere muito de um shot de uma máquina semi-profissional. O problema é obter esse shot perfeito na Ascaso...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui,

além dos cafés utilizo a água da máquina pra minha rotina de limpeza do filtro e porta-filtro que consiste em lavá-los com a água do grupo após cada extração.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que sim (eu tb. faço isso, além de rotinas de expurgo para ajuste de temperatura, no caso da Silvia) mas é que ainda assim me pareceu alto...

 

Gui Marques

 

Gui,

além dos cafés utilizo a água da máquina pra minha rotina de limpeza do filtro e porta-filtro que consiste em lavá-los com a água do grupo após cada extração.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá amigos,

Sou iniciante aqui no clube do café e também nesse maravilhoso mundo das máquinas, moinhos, etc.

Bom, como sempre a primeira e crucial dúvida é o que comprar, dentre tantas opções. Surpreendeu-me um fato ( que não tinha a idéia da importância ), que é a importância que tem o moinho. Só aprendi, porque estive lendo aqui no fórum.

Minha primeira idéia foi comprar alguma máquina intermediária e fiz várias pesquisas.

Pensei em alguma máquina gaggia, que já tivesse o moedor e que também pudesse fazer um capuccino de vez em quando para o filhão ou a esposa ( embora ela também adore um café bem feito ).

Vi aqui no fórum que é interessante valorizar a compra de um ótimo moinho e a máquina pode ser razoável.

Gostaria de saber opiniões a respeito de máquinas como essas da gaggia:

 

http://www.lojazyba....106682&q=gaggia

 

Vale a pena usar uma destas que é toda automática? Parece que o moinho que vem na máquina é cònico.

Ou seria melhor comprar a gaggia baby twin e um moinho separado? Vantagens e desvantagens?

O café feito em uma maquina destas automatica ( com moinho ) deixa muito a desejar?

E as maquinas Espressione são razoáveis?

Seria interessante um moinho Encore ou Rancilio com uma maquina gaggia?

Vi também uma questão de filtro pressurizado e filtro comercial, que nem entendi totalmente..rss

Estou aberto a sugestões de máquinas, tanto com moinhos integrados, ou como com moinhos a comprar separado. E também de melhorias que posso fazer para tentar retirar o melhor café.

O que quero é comprar um bom conjunto e aprender a mexer e tirar bons cafés para saborear. Sei que tudo é aprendizagem e tentativas com acertos e erros.

Agradeço antecipadamente a ajuda de todos os amigos e admiradores da arte.

Abraços

Andreaski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde pessoal, comprei uma maquina de expresso mas nao tenho nada de pratica no assunto entao minha ideia é comprar por agora café moido (pronto), li algumas opinioes e acabei por escolher o orfeu torrado e moido, mais pra frente vou pegar um moedor mas agora o que eu quero é entender como sao as coisas pra depois eu mesmo saber fazer, mais algum café pra me indicarem? prefiro que seja pronto ja pois como ja mencionei ainda nao tenho experiencia nisso, se puderem indicar loja tambem eu agradeço (usei esse tópico pra não abrir outro). Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moi, seja bem vindo ao clube.

 

Bom, pelo visto você já andou lendo bastante coisa importante não é? A primeira delas com certeza é a necessidade de um moinho.

 

Por experiência própria, como você ainda não adquiriu seu moinho, não se precipite em comprar muito café moído. Ele vai acabar envelhecendo e perdendo suas características. Em poucos dias você já vai perceber que o café que preparou uns dias atrás já não está mais o mesmo. Ou seja, vai acabar perdendo seus pacotes.

 

Espere um pouco antes de comprar mais café e adquira logo seu moinho.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Miyamoto pela resposta e é exatamenten com isso que estou preocupado no momento, comprei só 250g e vou ver como que vai ser agora, sobre o moinho estou ciente e quero adquiri-lo logo.

Sobre o café, seja ele ele moido ou nao precisarei comprar (quero endereço de lojas se conhecer lojas boas), o moinho ja estou lendo topicos e de curto a medio prazo comprarei.

 

boa tarde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moi, procure o Alexandre Velloso do Cafe Expresso Brasil aqui do fórum. O pessoal sempre comenta muito bem sobre os cafés dele. Além de cafés ele possui máquinas, moinhos e acessórios.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/user/3-alexandre-velloso/

 

cafeexpressobrasil.com.br

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...