Mortari Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Taí uma boa ideia pro pessoal treinar latte art: fazer esse esquema do melitão coado (barato) e, em vez de leite, vaporizar água com uma gota de detergente. Será que a água vaporizada com detergente funciona bem pro latte art? Se der certo, dá pra ir treinando e jogando fora sem dó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Alexandre, que leite vc está usando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Mortari não dá não. A textura é muito diferente. Bem mais aguado. A técnica do detergente vale mais para conseguir fazer bolhas e homogeneizar a mistura deixando só as micro bolhas. Mas textura cremosa de leite mesmo, não fica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Isso aí Igor. Qual marca de leite vc usou? Comecei usando um leite pasteurizado da Itambé tipo A, é um leite tipo os de saquinho, mas ele vem em uma caixa. Mas infelizmente não tava ficando bom, pois gerava muitas bolhas e depois que parava de vaporizar o leite ficava borbulhando... achei muito estranho até que li isso aqui: Será que tem alguma coisa a ver com o que eu relatei...??? Bem, depois passei a usar o Batavo mesmo e parei de ter esse problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Taí uma boa ideia pro pessoal treinar latte art: fazer esse esquema do melitão coado (barato) e, em vez de leite, vaporizar água com uma gota de detergente. Será que a água vaporizada com detergente funciona bem pro latte art? Se der certo, dá pra ir treinando e jogando fora sem dó. Se dá para fazer o latte art acho que não, pois continua bem líquido,, acho que funciona somente para pegar o jeito de vaporizar sem bolha,, conseguir fazer o leite girar, experimentar a máquina etc.. mas podemos tentar... mas acho difícil pois continua agrado. Alexandre, que leite vc está usando? Rodrigues Estava usando o leite do assentamento,, aquela porcaria do Terra Viva,, noite passada abri uma caixa do leite tirol... 3% de gordura todos os 2. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Igor.. Onde comprou o mixer? Usou as dicas para a Twin? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Olá Miyamoto usei sim! Na realidade eu já fazia algo parecido. O mixer comprei no DX custou 5 doletas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Salve Klause. Apesar de parecer muito, e geralmente é mesmo muito, sempre encha a leiteira até a metade. Faça assim até que vc tenha melhor controle da operação. O bico da tua Silvia é o original de apenas 1 furo? Se for, coloque-o na posição de 135° em relação ao prumo da leiteira e expurgue a água por meio de um rápido acionamento da vávula com o bico livre (fora do leite). Então para iniciar o procasso de vaporização, antes de abrir a válvula afunde-o até a metade da altura do leite. Abra a 1/4 a 1/3 da válvula no primeiro ou nos 2 primeiros segundos e, em seguida, abra a válvula totalmente e abaixe a leiteira para deixar o bico apenas por volta de 1/2 a 1 centímetro imerso. Sempre na periferia da superfície do leite, afastado entre 1 e 2 cm da parede interna da leiteira. Não faça movimentos com a leiteira, a não ser o de abaixá-la conforme a espuma sobe, acompanhando esta evolução para manter o bico sempre na profundidade citada de 1/2 cm a no máximo 1 cm. Quando o leite atingir algo entre uns 75 a 85 % de "crescimento", concomitantemente, afunde o bico subindo a leiteira e feche a válvula o mais rapidamente possível. Aguarde uns 2 segundos antes de tira o bico da leiteira, que é o tempo suficiente para extinguir a saída de vapor do circuito. Se o bico for de 2 ou 3 furos, há outra técnica de posicionamento do bico, no início do processo. Espero que o ajude. Valeu, Alexandre cafeexpressobrasil.com.br - loja de cafés especiais Vou usar a técnica do Alex. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Minha máquina já está quente.. E o leite no congelador.. Em questão de minutos sairá o primeiro de hoje... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Japon .... agora que me toquei....o leite deve estar gelado né? Por isso que com 30s eu quase joguei a pitcher no chão! Usei leite em temp ambiente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 legal,, oba,rsrs Falar em leite contasse nos dedos os latte que faço colocando o leite antes no congelador,,rsrs Sempre esqueço... Mas ainda pego este costume,, que ajudaria na textura do leite. Abraço Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Vc usa o leite em temp. amb. também Alexandre então? