Ir para conteúdo

La Pavoni - Europiccola e Professional


Postagens recomendadas

Sérgio, a minha é uma pre millennium sem termostato que tem pelo menos uns 40 anos. Será que a resistência durará muito tempo mais? Se durar então nem compro... Pela idade achei que fosse interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, a minha é uma pre millennium sem termostato que tem pelo menos uns 40 anos. Será que a resistência durará muito tempo mais? Se durar então nem compro... Pela idade achei que fosse interessante...

Bom, vc que sabe. Agora adivinhar quando vai queimar é difícil.

 

Minha Mini deve ter quase isso também. Só pensaria no assunto quando queimar.

 

Não é um chuveiro lorenzetti... é uma Pavoni!

Falando nisso quase troquei a da minha Pavoni por uma de chuveiro 220 v - 4800 W para poder ligar no 127 v. Ficaria com ~1200 W =)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta seguir isso.

 

E mais:

 

- Suba e desca 1 vez só a alavanca

- Deixe ela em cima, fazendo pré-infusão, uns 5-10 segundos

- Faça a moagem para que a força na alavanca seja razoável, nem fraca nem muito difícil de descer

- Use uns 14 g de pó no filtro

- Pare quando der uns 28 g de café na xícara, demorando entre 20 e 30 s após o 1o pingo

 

 

Ahh, quer saber se a força na alavanca está adequada?

 

Ponha balança de pesar gente em frente a máquina e suba. Quando forçar a alavanca, quando ela chegar na horizontal, a balança deve marcar o valor de seu peso menos uns 12-15 kg, que é a força na alavanca.

 

 

Subir alavanca 1-2 s

PI 5-10 s

Extração 20-30 s

 

Só somar. Chegando por aí já é um bom começo.

 

Ahh, feche o PF somente com a alavanca no limiar de soltar a água. Isso evita do bolo ser "sugado pelo vácuo".

 

 

Moagem bem fina, e início da extração (depois da pré-infusao) com pouca ou média força mas constante, e paciência. A extração será lenta, mas valerá a pena.

 

Extrações mais lentas também compensam um pouco a água bem quente.

 

 

Sérgio e Carneiro, 

 

Muito obrigado pelas dicas, hoje pela primeira vez consegui tirar um espresso bebível... ainda me falta muita prática para chegar num nível que eu acho que seja o adequado e comparável com o que eu tiro hoje na VFA.. mas com essas dicas pulei uns 10 passos.. rs... ainda me falta ajustar um pouco mais a moagem... como troquei o filtro da VFA por um LM, a moagem já teve que afinar..e se adequou mais à "Vecchia Signora"; La Pavoni.

 

Muito interessante os aromas e sabores... como são diferentes se comparados com o mesmo café extraído na VFA, mesmo não tendo tirado "aquele" espresso, saiu muito saboroso... intenso... e diferente... não digo que seja pior ou melhor, mas sabores diferentes.. Mesmo não tendo saído muita crema, não senti a falta.

 

Está me agradando muito toda essa experiencia!

 

Saudações... e muito obrigado!

 

Pessoal... me perdoem as postagens sem acentos... uso um teclado alemão sem acentos... só entra acento quando o browser corrige... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, hoje até que consegui um espresso honesto nessa extração ( é a mesma extração)

 

 

Acredito que ainda falta muita coisa para chegar no limite da maquina, pois ainda não tirei mais do que meia dúzia de espressos na Pavoni..

 

Gostaria de ter segundas opiniões, o que acham dessa extração? está perto do máximo de uma La Pavoni? Dá para ir além? o que poderia ser acertado?

 

Quanto ao bico do braco de vapor, a minha Pavoni veio com 3 furos, mas achei bem complicado vaporizar com ele, devido a inclinação (~45°) do braco de vapor, quando inclino a leiteira um pouquinho um furo fica vaporizando pra cima perto da superfície, e gerando bolhas gigantes.. será que devo vaporizar com a leiteira sempre na mesma posição (vertical ao piso) ?

 

Qual bico vcs utilizam? vale a pena a modificação para o bico de um furo? 

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o fluxo está meio estranho...

Ele começa pingando ao invés de um fluxo constante.

