Ir para conteúdo

Cafeteiras diversas - breve comentário sobre características


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Cafeteiras diversas - breve comentário sobre características on Nov 08, 2011; 8:25pm

 

Salve.

 

Tempos atrás havia postado no HTForum uma resposta para um colega que estava interessado em conhecer mais sobre as coisas do café. Fiz para ele um pequeno inventário sobre as diversas cafeteiras, que republico agora por considerar que muitos novatos não conhecem vários dos diversos modos de extrações. E que também por isso deixam de experimentar formas mais ou menos simples de se fazer café.

Um orçamento mais apertado está longe de ser impeditivo para começar neste mundo delicioso do grão nosso de cada dia.

Quanto às formas de extrações, divido-as em grupos considerando a forma como a água faz contato e/ou passa pelo pó.

Estas formas aceitarão pó moído por moinhos manuais, elétricos de lâminas, de discos planos ou semi cônicos.

Várias destas formas admitirão até o uso de café empacotado torrado e moido encontrado em supermercados e padarias, ainda que em prejuízo da qualidade e consequentemente do aroma e do sabor.

 

Vamos lá:

 

1 - infusão com êmbolo - prensa francesa;

 

post-3-0-66797000-1338955541_thumb.jpg post-1535196166-13257373126125_thumb.jpg

 

2 - alteração de pressão por calor em câmera selada - cafeteira (moka) italiana e sifão à vácuo tipo "globinho" manual à fogo ou elétrica como a Bodum Santos Vacuum;

 

post-1535196166-13257373121886_thumb.jpg post-1535196166-13257373121642_thumb.jpg post-1535196166-13257373120061_thumb.jpg post-1535196166-13257373117666_thumb.jpg

 

3 - percolação por gravidade - cafeteira elétrica convencional (com ou sem temporizador e/ou com ou sem moinho), Chemex, Bodum Kona e similares, cafeteira completa em porcelana da alemã Walküre, cafeteira napolitana, phin cà phê vietnamita, porta filtros cerâmico, o manjado porta-filtro plastico para filtros de papel, filtro permanente de naylon ou metal e o velho filtro de pano, que como o permanente, também pode ser usado no porta filtro de plástico, no porta filtro de metal ou até na cafeteira elétrica;

 

post-1535196166-132573731212_thumb.jpg post-1535196166-13257373123327_thumb.jpg post-1535196166-13257373118194_thumb.jpg post-3-0-70924400-1338956395_thumb.jpg post-1535196166-13257373124715_thumb.jpg post-1535196166-13257373127394_thumb.jpg post-1535196166-13257373124018_thumb.jpg post-1535196166-13257373124416_thumb.jpg post-1535196166-13257373126843_thumb.jpg post-1535196166-13257373123765_thumb.jpg

 

4 - percolador - "estragador" de café por refervura d'água elétrico ou para fogo (bebida deplorável em ambas versões);

 

post-1535196166-13257373125375_thumb.jpg post-1535196166-13257373125657_thumb.jpg

 

5 - pressão com filtro de papel ou permanente - AeroPress

 

post-1535196166-13257373117426_thumb.jpg

 

 

Os preços partem de míseros R$ 5 para os porta filtro de plástico e filtros de papel ou pano. As cafeteiras Moka variam de uns R$ 25 (p/ 2 xícaras feitas na China) até uns R$ 500 para as italianas elétricas de bons fabricantes como a Bialetti. As do tipo prensa francesa, também começam por uns R$ 15 para uma chinesinha de plástico, aço e vidro de 300 ml até uns R$ 350 para uma Bodum Chambord em aço e vidro. As do tipo sifão são encontradas por aproximadamente R$ 200 para uma "Globinho" de menor capacidade cúbica. Filtros permanentes podem custar R$ 10 para o Chapex equivalente ao padrão de tamanho 102 até uns R$ 200 para um SwissGold de aço banhado à ouro 24K. Cafeteiras elétricas por gravidade vão de R$ 30 pelas mais simples em promoções de grandes varejistas até R$ 1000 para uma sofisticada importada em aço inox dotada de moinho e temporizador. E finalmente, por pouco menos que R$ 150, pode-se comprar uma AeroPress aqui no Brasil.

 

Como exposto, entende-se porque é tão importante conhecer o orçamento disponível, para então fazer a mais adequada escolha do equipamento.

 

Excluo da lista o ibrik (turco - infusão sem filtragem) e o espresso, seja com máquina manual, semi-automática, automática, super automática e portátil à gás, pois demandam necessariamente um moedor eficiente.

 

Há outras formas e aparatos para extração que considero menos interessantes, como o sistema Toddy de café "à frio" por exemplo. Todavia acho que já temos o suficiente na lista acima.

Me divirto muito usando frequentemente todos os tipoa. Adequando o tipo de café por tipo de extração e fazendo comparações entre os vários resultados.

 

As minhas preferidas atualmente, e devo notar que sou bastante volúvel quanto ao tipo de extração escolhido, é a Aeropress, seguida da cafeteira elétrica razoavelmente sofisticada e do filtro permanente em extração manual. O mais importante é que todos estes "brinquedos" e mais uma chaleira elétrica, um moinho Baratza Virtuoso, dois elétricos de lâminas e um manual, custaram pouco mais do que é cobrado por uma máquina de espresso minimamente decente.

 

Afinal, aqui vai meu conselho de 2 tostões: compre um moinho e começe a experimentar com o que você já tem em casa. Depois vá acrescentando outros aparelhos e, quando por fim estiveres rico, aposentado e ocioso, compre outro moinho ainda melhor e uma máquina de espresso top de linha. Mas até lá aproveite a simplicidade de se fazer ótimos cafés.

 

 

post-3-0-04416800-1338955749_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Marcelo.

 

Várias empresas fabricam suportes para filtros em cerâmica. A vantagem deles sobre os de plástico é de poder pré aquecê-los. O asseio também é facilitado pela superfície vitrificada.

A primeira foto é de um exemplar em cerâmica fabricado pela Melitta.

A Hario desenvolveu um desenho interno muito eficiente, visível na segunda foto, que é do modelo V60 em plástico.

Poucos sabem, mas o desenho das ranhuras internas de um suporte para filtros faz grande diferença na extração. Mas isso e assunto para um novo tópico.

 

Valeu,

Alexandre

 

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

post-1535196166-13257373099118_thumb.jpg

post-1535196166-13257373128014_thumb.jpg

post-1535196166-13257373128447_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma french press no Ateliê do Café, juntamente com o pó Sweet Collection deles, já moído para ela. Os produtos chegaram ontem, com torra de terça-feira.

Estreei a cafeteirinha hoje em casa de amigos e preciso dizer que adoramos o resultado. Foi super fácil de preparar e o café ficou delicioso, rendendo uma segunda jarra para saciarmos a vontade.

 

Recomendo a compra para quem tem pouca grana para investir em máquina de espresso, mas deseja entrar no mundo dos cafés especiais e provar algo diferente do café coado nosso de cada dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também gosto muito de french press e para completar o post do Alexandre vou colocar uma opção diferente, da Trudeau, a Tirra.

post-1535196166-13257373097473_thumb.jpg

 

Ela é uma french pull, voce puxa ao invés de empurrar. A vantagem é que o café sai mais limpo que o modo comum e o café não fica em infusão constante, como na cafeteira comum. Voce pode tomar um café e voltar depois de 5 minutos e tomar mais.

post-1400166105-13257373133263_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Fcc,

 

Eu tenho uma e gosto muito do café dela, porém as vezes confesso que desanimo de usá-la pela dificuldade de limpeza, uma vez que além das várias peças, ainda faz muita sujeira na saída do café pelo sifão em cima devido a pressão do vapor. ( Tem que ficar controlando a intensidade do fogo)

 

Mas o resultado é satisfatório....café encorpado.

 

Abraços

 

Ricardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito da moka. Eu tenho três: uma de alumínio (acho que Bialetti), só serve como quebra-galho. Uma Allessi Compasso D'Oro media, excelente, uso especialmente quando tem visitas, para diário e muito grande, mas a qualidade da bebida e facilidade de preparo e limpeza são únicos, tem 34 anos e ainda parece nova.

A que uso diariamente no cafe da manhã, e uma alemã de inox, para 4 doses, no meu caso dois duplos, perfeito para nosso (minha mulher e eu) desjejum, muito econômica, bebida muito boa e relativamente fácil de limpar.

Atualmente uso mais a Graef (espresso com dois termoblocos), especialmente pela facilidade de fazer latte de manhã e capu à tarde, e se bem o shot ganha das moka no quesito crema, no sabor o páreo e bem duro.

Evidentemente que o moedor é fundamental, com cafe de supermercado nunca consegui nada aceitável, nesse caso acho melhor usar filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito da moka. Eu tenho três: uma de alumínio (acho que Bialetti), só serve como quebra-galho. Uma Allessi Compasso D'Oro media, excelente, uso especialmente quando tem visitas, para diário e muito grande, mas a qualidade da bebida e facilidade de preparo e limpeza são únicos, tem 34 anos e ainda parece nova.

A que uso diariamente no cafe da manhã, e uma alemã de inox, para 4 doses, no meu caso dois duplos, perfeito para nosso (minha mulher e eu) desjejum, muito econômica, bebida muito boa e relativamente fácil de limpar.

Atualmente uso mais a Graef (espresso com dois termoblocos), especialmente pela facilidade de fazer latte de manhã e capu à tarde, e se bem o shot ganha das moka no quesito crema, no sabor o páreo e bem duro.

Evidentemente que o moedor é fundamental, com cafe de supermercado nunca consegui nada aceitável, nesse caso acho melhor usar filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Oi pessoal!

 

Estava xeretando hoje mokas, já que tenho 1 Bialetti para 1 dose (quando tenho visita é complicado!!), e eis que me deparo com isso: Cafeteira Mukka Gran Gala - Bialetti (http://www.walmart.com.br/Produto/Utilidades-Domesticas/Cafeteiras/Bialetti/306039-Mukka-Gran-Gala-220-ML-Inox---Bialetti)

 

Diz que é pra fazer café com leite e capuccino. Alguém já viu algo do gênero?? Será que presta pra capuccino? Sempre me interesso por essas coisas estranhas. Sei que posso fazer bons capuccinos na minha gaggia, mas me pareceu tão simpática essa "cafeteirinha"!

 

Que acham??

 

Marcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

 

Talvez seja mais útil você optar por uma cremeira como a Tuttocrema da Bialetti e uma cafeteira tipo moka para 6 xícaras, ainda que de outro fabricante, que pode ser encontrada por preços bem inferiores aos das marcas conhecidas.

A cremeira faz ótima espuma de leite e é um acessório bem bacana para usar em conjunto com a cafeteira tipo italiana ou com a Gaggia Twin.

 

Valeu,

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Alexandre!

 

Não pretendia comprar a Mukka não, só bateu curiosidade... E aí me surgiu outra dúvida... essas cremeiras fazem bom creme com leite frio/gelado?? Ou só quente? Com o bico de vapor só rola bebeida quente, mas gosto de coisas geladas também. Vc sabe?

 

Valeu!

 

Marcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

 

Com leite frio também dá. Aliás dá até na própria caixa ou em uma coqueteleira. Na verdade é bem mais fácil trabalhar com o leite quase gelado. Algo entre os 10° e 15° C. A espuma fica bem fina e não há o risco de escaldar o leite.

Experimente.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério!

Legal! Poxa vida, vocês vivem me fazendo vontade e me fazendo gastar! hehehe Achei no Amazon uma cremeira mais simples por 10 dólares. Como tenho uma amiga que está lá e deve voltar em março acho que vou comprar ela mesmo por enquanto, pra testar com leite gelado \o/

Capuccino gelado! Nem acredito!

Nunca tinha pensado em botar leite integral gelado numa coqueteleira... boa dica!

 

Obrigada pelas dicas!

 

Marcia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Guest Anita

Lindinha, Ricardo e o vídeo ficou MUITO legal!!

 

Uma pergunta: você usa a sua no fogo baixo? Eu sempre uso no baixo. Com a sua creio que não haverá tanto problema pois ela não tem alça de plástico, mas a maioria delas sempre tem a pontinha da alça queimada mesmo no fogo baixo. É que usamos chama do fogão diferente da que usam os italianos, as mokas de lá não são queimadinhas. Há quem coloque uma chapinha sobre a chama do fogão aqui para diminuir um pouco.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindinha, Ricardo e o vídeo ficou MUITO legal!!

 

Uma pergunta: você usa a sua no fogo baixo? Eu sempre uso no baixo. Com a sua creio que não haverá tanto problema pois ela não tem alça de plástico, mas a maioria delas sempre tem a pontinha da alça queimada mesmo no fogo baixo. É que usamos chama do fogão diferente da que usam os italianos, as mokas de lá não são queimadinhas. Há quem coloque uma chapinha sobre a chama do fogão aqui para diminuir um pouco.

 

um beijo

Lindinha, Ricardo e o vídeo ficou MUITO legal!!

 

Uma pergunta: você usa a sua no fogo baixo? Eu sempre uso no baixo. Com a sua creio que não haverá tanto problema pois ela não tem alça de plástico, mas a maioria delas sempre tem a pontinha da alça queimada mesmo no fogo baixo. É que usamos chama do fogão diferente da que usam os italianos, as mokas de lá não são queimadinhas. Há quem coloque uma chapinha sobre a chama do fogão aqui para diminuir um pouco.

 

um beijo

Boa noite Anita!

Eu uso o fogo no mínimo, mas estou atrás de uma espiriteira para poder prepara-lo na mesa, acho mais elegante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, onde vc comprou essa mokinha?

Ricardo, onde vc comprou essa mokinha?

Comprei na Doural por R$89,00 http://www.doural.com.br/default.aspx, mas acabei de ver também no site da suplicy café por R$82,90 http://loja.suplicycafes.com.br/cafeteiras/linha-bialleti/page/2/

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Guest Anita

Também acho bem didático. Acho divertido que para o coado de pano eles recomendam o desapego, que coador velho não é como panela velha, TROQUE o seu após certo tempo/uso.

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...