Ir para conteúdo

La Pavoni - Europiccola e Professional


Postagens recomendadas

Salve

 

Atualmente estou restaurando uma Europiccola de 1978. Está na bancada aguardando a chegada de um kit de anéis de vedação e algumas outras peças necessárias. Mas a parte elétrica funciona perfeitamente.

Comparando-a com a outra que revisei há poucos meses, modelo pós millenium, a antiga exige muito mais atenção e cuidados com a temperatura de trabalho. Ainda assim, com adoção da rotina de ligar e desligar a resistência manualmente, é possível extrair bons espressos.

A grande desvantagem das Europiccolas é mesmo a limitação de seguidas extrações. Nunca consegui ir além de 3 espressos contínuos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

Queimar-me.

As Europiccolas são máquinas que, para seu manuseio, exigem o uso das 2 mãos.

Segurar o copo de água fria com uma mão e acionar a alavanca com a outra, estando quente a máquina, me parece arriscado demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, com o mínimo de atenção é tranquilo e você pode fazer o teste com ela fria.

 

Na operação de sugar a água a máquina tem alavanca muito mais leve já que está sem o porta-filtro.

 

Com uma mão só, talvez haja um medo de tombar ela para trás quando subir a alavanca, mas ao invés de apenas subir a alavanca é só aplicar uma torção no sentido de assentá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Salve.

A encomenda com as peças faltantes e os anéis de vedação novos foram entregues esta semana.

Fiz nela 3 cafés antes de começar a desmontá-la - aliás foram os únicos espressos que bebi nesta última semana que foi dedicada ao uso de cafeteira de êmbolo. Certo é que nenhum dos 3 estava bom. As extrações foram feitas com a cafeteira nas condições que recebi, senão pelo uso do novo filtro.

A máquina me foi entregue sem filtro e sem a borracha que fixa a tela dispersora em seu lugar. Faltavam também uma presilha da alavanca e a bacia de resíduos. Sobre a resistência há depósito de calcário, que curiosamente não ocorre em outras partes da caldeira. A parte elétrica está funcionando corretamente. A tensão é 220 V.

 

Tentarei postar fotos das fases do restauro desta Europiccola pre millennium - 35 anos e "cabeça quentíssima".

 

Como recebida

10193883825_5b1ea62f1d.jpg

 

10193759994_7768f1368b.jpg

 

10193943266_a85f451d24.jpg

 

10193921435_9fb6e00c05.jpg

 

10193905596_69070d89b8.jpg

Hoje - início do desmantelamento

11011828544_e36795387f.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

A LP está remontada e funcionando. Falta apenas o polimento final no cromado.

Fiz 3 cafés para ter dosagem e granulometria ajustadas. O último ficou muito bom com 14.4 gramas, 30 ml, 31 gramas de líquido e 4 mm de crema. Só não medi o tempo. Devo ter deixado uns 10" de pre e uns 25" a 30" de ação da alavanca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polimento ou limpeza? Polir cromado, com alguma pasta mesmo que dessas "leves" domésticas, ou limpadores de latão, só vai remover um pouco ou ainda deixá-lo meio fosco. Melhor só limpar. Nas peças em que está ruim, como na alavanca, ideal seria recromar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

 

Obrigado pela dica.

 

Minha moto compete com carros antigo com tantos cromados. Já gastei boa parte das pontas de meus dedos tratando dela.

Após lavá-la com uma solução desengordurante de sabão de coco dissolvido em água, seco e passo estopa com removedor nas manchas mais resistentes e por fim estopa com WD40 ou similar. Na LP não usarei o removedor, pois a base é pintada.

 

O dono da máquina não mencionou recromar. Acho mesmo que não seria necessário, mas pintaria a base se fosse minha. A cor, apesar de original, é bem feinha. Marrom cocô.

