Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

O cabo que comprei na paulista era desses defeituosos tb. Mas mesmo com o bom tive que trocar o driver

 

 

Guilherme. Esses arduinos genéricos tem o chip ou algo assim diferentes do original. Entao o driver adequado para eles é outro.

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o problema com o arduino + ssr. A corrente de disparo no manual da fotek é 7mA, mas com 4,5mA ja dispara. Testei usando a saída 5v da placa. O problema é que a saída digital libera 4,4mA. Alguém tem uma dica pra resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, não é o que a datasheet do mega8 (parece ser o usado no uno) diz:

 

bFlO74p.png

 

De qq forma, vc pode dar uma forcinha, ligando um pull-up (resistor de ~ 1k entre a entrada do relé e o +5v).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pros mais experientes no assunto pergunto:

 

Alguma coisa contra usar aluminio de latinha de refrigerante

para fazer o escudo na resistencia superior?

Daria conta do recado ou precisa ser uma chapa mais grossa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Parece que o aluminio da lata de refrigerante

não aguenta  não. Começou a sair fumaça. Não

sei se pela tinta ou pelo aluminio em sí ser muito fino ;)

 

De resto consegui ligar o dimmer pelo menos. Agora só

falta resolver as aletas e esse lance de "vedar" a primeira

resistencia. Comprei uma outra chapa de aluminio mais grossa

aqui mas tenho que recortar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa lata de leite em pó ou até de extrato de tomate.

 

O duro é recortar isso com tesoura comum. (Eu acabei comprando uma para metal....rsrsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora parece que não ta saindo fumaça pelo menos hahha

 

 

Alguem sabe dizer se a lateral de onde tinha o termostato 

esquenta mais? Parece que a ventoinha joga todo o ar quente

para lá e com essa tampa da resistencia de cima parece esquentar

bem. Espero que não derreta o plastico na lateral.

 

res1.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma primeira torra para testar o equipamento. Não derreteu nada.

Mas acredito que a torra tenha sido rapida demais. A resposta da resistencia

é muito rapida com o dimmer. Tenho que me acostumar com isso.

 

Mas nunca tinha escutado um primeiro crack tao consistente e alto nas

minhas torras anteriores que foram no forno normal a gás.

 

log1.jpg

 

torra1.jpg

 

 

Acho que vou manter meus 80g que usava no forno. talvez aumente para 100g depois q eu pegar o jeito

do equipamento. Não sei se tenho coragem para torrar 250g haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tempo de torra era mais ou menos o que eu conseguia sem dimmer e sem a proteção da resistência.

força total do início ao fim.

claro que depende do café, mas talvez a quantidade também influa.

Estou fazendo em torno de 170, 180 gramas sem problemas, quantidade indicada por alguns daqui.

 

Mas cheguei a torrar 250g (por erro na balança) e foi até que bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma outra torra agora de 100g do matissa que acho que ficou melhor

e antes quase carbonizei uma. ainda bem q vi quando começou a ficar negra

a coisa. Alias com uma luz de led no vidro da para visualizar bem a coloração

dos grãos.

 

Pergunta pros mais experientes. Tenho um sensor só. Estou colocando ele em

um furo que ja tinha então ele fica apontado para dentro do tambor. (foto abaixo)

Seria isso um BT, um ET ou um meio termo?

 

sensor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, teria que ser um ET e um BT. Pra ser considerado BT tem que estar encostado e medindo a temperatura fos grãos.No seu caso seria um ET proximo dos grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um BT mais ou menos nesta posição.

Tenho tido leituras mais ou menos imprecisas.

Vou tentar desencapar o sensor porque meu 1C está chegando com 196 graus que é uma temperatura provavelmente subestimada.

Quanto ao ET, ele fica próximo a resistência e fora do tambor. E mesmo com o escudo, ele dá valores muito altos e estou tendo dificuldade para entender para que ele realmente serve..

 

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

196 é uma temperatura adequada. Normalmente rola entre 189 e 194, 5, 6, 7 a depender do café.

O ET te da uma ideia da temperatura ambiente. É um ponto de referencia e só com muitas torras vc vai entender como o torrador se comporta com relação ao que a ET interfere na BT, quando está muito alta, quando você vai baixar para alcançar a BT em um dado momento.

 

Dito isso, eu posicionaria na extremidade direita, ao invés da esquerda (para onde o ar quente vai se concentrar). Nada de colocar acima do shield, senão vc pega todo o calor direto das resistências, o que vai mascarar a temperatura real dentro do torrador.

O ideal seria colocar no outro lado do tambor. Mais longe das resistências. O problema é que o philco não tem um bom isolamento térmico, de forma que as temperaturas que vai medir ali serão bem mais baixas do que as do centro do tambor. Talvez colocar no meio do tambor, mas em uma posição mais alta, acima dos grãos. Seria o ideal para vc ter uma boa ideia do que está rolando por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, por esse meu sensor estou tendo primeiro crack em torno de 150/160.

Vou tentar adaptar as torras para essa posição de sensor mesmo. Afinal ou é

isso ou colocar de fato como ET perto da resistencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esteja mal posicionado, porque se vc inserir uma sonda BT, vai perceber que ela sinaliza o crack por volta de 190C em diante.

 

Para ser coerente, sua ET teria que estar acima disso e não abaixo, como vc está relatando.

 

A razão, possivelmente, é que ela está posicionada num local errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bruno, o meu termopar atualmente está exatamente na mesma posição do seu (no lugar do termostato original) mas o crack costuma vir em torno de 180~190°C. Curioso o seu estar lendo temperaturas baixas assim.