Eu de você: ou compactava um pouco mais, ou faria uma moagem um pouco, que nada, mais fina. Usaria apenas uns 12 segundos de PI, minha máquina não tem termostato, se estiver muito quente tenho que fazer uma PI mais curta se não tenho uma over extraction, mas esse não deve ser seu caso.

Eu também acho que você está fazendo pouca força na alavanca. Afinando e compactando melhor pode ser que seja preciso mais força, assim achando um equilíbrio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Tarcisio, estive pensando realmente em afinar um pouco mais, mas aí fiquei receoso de não dar volume na xícara..

 

Quanto ao gotejamento, realmente se comprova a dúvida que eu tinha.. minha bancada está com um leve caimento.. do outro lado o fluxo fica constante desde a primeira gota, a principio achei que pudesse ser algum erro de calcamento..

 

Amanha vou tentar as suas dicas..  

 

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve diminuir o fluxo, porém deve aumentar a estabilidade dele.

Ao invés de gotejar depois correr, deve ficar mais difícil de puxar a alavanca e quando começar a cair será um fluxo constante. Claro que haverá a necessidade de mais força.

Pelo menos esse é o resultado das minhas experiências, em máquinas manuais a pressão passa a ser mais uma variável, assim a moagem e a compactação tem um impacto diferenciado no processo, não que deixe de importar, mas o peso de cada etapa diminui.

Vamos esperar ele tentar e ver no que dá.

 

Na minha maquina percebi que consigo resultados melhores com moagem mais fina e menos compactação.

 

Percebi também que quanto maior o tempo de PI fica mais difícil descer a alavanca.

 

Alguém tem a mesma impressão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Noisevois, notei o seguinte:

 

-A posição do portafiltro encaixado, apesar de ter um motivo, fica meio estranha...

-Apesar de ser inox e aparentar robustez, a máquina se movimenta muito facilmente. Ela é leve?

-Essa pingação após a extração seria por que ela não tem válvula de 3 vias?

-Cuidado com aparelhos de alta potência ligados no benjamin...

 

Parabéns, é uma bela máquina! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou procurando produtos para lubrificar onde for necessário na Pavoni.

Alguma recomendação?

Alguém conhece esse:

http://www.cafeclubstore.com.br/p/UT%252D0006/Lubrificante+a+base+de+silicone+Saeco+5g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal das máquinas de alavanca

alguém tem esses adesivos:

http://www.orphanespresso.com/Group-Temperature-Strip-Thermometer-High-Range-and-Low_p_2133.html

Procurei algo similar no Brasil

e não encontrei nada que contemple temperaturas mais elevadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto vem vídeos por aí, mas não tenho, faço o café no feeling.

As vezes sai ruim, geralmente mediano, as vezes sensacional.

Se esses medissem temperaturas mais elevadas resolveriam o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui fazer um capuccino para começar legal o dia, no meio da vaporização a máquina começou a perder a "pressão" do vapor.

Quando fui ver, a luz que indica se está ligada ou não estava apagada. A máquina não liga mais para esquentar a água.

A tomada está boa.

 

Desmontei ela inteira, limprei, vi se tudo estava devidamente encaixado. Mas a danada não quer ligar.

 

Resistência queimada provavelmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que lembro a sua não tem pressostato. Se a luz apagou não deve ser pela resistência ter queimado já que estes dois itens provavelmente estão em paralelo.

 

Será que não tem um termofusível que poderia ter aberto? (este ficaria em série)

 

Com um multímetro vc descobre onde está o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

Fui usar o multímetro para ver se a tomada estava boa e acabei fazendo besteira, o multimetro queimou  :P

Vou comprar outro multímetro para ver qual a situação da resistência e aí conto o resultado.

 

Talvez possa ser essa peça marrom aqui:

 

p15a_medium_2250.jpg

 

Agradeço muito a ajuda aí, pelo jeito vou precisar bastante pra conseguir arrumar ela... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for esse fusível, até arranjar outro, vc pode emendar as 2 pontas dos fios que vão até ele. Assim continua usando a máquina, só com cuidado de nunca ligá-la sem água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Epa !

Sergio, isso eu não arriscava: se queimou um fusível o mesmo fenômeno que causou este pode queimar outros componentes da maquina ...

Eu, sendo mais conservador, levaria para um eletricista testar devidamente e arrumar um fusível apropriado ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...