 

Repeti o que faço nos pequenos pontos de ferrugem da moto. Lã de aço com WD40. Atrito leve, muito leve, repetido até limpar os pontos oxidados. Depois um finíssima camada de vaselina em pasta para ocupar as imperfeições da superfície causados por pequenos arranhões. Na máquina, especialmente na caldeira, a vaselina sofreria com o calor, então não passarei.

 

O grupo já foi tratado e ficou bacana.

 

11027231074_108215ed7f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece bom mesmo o grupo etc. A alavanca, como é de aço, é a que mais sofre quando o cromado vai embora.

 

Uma solução que pensei para diminuir a temperatura do grupo é tampar a cavidade na qual o vapor fica em contato, a que você mostra na foto. Também, se viável, fazer um espaçador de PTFE. Só testando e ajustando para tentar acertar o quanto isolar. Como o grupo é pequeno, fácil "esquentar" se necessário, com um expurgo. Na Gaggia Tell fiz isso e a temperatura caiu, tanto que com a máquina parada precisava esquentar o grupo. Mas entre as extrações melhorou bem o fôlego. Por mais massa que tenha o grupo, a troca de calor com o ambiente é lenta e demorava uns 5 minutos para voltar ao "normal", ou até mais depois de umas 3-4 extrações. Talvez em dias bem frios, com uma temperatura ambiente abaixo de 17°C, isso seja mais fácil.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

A solução que propões é muito semelhante a que foi adotada pela LP nas Europiccola e Professional mais modernas. Esta, de 1978, ainda não contava com a peça 701832 que aparece no desenho abaixo.

 

11028208886_c3e2dc8efe.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela para com o processo de oxidação, mas fica irregular, depois disso precisaria receber um acabamento adicional.

Os produtos de casa de ferragem utilizei em pontos (grandes) de ferrugem em lugares bastante inacessíveis do porta-mala do Jeep, bem como em riscos e pequenas batidas, que não compensavam fazer latoaria, grades e prateleiras metálicas.

E uma "caneta", com uma espécie de pincel e borracha, que comprei na Alemanha para objetos menores, inclusive panelas esmaltadas que tinham "lascado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Da minha viagem para Itália, e especificamente da visita ao Francesco, trouxe essa Pavoni:

 

DSC_8485.JPG

 

Com pouco uso aqui achei duas propostas de rotina para ela (só para café), com um termômetro LCD de 60°C a 90°C:

  1. Ligar com água no limite do visor (só um pouco a mais). Não expurgar o ar... Na parte de cima do grupo, sobre o pistão, ficará principalmente ar, e a água da caldeira, apesar da pressão chegar a 1 bar, estará em temperatura menor que ~120°C. Normalmente a diferença, depois de uns bons minutos ligados, é de 0,4-0,5 bar, ou seja, a água chega a uns 110°C... Um ou outro expurgo de água pelo grupo para aquecer xícaras, o grupo chegará a uns 75°C. Já fiz uns 3-4 cafés, sem muita pressa, e apesar de aumentar um pouco a temperatura, não sobre-aqueceu. Depois da segunda extração, é bom desligar a resistência enquanto prepara o filtro e só ligar se a pressão cair demais (menos de 0,6 bar);
  2. Seguir a dica do Home Barista... Ligar com água no volume desejado. Expurgar o ar depois de alcançar 1 bar. Deve cair ao menos para 0,6 bar, e então sempre desligar a resistência entre as extrações. De uma a três pequenas levantadas na alavanca é possível fazer o grupo (sobre o pistão) trocar mais calor com a caldeira, pelo vapor (o ar foi embora). Se o grupo estiver na faixa de 75°C, dá para usar a água com a caldeira até uns 0,7-0,8 bar. Se o grupo estiver em 80°C, usar a água só em 0,5°C. Já na faixa de 85°C a água deve estar minimamente acima dos 97°C, então só deixar a pressão começar a subir um pouco. É mais ou menos isso. Com calma e sempre desligando a caldeira, dá para fazer várias extrações. A pressão de pré-infusão é baixa, mas dá para usar a alavanca levemente e voltar sem disturbar o bolo.

