Ir para conteúdo

Iniciando no Hobby com Máquina Profissional para Uso Residencial


MarceloKM

Postagens recomendadas

Pessoal, boa noite!

 

Estou querendo iniciar no hobby de expressos com uma boa máquina que não demande a sua troca no médio e longo prazo (me incomoda a ideia ficar trocando equipamentos para se aprimorar em um hobby). Para isso estava pensando em começar com uma Nuova Simonelli Appia ou uma Rocket Appartamento.

Na opinião de vocês a entrega de qualidade desses equipamentos é muito superior a uma máquina caseira como a Gaggia Classic Pro? Seria esse um dinheiro muito mal investido visto que elas custam em média uns 15k? Existe alguma outra máquina que tenha uma entrega levemente inferior mas que apresente um melhor custo/benefício?

 

Desde já agradeço se puderem me ajudar no esclarecimento desses pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

 

Bem vindo ao Fórum  -- e ao mundo do espresso em casa.  Não sei se você já deu uma olhada em algum review comparativo, mas vou deixar o link de um vídeo que trata dessa questão da diferença entre máquinas profissionais e caseiras.

 

 

Agora, se me permite dar uns pitacos,  qualquer máquina exige um aprendizado; isso vale, também e especialmente, para as profissionais. Se você tem o propósito de iniciar com algo deste calibre, penso que valeria a pena pesquisar bastante sobre as técnicas de preparo de espresso e, quem sabe, até mesmo participar de algum curso de barista antes de se empenhar na compra, para não acabar subaproveitando o equipamento.

E, para não perder a oportunidade de repetir um dos mantras daqui, de nada vale a melhor máquina de espresso das galáxias se você não tiver um moedor à altura. Sucesso na sua jornada.

 

Saudações!

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, valacomum disse:

Olá.

 

Bem vindo ao Fórum  -- e ao mundo do espresso em casa.  Não sei se você já deu uma olhada em algum review comparativo, mas vou deixar o link de um vídeo que trata dessa questão da diferença entre máquinas profissionais e caseiras.

 

 

Agora, se me permite dar uns pitacos,  qualquer máquina exige um aprendizado; isso vale, também e especialmente, para as profissionais. Se você tem o propósito de iniciar com algo deste calibre, penso que valeria a pena pesquisar bastante sobre as técnicas de preparo de espresso e, quem sabe, até mesmo participar de algum curso de barista antes de se empenhar na compra, para não acabar subaproveitando o equipamento.

E, para não perder a oportunidade de repetir um dos mantras daqui, de nada vale a melhor máquina de espresso das galáxias se você não tiver um moedor à altura. Sucesso na sua jornada.

 

Saudações!

 

 

 

Valacomum, agradeço pela resposta!

 

Cheguei a assistir esse vídeo comparativo feito pelo Thales, mas no final fiquei com a sensação de que a principal diferença entre ambas as máquinas é a consistência nas entregas, visto que seria possível obter a mesma qualidade com uma máquina mais simples como a Oster Expert. Realmente seria essa a principal diferença?

 

Visto o investimento, já estou a algum tempo pesquisando sobre as técnicas envolvidas no preparado do expresso, mas acredito que seja válido realizar algum curso de barista. Você teria alguma indicação de curso que possa ser realizado aqui em SP capital (pode ser online também)?

 

Em relação ao moedor, inicialmente penso em manter o moedor que uso atualmente (Kingrinder K4) para depois juntar dinheiro e comprar um moinho melhor.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Sim, a repetitibilidade é o grande diferencial neste tipo de máquina. Um outro é a capacidade de produção em série, pois é um equipamento pensado para servir muitos espressos ao longo do dia (mas este segundo ponto já não é tão significativo em casa). 

Como não sou de Sampa, o máximo que posso te dizer é que sempre ouvi falar muito do Coffe Lab e do Santo Grão, porém não sei se a qualidade dos cursos é condizente com a fama. E, sobre curso on line, acho que, com tanta informação gratuita na internet, só me parece útil pagar por curso de barista se for presencial.

Quanto ao moinho, o K4 é suficiente para um bom começo, sim. Daí para frente é pensar em algo definitivo. Creio que quem poderia comentar com mais propriedade sobre isso seria o @José do Café 013

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...