 

Acho que nessa posição ele deve apresentar uma leitura intermediária entre o que se esperaria de ET e de BT. Por exemplo, se os grãos estiverem frios, mesmo que você coloque as resistências no máximo, situação em que o esperado seria um ET subindo rapidamente, a leitura vai subindo devagar pois, enquanto os grãos não começarem a ganhar calor de fato, eles ficarão "protegendo" o sensor do calor das resistências. Da mesma forma, quando os grãos estiverem bem quentes (no início do crack, por exemplo), você pode desligar as resistências e, mesmo o forninho não tendo muita inércia térmica, a leitura vai demorar um pouco pra começar a cair, imagino que pelo sensor ainda estar recebendo bastante calor dos grãos.

 

O maior problema dessa configuração, na minha opinião, é que há um certo lag de leitura, por isso as curvas acabam ficando sempre bem suaves. O sensor aí nunca vai mostrar o que está acontecendo lá nas resistências e nem lá nos grãos de forma muito instantânea, acredito que ele vai apresentar meio que uma "média" de temperatura do forno

 

Penso que essa não é a posição ideal mas, tendo apenas um sensor fora dor grãos pra acompanhar, acho que talvez seja melhor aí pra saber o que está acontecendo com a torra de fato do que lá na frente, junto às resistências, onde a temperatura sempre tenderá a estar bastante alta, independente de como os grãos estejam ganhando calor. O maior problema dessa configuração, na minha opinião, é que há um certo lag de leitura, por isso as curvas acabam ficando bastante "suaves". O sensor ali nunca vai mostrar o que está acontecendo lá nas resistências e nem lá nos grãos de forma muito instantânea, acredito que ele vai apresentar uma espécie de "média" de temperatura do forno.

 

Acho que o ideal é colocar o sensor BT mesmo e aí sim levar o ET lá pra frente, entre as resistências e os grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante mesmo essa diferença de temperatura. No geral não estou muito preocupado

com ser BT ou ET. Já que se eu achar uma curva de torra que se comporte bem para o meu

equipamento o resultado final é o que importa afinal acho que ninguem que fez as modificações

vai ter 100% de fidelidade tirando talvez os primeiros modelos modificados pelo Guilherme.

 

Quando eu torrava no forno convencional cheguei a ter 300 graus de temperatura então pode ser

q eu não esteja usando toda a potencia da Air Fryer. Tenho que fazer mais testes! Ou talvez meu

sensor não esteja tao adentrado no orificio quanto o seu. Não entrei muito com ele pq em testes

iniciais agarrava no tambor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Air Fryer e chegou rapiDinho.

 

Agora, eu vos pergunto: e agora? [emoji23][emoji23][emoji23]

 

Já li esses e outros tópicos do Air e confesso que MODs e eletrônica não são o meu forte.

 

Se não virar torrador de café, vou continuar com a Pop Fun. Mas, não tem um tópico resumindo as modificações sem ler conversas a fio? Tem alguma alma bondosa que as faça por um custo evidentemente?

 

a6203edb7800dea66e6662d40713a883.jpg

 

Abraços.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, eu vos pergunto: e agora? [emoji23][emoji23][emoji23]

 

Já li esses e outros tópicos do Air e confesso que MODs e eletrônica não são o meu forte.

 

:P Ué enquanto espera faz batata frita , pela pinta ele faz batata frita legal. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa:

Dimmer (compra um regulador de voltagem de 2000w ou de 3000w)

b9da747dabee79b19614ff71424c8784.jpg

 

Segunda coisa:

Os dois fios que vem da tomada vão na entrada (in) dele. Mas vc vai querer manter os polos que entram na plaquinha que tem dentro da airfryer (circuito integrado) fora desse circuito. Então, vai ter que isolar os fios que vai para a placa dos demais, atentando para quais são esses demais, mantendo-os cada qual em seu polo.

Resumo, os que vem da tomada vc liga na plaquinha e nesse regulador de voltagem.

Os de cada polo que iam para a plaquinha e pra as resistências vc tem que ligar cada polo deles na saída (out) do regulador.

 

Para melhor entendimento, você tem que saber que os fios que vem da tomada ligam duas coisas: a ventoinha (a plaquinha é o transformador) e as resistências, que são ligadas em paralelo. Um dos polos entrantes vai para o interruptor temporizador. O outro para um dos polos das resistências e para a entrada 1 da plaquinha. Vc vai ter que isolar esses circuitos para que consiga introduzir um controle de potência para as resistências sem alterar o giro da ventoinha.

Mas se vc não entende de elétrica e dos riscos inerentes (choque mata), melhor pedir para alguém fazer essas ligações para ti

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Carlos, Parece que nas fritas é muito bom.

 

Torres, obrigado pela primeira dica. Tenho um amigo craque em eletrônica. Mas, tem mais MODs né?

 

Obrigado.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, esse é o esquema mais simples. Para usar Arduino, embora, em suma, as ligações elétricas sejam as mesmas em relação ao isolamento dos dois circuitos (ventoinha e resistências), vc terá que acrescentar um rele ssr ao invés de controlador de voltagem. Além disso, terá que usar shields termopares para medir a temperatura e mandar para o programa controlador

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ganhei um Grill Mondial 40 centímetros de diâmetro, antiaderente e com controle variável de temperatura. Quase 1200 Watts. Tampa de vidro. Será que dá pra torrar revolvendo os grãos manualmente? Só não tem ventilação. O que acham? Alguém já usou um desses?

 

229d67da182c0bf721b83da05dfbe123.jpg

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...