Obtive extrações excelentes! Usei pouco a Pavoni que restaurei e vendi pro Júlio, então não podia afirmar como agora, que realmente é uma máquina boa. Se quiser vaporizar o leite, deixar por último, ou depois de vaporizar correr para medidas desesperadas como 1-2 pedras de gelo no grupo... O termômetro serve de guia. Em geral, resfriar o porta-filtro e o encaixar novamente também ajuda bem entre as extrações.

 

Levei pro trabalho e dá para usar com pouca gente, de repente até 5 extrações...

 

Vejam que esse grupo, de 74 a 99, não tem a luva e a parte de cima do pistão se comunica com a parte de cima da caldeira pelo pescoço do grupo. Por isso esse comportamento distinto: se expurgar o ar, a troca de calor pelo vapor é bem rápida. Se não expurgar o ar, a troca é bem mais lenta.

 

Os grupos de 2000 em diante recebem a luva. O importante mesmo é que com a luva e a peça de plástico no pescoço, o grupo fica cheio de água, sem comunicação com o vapor. Ao levantar a alavanca, a água sobre o pistão entra dentro da câmara da luva por um furo. Mas... Esse volume de água é pequeno, acho que na faixa de 40ml, e talvez parte volte para a caldeira e seja renovado ao levantar o pistão... A máquina requer mais tempo pro grupo ficar pronto, ou mesmo expurgos para colocar água mais quente (caldeira) no grupo. Quão "rápido" o grupo perde temperatura, e quanto, só testando... Talvez a rotina de desligar e ligar seja mais fácil ainda com essa configuração.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando bem, todo o volume de água do deslocamento do pistão (aproximadamente 42 ml) volta. Mas tem um pouco de água ao redor da luva e parte superior, mais o pescoço, que pode ser algo entre 10 ml e 20 ml...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Márcio, muito bonita a máquina com os detalhes em madeira. Parabéns.

 

Olha, ainda bem que não tenho que passar por esse malabarismo de ter que fazer mais de uma extração. E realmente sem um termômetro no grupo fica praticamente impossível alguma repetibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se der algum dia faço um vídeo, mas o vaporizador automático funciona melhor que isso, ao menos com o Leitissimo. O modelo é o anterior, mas não deve ter mudado muito. Mas tem que estar sempre limpo, pode ser que esse aí esteja sujo e por isso puxou muito ar e pouco leite. Ideal é fazer na jarrinha, para depois jogar no café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acho que já tinha visto a foto no home-barista, mas agora que li a legenda é que vi que ele torneou as partes de madeira usando Marula, da fruta do licor Amarula. Bonita a madeira (em uma época da minha vida eu cheguei a fazer umas coisas relacionadas à madeira, mas somente por pouco tempo).

Li um pouco mais e vi que ele supostamente estaria disposto a fazer um kit para a base, desde que quem comprasse fizesse polimento etc. Só tem que ver o frete de Durban (costa lesta da África do Sul) para cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Oi Alexandre,

 

Obrigada! Aposto que vai mesmo ser boa a brincadeira!

 

Sei que é mesmo... já passei bastante água e parece que melhorou bastante. Cobre não fica com "cheiro"? Ou o metal + água quente? Vou pergunar que água ele usava, mas pe cuidado creio que água boa.

 

Achei que a cafeteira está melhor conservada do que imaginei! Bem bonita mesmo. Seguem 2 fotos do celular mesmo só para dar idéia:

 

 

E uma xícara com água dos primeiros expurgos:

 

 

Parece resíduo de café. Mas achei estranho a cor da água... será que resíduos de pó podem ter ficado "encranhados"? Não pode lavar com JoeGlo né? Só água mesmo? rsrsrs

 

Obrigada!

O que é JoeGlo, o que uso pra descalcificar a minha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JoeGlo é detergente, assim como Cafiza. Descalcificar pode ser com descalcificante próprio ou ácido cítrico. Este segundo já foi discutido aqui. Dê um buscar que você deve achar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...