Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Taí uma boa ideia pro pessoal treinar latte art: fazer esse esquema do melitão coado (barato) e, em vez de leite, vaporizar água com uma gota de detergente.

 

Será que a água vaporizada com detergente funciona bem pro latte art? Se der certo, dá pra ir treinando e jogando fora sem dó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari não dá não. A textura é muito diferente. Bem mais aguado.

 

A técnica do detergente vale mais para conseguir fazer bolhas e homogeneizar a mistura deixando só as micro bolhas.

 

Mas textura cremosa de leite mesmo, não fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Igor. Qual marca de leite vc usou? 

 

Comecei usando um leite pasteurizado da Itambé tipo A, é um leite tipo os de saquinho, mas ele vem em uma caixa. Mas infelizmente não tava ficando bom, pois gerava muitas bolhas e depois que parava de vaporizar o leite ficava borbulhando... achei muito estranho até que li isso aqui: 

 

14223936356_7c8d244fd3.jpg

 

Será que tem alguma coisa a ver com o que eu relatei...???

 

Bem, depois passei a usar o Batavo mesmo e parei de ter esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí uma boa ideia pro pessoal treinar latte art: fazer esse esquema do melitão coado (barato) e, em vez de leite, vaporizar água com uma gota de detergente.

 

Será que a água vaporizada com detergente funciona bem pro latte art? Se der certo, dá pra ir treinando e jogando fora sem dó.

 

Se dá para fazer o latte art acho que não, pois continua bem líquido,, acho que funciona somente para pegar o jeito de vaporizar sem bolha,, conseguir fazer o leite girar, experimentar a máquina etc.. mas podemos tentar... mas acho difícil pois continua agrado.

 

Alexandre, que leite vc está usando?

Rodrigues

 

Estava usando o leite do assentamento,, aquela porcaria do Terra Viva,, noite passada abri uma caixa do leite tirol... 3% de gordura todos os 2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause.

Apesar de parecer muito, e geralmente é mesmo muito, sempre encha a leiteira até a metade. Faça assim até que vc tenha melhor controle da operação.

O bico da tua Silvia é o original de apenas 1 furo?

 

Se for, coloque-o na posição de 135° em relação ao prumo da leiteira e expurgue a água por meio de um rápido acionamento da vávula com o bico livre (fora do leite). Então para iniciar o procasso de vaporização, antes de abrir a válvula afunde-o até a metade da altura do leite. Abra a 1/4 a 1/3 da válvula no primeiro ou nos 2 primeiros segundos e, em seguida, abra a válvula totalmente e abaixe a leiteira para deixar o bico apenas por volta de 1/2 a 1 centímetro imerso. Sempre na periferia da superfície do leite, afastado entre 1 e 2 cm da parede interna da leiteira.

Não faça movimentos com a leiteira, a não ser o de abaixá-la conforme a espuma sobe, acompanhando esta evolução para manter o bico sempre na profundidade citada de 1/2 cm a no máximo 1 cm.

Quando o leite atingir algo entre uns 75 a 85 % de "crescimento", concomitantemente, afunde o bico subindo a leiteira e feche a válvula o mais rapidamente possível. Aguarde uns 2 segundos antes de tira o bico da leiteira, que é o tempo suficiente para extinguir a saída de vapor do circuito.

 

Se o bico for de 2 ou 3 furos, há outra técnica de posicionamento do bico, no início do processo.

 

Espero que o ajude.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais

 

Vou usar a técnica do Alex.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal,, oba,rsrs

 

Falar em leite contasse nos dedos os latte que faço colocando o leite antes no congelador,,rsrs

 

Sempre esqueço...

 

Mas ainda pego este costume,, que ajudaria na textura do leite.

 

Abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rodrigues..

 

è bom além de tantas coisas o melhor é que o leite fica mais tempo girando, o que proporciona um maior tempo para formação do creme e a mistura dela com a parte líquida..

 

Sempre pego o leite na geladeira,, mas vou tentar lembrar.

 

Se valorizar muito rápido não deu tempo para acontecer quase nada,, rsrs

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é essencial para quem já tem técnica Rodrigues..

 

O leite gelado demora mais para atingir a temperatura máxima dando tempo do leite girar bastante...

 

Mas quem já tem as manhas de vaporizar, sabe como fazer o leite girar rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não,, temperatura ambiente não,, o sim é por causa da mensagem anterior, que é bom sim o leite estar gelado de preferência no friezzer,, acho que o Rodrigo já postou que o ideal é estar entre 5º.. acho que era isso,, vaga lembrança

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre.. Sei que gelado é melhor.. Mas acho que já vídeos em que se falam em leite à temperatura ambiente. Portanto, prefiro não duvidar do barista/máquina...  :)

 

Lembrando que....

 

Meu primeiro latte de hoje deu errado.. Vacilei um segundinho e avacalhou tudo..

 

Mas o esquema da Twin funciona!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falar em Rodrigo,, ele anda meio sumido,,, pelo menos aqui no tópico.

 

Sinto falta do acompanhamento dele, do Ruston, do Alexandre Velloso, do Carneiro, , tenho o maior respeito por todos eles,, afinal de contas eles entendem muito e sintetizam muito bem as técnicas na área do café.

 

Claro, temos o Sergio, o Carlos Eduardo, O Cal e tantos outros que conhecem muito também,

 

Pelo menos a Anita está sempre aqui..

 

Agora vou para a faculdade fazer a prova de planejamento estratégico e voltar para ver o Latte Art do Miyamoto.

 

Faz mais de um Miyamoto,, dimule este tópico,,rsrs

 

Abraços

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues... Vamos lá!!

 

1) O vapor da Silvia é forte e você não tem técnica ainda

2) O leite estava à temperatura ambiente

3) Ele passou do ponto, ou seja, aqueceu demais...  :lol:  :lol:  :lol:

 

Ou seja.. Errou nos 3 pontos...  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues... Vamos lá!!

 

1) O vapor da Silvia é forte e você não tem técnica ainda

2) O leite estava à temperatura ambiente

3) Ele passou do ponto, ou seja, aqueceu demais...  :lol:  :lol:  :lol:

 

Ou seja.. Errou nos 3 pontos...  :lol:  :lol:  :lol:

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...