Ir para conteúdo

(INICIANTE) Qual grão torrado comprar pra minha MOKA?


Marcelo de Freitas

Postagens recomendadas

Olá!

 

Os caros foristas já me ajudaram na compra de um moinho manual pra minha MOKA (estou esperando a chegada do meu Porlex mini).

 

Como já expliquei, não tenho grande pretensão e só quero saborear minha xícara diária de café com qualidade "decente":)

 

Abusando da boa vontade de vocês, criei mais um tópico pra pedir dicas para o grão que vou usar no meu "equipamento" (mas que onda! Rsrsrs). Moro em São Leopoldo/RS e o único lugar onde já vi café em grão é no Mercado Público de Porto Alegre, na Café do Mercado. Esse é um bom café? Seria melhor pedir algo pela web, de mais qualidade?

 

O que devo considerar na hora da compra? E por quanto tempo posso usar o café sem perda significante de sabor (1. Considerando meu caso = consumidor com sensibilidade mediana)? Ah, quanto devo comprar considerando que meu consumo será de uma xícara diária? (quanto comprar pra não estragar, claro).

 

Muito obrigado!

 

Cordial abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

 

Temos inúmeras discussões e sugestões de cafés especiais para usar com sua moka.

 

Nos tópicos Café torrado, Quando o assunto é café, dentre outros vc encontrará subtópicos que responderam sua pergunta e muito mais com certeza.

Como este por ex:

 

http://forum.clubedo...ntes-de-morrer/

 

Sugerimos uma ampla leitura do fórum.

 

Qualquer dúvida não exite em perguntar.

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo,

 

Temos inúmeras discussões e sugestões de cafés especiais para usar com sua moka.

 

Nos tópicos Café torrado, Quando o assunto é café, dentre outros vc encontrará subtópicos que responderam sua pergunta e muito mais com certeza.

Como este por ex:

 

http://forum.clubedo...ntes-de-morrer/

 

Sugerimos uma ampla leitura do fórum.

 

Qualquer dúvida não exite em perguntar.

 

 

 

Abraços

 

Obrigado, Ricardo. Já havia lido muita coisa no fórum e voltei a ler outros tópicos, inclusive aquele que aconselhaste. Mas minha dúvida é: existe algo em especial que eu deva considerar na hora de escolher um grão pra usar na MOKA? Ou isso não é importante? Posso escolher qualquer bom café e só devo me preocupar com a moagem?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcelo.

 

Apesar da pergunta ter sido feita para o Ricardo, permito-me respondê-la tentando ajudar-te.

 

As cafeteiras moka são simples de operar mas exigem respeito quanto aos procedimentos de preparo.

A já destacada granulometria grossa é obrigatória. assim como a observação de sempre utilizar as quantidades de água e pó em acordo com o tamanho da cafeteira. Fogo baixo permite melhor controle do processo e evita "queimar" a bebida final.

 

As mokas produzem cafés "fortes", com alta concentração. Por exemplo, uma moka para 3 xícaras usa 150 ml de água e algo entre 22 e 25 gramas de pó grosso. Isto resulta em taxa de extração equivalente a até quase 17%. ou 6:1. Coados, para comparar, usam normalmente 6 a 7% ou aproximadamente 15:1.

 

Prefiro usar neste método de extração cafés com muito corpo, evitando os mais suaves/doces/frutados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, faço das palavras do Alex as minhas.....

 

A Moka exige essa moagem mais grossa.

 

Quanto aos cafés, como bem disse o Alex, a Moka produz bebidas mais encorpadas e concentradas, porém seu paladar que irá dizer quais cafés serão seus preferidos.

 

Vai ter que tirar o escorpião do bolso e haja café pra testar..... a lista é grande. ;)

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...