Ir para conteúdo

Ajuda com moedor kingrider k4 + Oster primalatte 2


Farlei

Postagens recomendadas

Bom dia galera, já a um tempo que adquiri a oster primalatte, porém sempre usei ela com filtro original pressurizado e com cafes medianos, porém resolvi ingressar num verdadeiro espresso, então comprei um filtro despressurizado, um tamper de metal e por fim o moedor kingrider k4 que chegou essa semana, e estou usando o café da NETCAFES (CHOCOLATE CARAMELO) torra recente, porém fazendo os testes eu não consegui fazer um espresso bebivel ainda, sempre fica muito amargo, e todos saem em menos de 15 segundos, estou usando ratio 1:3 com 15 gramas de café, no moedor testei o click 78 pra baixo , passa muito resíduos de pó para a bebida não dá nem pra beber, e do click 79 pra cima o espresso sai muito rápido, mesmo uma fazendo muita força mesmo na compactação não adianta, já tentei usando 20g de café e deu o mesmo resultado, será que e meu filtro que tem os furos muito largos? Comprei ele na Aliexpress, se caso alguém já passou por isso ou pode me dar uma dica eu agradeço, acho que pelo equipamento que tenho hoje deveria conseguir um café razoável, a propósito a crema está saindo muito boa, minha maior dificuldade e os segundos da extração e o problemas dos resíduos de pó para a bebida, estou usando uma balança com timer tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, acabei de ler um tópico do @André Paixão sobre oster e kinggrinder, que tal vocês criarem um tópico sobre essa máquina e centralizar a discussão? Fica fácil de compartilhar o conhecimento e dividir as experiências, etc. Farlei, no seu caso aparentemente é o filtro que está deixando passar, paleativamente (solução só com a troca por um filtro bacana) coloque discos de papel de filtro melitta, por exemplo, no fundo do basket, tempos atrás o @Fogo ruivo fez uma produção com uma gráfica desses filtros, compensa ver com ele se ainda rola de fazer. Daí note que aumenta um pouquinho a resistência e pode ser necessário diminuir um click ... algo assim.

Se for fazer você mesmo use os filtros 103 da melitta que dá para fazer uns seis discos aproximandamente cada, se for 51mm mesmo.

Veja aqui:  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mesquitabom dia meu chefe, obrigado pela atenção!

Será que com esse filtro de papel no fundo não atrapalharia na crema do espresso não? Ou mudaria muito o sabor? Mais vou testar hoje, até comprei um café com torra fresca pra tentar achar a regulagem.

Ontem eu até testei uma solução que melhorou bastante o espresso, eu meio que despressurizei o filtro filho original da minha máquina, pq o original visivelmente tem os furinhos minúsculos na peneirinha , aí eu furei a parte de plástico que pressurização, usei uma broca 10, não sei se o sabor mudaria nesse método para um filtro pressurizado normal, mais foi a única saída que tive pra afinar mais a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema parece ser no seu filtro mesmo. Tentaria um filtro melhor. Mas independente disso, um teste que faria é regular o K4 na moagem que não passa muitos fines para a xícara, e ir aumentando a quantidade de café até ir criando mais resistência (quanto mais café, mais resistência e mais tempo de extração deve ocorrer). Sobre colocar muita força no tamper, pode ser uma causa também. Não se deve colocar tanta força no tamper assim, desse modo vc pode compactar em excesso o bolo e quando a bomba começa a fazer pressão, a água pode criar algum caminho preferencial (canalizar) e extrair o café desigualmente, ficando amargo e ácido ao mesmo tempo. A resistência do bolo de café deve existir somente pela finura da moagem e quantidade de café no filtro, o tamper serve só para compactar o bolo de forma igual e não deixar lacunas. Também já tive a prima latte e tinha essa percepção com ela, os cafés realmente saiam mais ácidos. Uma coisa que eu fazia e melhorava um pouco era sempre esquentar bem o grupo antes da extração (chuveiro, porta-filtro, filtro, xícaras e etc) pois essa máquina costuma entregar uma temperatura mais baixa que o comum para espresso, ressaltando a acidez.

Boa sorte e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que lembrei: a Net cafés sempre entrega os cafés com torras super recentes (o que é ótimo) mas também acaba ressaltando mais a acidez do café, então se vc já está achando muito ácido , tente esperar mais alguns dias (5 a 10 dias) que a tendência é ir ficando mais doce.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde.

Eu também ingressei recentemente nesse mundo dos cafés especiais e comecei justamente com o seu setup, kingrider K4 + primalatte 2.

Eu tive problemas bem semelhantes ao seu, no meu caso o café sempre pendia para acidez extrema, independente do tempo de extração, mas na questão do pó na xícara era praticamente a mesma coisa, não era imbebível, mas era notável uma quantia significativa. Como ainda era possível, devolvi a máquina e adquiri no lugar a delonghi dedica, até para poder aproveitar os recém comprados funil, tamper e filtro despressurizado, dado que o porta filtro de ambas são 51mm

Com a delonghi, eu ainda não consegui manter uma regularidade boa nas extrações, ainda tô engatinhando, mas a questão do pó na xícara deixou de existir.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 09/01/2023 at 13:35, Leandro Ribeiro disse:

Boa tarde.

Eu também ingressei recentemente nesse mundo dos cafés especiais e comecei justamente com o seu setup, kingrider K4 + primalatte 2.

Eu tive problemas bem semelhantes ao seu, no meu caso o café sempre pendia para acidez extrema, independente do tempo de extração, mas na questão do pó na xícara era praticamente a mesma coisa, não era imbebível, mas era notável uma quantia significativa. Como ainda era possível, devolvi a máquina e adquiri no lugar a delonghi dedica, até para poder aproveitar os recém comprados funil, tamper e filtro despressurizado, dado que o porta filtro de ambas são 51mm

Com a delonghi, eu ainda não consegui manter uma regularidade boa nas extrações, ainda tô engatinhando, mas a questão do pó na xícara deixou de existir.

 

 

Interessante, será que passa o pó para a xícara por ter muita pressão na oster primallate? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...