Ir para conteúdo

Saeco Viena Plus


leandrocmalves

Postagens recomendadas

Ola para todos...

 

Não encontrei respostas para minhas dúvidas com relação a essa máquina e um café razoável para a mesma. Comprei há pouco tempo nos EUA e pra efeito de comparação gostaria de um café como o expresso intenso da dolce gusto, o problema é que com os grãos melita o café é muito fraco, para conseguir um tragável tenho que parar a extração com 5s ou 30ml, se não fica águado demais. Outra coisa, a regulagem do moinho interno não modifica quase nada o grão moido, peguei a sobra e acho ele muito grosso comparado com um cafe moido industrial, ele parece areia, enquanto o industrial parece talco, já girei de um extremo 0 - 16 mas se mudou foi imperceptivel.

O pessoal fala para olhar a data de fabricacao do grão, mas eles só colocam a validade, assim sendo não dá pra saber a fabricação, pois a validade pode ser 3, 6, 12, 18, 24 meses, dependendo do processo.

Se alguém poder tirar minhas dúvidas agradeço imensamente.

 

Leandro Alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Leandro.

 

Não conheço essa máquina, nem sou Expert em máquinas de espresso, mas posso te garantir que o café não está saindo do jeito que você quer por conta da moagem grossa que sai do moinho da sua cafeteira.

Pra você ter uma ideia, tenho uma Saeco Via Veneto, e uso um moedor de lâminas da Cuisinart (daqueles que quanto mais você deixa ligado mais fino fica o pó do café), e eu consigo tirar bons espressos com essa dupla... controlo no olho mesmo a moagem, e compacto bem no porta filtro.

Mas um bom café é fundamental. Tente comprar um grão de melhor qualidade, com data de fabricação com menos de 30 dias, daqueles que você olha o grão e ele está até oleoso por fora...

O grão Melita não ajuda muito, a menos que você dê sorte de pegar um lote que acabou de ser embalado...

Se você morar em São Paulo, tente comprar o Café do Centro, tenho usado ele, e é um bom café.

Se mesmo com um bom grão você não conseguir tirar o café do jeito que você quer, daí você vai ter que comprar um moedor a parte, e daí você aproveita e compra um bom com lâmina cônica.

 

Abraços,

 

Edelson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Leandro,

 

Apostaria no moinho. Ou há algo errado com ele ou simplesmente precisa de calibração. Sugiro uma busca no Google ou Youtube para ver se alguém conseguiu ajustar o moinho dessa maquina corretamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Srs. coloquei um novo grao do lucca cafe (blend espresso) e melhorou da agua pro vinho, o custo tambem é bem maior, 80 reais o quilo, agora estou na dúvida, das três regulagens da máquina espresso:

 

1 - Quantidade de graos a usar (acho que é isso pelo que vi), fica dentro do moinho

2 - Tamanho do grão (fino a grosso) fica dentro da máquina tambem.

3 - Quantidade de café a sair. Botão fora da máquina

 

Qual regulagem devo usar? O mais fino possivel o que acarreta, e o mais grosso? Teve um extremo que não saiu café pois compactou demais.

 

Leandro Alves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro,

 

Vamos lá:

 

Vou te dar um exemplo, você regulou com a maior quantidade grãos possivel, aí você coloca a moagem no mais fino possível, ai diminui 1 ponto na quantidade e aumenta um ponto na moagem, teoricamente mexendo nesta regulagem até o outro extremo que seria: a menor quantidade de grãos possivel junto com a moagem mais grossa possível, você encontraria 2 pontos em que o café vai sair da maneira correta.

 

Bem é claro que você não vai começar pelos 2 extremos, como faria então ?

 

Deixe a regulagem da moagem no meio, e da qtdade no meio, tire o café, saiu rápido, aumente a quantidade de grãos até ficar com a extração correta, se a qtdade de grãos chegar no máximo e ainda não estiver bom, ai afina mais um pouco a moagem.

 

Ou pode ser feito o inverso:

Coloque os 2 no meio, tire o café, saiu rápido, vá afinndo a moagem,.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro

temos vários tópicos sobre extração, procure também ler o artigo do Alexandre Velloso sobre os princípios básicos do expresso.

abraços e seja bem-vindo

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/999-extracoes-conceito-de-tolerancia/page__hl__extra%C3%A7%C3%A3o__fromsearch__1

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/765-bibliografia/page__view__findpost__p__17959__hl__extra%C3%A7%C3%A3o__fromsearch__1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...