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Sim Rodrigues.. è bom além de tantas coisas o melhor é que o leite fica mais tempo girando, o que proporciona um maior tempo para formação do creme e a mistura dela com a parte líquida.. Sempre pego o leite na geladeira,, mas vou tentar lembrar. Se valorizar muito rápido não deu tempo para acontecer quase nada,, rsrs Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Não é essencial para quem já tem técnica Rodrigues.. O leite gelado demora mais para atingir a temperatura máxima dando tempo do leite girar bastante... Mas quem já tem as manhas de vaporizar, sabe como fazer o leite girar rapidamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 não,, temperatura ambiente não,, o sim é por causa da mensagem anterior, que é bom sim o leite estar gelado de preferência no friezzer,, acho que o Rodrigo já postou que o ideal é estar entre 5º.. acho que era isso,, vaga lembrança Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Mas acho Miyamoto,, mesmo tendo técnica, leite temperatura ambienta não daria para fazer latte art,, esquenta muito rápido.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Tendi Japa. Bacana. Mas achei estranho que em poucos segundos não conseguia mais segurar a pitcher. Aqueceu muuuuito rápido. A próxima vou marcar qtos segundos levou até queimar a mão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Alexandre.. Sei que gelado é melhor.. Mas acho que já vídeos em que se falam em leite à temperatura ambiente. Portanto, prefiro não duvidar do barista/máquina... Lembrando que.... Meu primeiro latte de hoje deu errado.. Vacilei um segundinho e avacalhou tudo.. Mas o esquema da Twin funciona! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Mas acho Miyamoto,, mesmo tendo técnica, leite temperatura ambienta não daria para fazer latte art,, esquenta muito rápido.. Foi o que e percebi... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Falar em Rodrigo,, ele anda meio sumido,,, pelo menos aqui no tópico. Sinto falta do acompanhamento dele, do Ruston, do Alexandre Velloso, do Carneiro, , tenho o maior respeito por todos eles,, afinal de contas eles entendem muito e sintetizam muito bem as técnicas na área do café. Claro, temos o Sergio, o Carlos Eduardo, O Cal e tantos outros que conhecem muito também, Pelo menos a Anita está sempre aqui.. Agora vou para a faculdade fazer a prova de planejamento estratégico e voltar para ver o Latte Art do Miyamoto. Faz mais de um Miyamoto,, dimule este tópico,,rsrs Abraços Alexandre Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Rodrigues... Vamos lá!! 1) O vapor da Silvia é forte e você não tem técnica ainda 2) O leite estava à temperatura ambiente 3) Ele passou do ponto, ou seja, aqueceu demais... Ou seja.. Errou nos 3 pontos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 ok,, pensei que não tinha como,, mas como diz o manézinho de florianópolis: SE TU DIXXXX.. :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 " 1) O vapor da Silvia é forte e você não tem técnica ainda" Má como non? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Agora o Miyamto está se achando o professor,,rsrsr Não deixa Rodrigues,, faz um latte art e esfrega na cara dele,, ou melhor,, bebe na cara dele,,rsrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Rodrigues... Vamos lá!! 1) O vapor da Silvia é forte e você não tem técnica ainda 2) O leite estava à temperatura ambiente 3) Ele passou do ponto, ou seja, aqueceu demais... Ou seja.. Errou nos 3 pontos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Mas vou confessar que o leite que não ajudou também ...não tinha leite aqui e fiz com leite em pó ... e acho que foi pouco pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Que viagem, Se nós três não tivermos o que fazer, este tópico ultrapassa as 69 páginas do fotos, fotos, fotos,, Vão trabalhar na máquina vão,, :P :P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Tô nada! Eu mesmo só faço café com leite... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Fala Baixo Rodrigues,, Falou em pó a Policia Federal está em cima.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Maio 2014 Denunciar Share Postado 22 Maio 2014 Rodrigues... Leite em pó também dá certo.. Só não sei dizer as proporções de água/pó... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas