Ir para conteúdo

Controladores de temperatura - PIDs


leonardopm

Postagens recomendadas

Outra coisa, a pasta térmica vem junto no kit.

E a opção de fazer a pré-infusão pode ser programada para desabilitá-la. Fica ao gosto do proprietário.

O kit vem pré-programado com valores de tempo e temperatura, mas que podem ser personalizados facilmente.

Existem vários vídeos que mostram isso, gosto deste:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Anita.

Levei em consideração sua frase quando comprei a MIss: 'peloamordeDeus bota um pid nela!' rsrsrsrs

A moça esta esquentando para que possamos fazer uns cafezinhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Claus, agora uma coisa eu tenho certeza, quando o Rodrigues for instalar o Pid dele ele deve passar para 1º lugar como maior postador do clube, ou talvez só umas 2000 perguntas resolva, ai fica em 3º, rsrsrs. Desculpa ai Rodrigues não resisti.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, por favor Cletus, Cletus Van Damme é meu nome  :angry:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  

Agora, o que você falou do Rodrigues é a mais pura verdade: se para instalar uma borrachinha ele postou umas 100 mensagens, imagina o PID...  :o 

 

Anita, ele (o PID) veio setado em 105º C com pré-infusão de 1,2 segundos e extração de 25 segundos. 

Não mexi em nada. Moí um Unique Orgânico bem velhinho que tenho aqui em casa, calquei no filtro 16 gramas e tirei um duplo muito bom (precisei descartar dois até acertar a moagem, ou seja ficou bom no terceiro).

Depois tirei um da Fazenda das Amoras, moendo um pouquinho mais grosso (o Unique ficou bom na marcação 4 do Encore). Saiu um ristretto excelente. Daí, abri mais um número, acho que ficou no 7, e saiu um maravilhoso espresso. 

Com o PID a Sílvia fica um doce :wub:  Basta apertar o botão e a extração começa e acaba sozinha. Muito fácil.

Não modifiquei nada do que veio configurado no PID. Talvez com mais um pouco de tempo eu venha a reprogramar alguma coisa, mas é que a diferença entre o que eu conseguia tirar para o que hoje saiu é tão grande que por enquanto basta.

Basta, também, por hoje, de cafeína...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Eduardo,

 

Coloquei o kit RSRTDNb. Não sei quanto levou pois toda hora parava pra tratar outra coisa. De qualquer forma sou bem lento pra fazer essas coisas.

 

Segue o guia de instalação do PID da Auber, talvez ajude alguns: PID Installation guide v2.pdf

opa isso ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Sim, o SSR receberá as duas pontas de fio que o termostato recebe, ele entra no meio da fase. O sensor pode ir no mesmo ponto ou qualquer outro bom lugar - nas Gaggias ainda acho que é melhor no parafuso que prende a caldeira ao grupo, perto da entrada de água. Eu faria um furo no parafuso e colocaria um sensor ali, com pasta térmica e um silicone por cima.

 

Márcio.

Estou fazendo testes com um sensor pt100 no parafuso do grupo da baby.

setei o controlador em 105º e a temperatura tem atingido 90º.

Com o primeiro single foi tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Como eu havia dito em algum lugar desse fórum, comprei um PID+SSR+Termopar tipo K no eBay. Fiz a compra dia 31/out e chegou 4 semanas depois! :)

 

Esse fim de semana eu o instalei na Mini Gaggia. Aproveitei o buraco que ficava o termostato para colocar o termopar. Tive que encher de silicone para prender e vedar o termopar no lugar. Devo melhorar isso depois, mas a princípio vou manter a gambiarra desse jeito. Gostei bastante do PID e pelo teste que fiz funciona muito bem. A única coisa que gostaria de mudar é a precisão para 0,1ºC. Consultei um manual do PID (REX-C100) que encontrei só que a opção de setar a precisão não aparece. Não sei se é uma limitação do tipo do termopar. Alguém sabe dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A precisão de um termopar barato esta na faixa de 1 a 2 C , termopares com grande precisão são equipamentos bem caros .

Mesmo que o termopar fosse ultra preciso o pid deveria ter um tempo de resposta de milisegundos , e esse tipo de PLC deve ter um tempo de resposta de 2 seg.

Se vc fosse destilar nitroglicerina eu diria que valeria a pena investir uns 2 ou 3 mil dolares para conseguir essa precisão toda , mas para fazer café , não se justifica .

Imagina que vc fosse usar um cronômetro com precisão de milésimos de segundo para medir uma extração , seria um cronômetro bem caro e vc não ganharia nada com essa precisão toda.

 

Pode ate existir , mas eu nunca li algo que falasse sobre pid de cafeteira com precisão inferior a 1C , na verdade esse grau é a resolução , a precisão com certeza é maior que um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa noite pessoal.

PIDei a minha Gaggia Classic e estou preocupado com o aquecimento geral do grupo.

Ela chega a temperatura de 105° até que rápido, mas não sei se todo o conjunto, incluindo a água, vai estar estável na faixa de extração.

Estou pensando em instalar um timer para dar um overshoot no aquecimento inicial para chegar até uns 160 para aquecer tudo rapidamente e depois deixar cair para os 105 do PID.

O que acham?

Espero ter tudo aquecido e estável em cerca de 6 minutos.

 

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é mais rápido esperar uns minutos pra temperatura geral do grupo estabilizar do que esperar a temperatura baixar depois de um overshoot grande... Fora que a resistência de aquecimento está na água, então acho que a primeira coisa a atingir a temperatura desejada é exatamente a água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser overshoot maior, basta alterar os parâmetros do PID, não é necessário um timer adicional.

 

Mas provavelmente isso deixará a máquina mais demorada para estabilizar para a 2a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes usando o botão do capucinador para o overshoot.

"Parece" que vai dar certo dentro dos 6 minutos pretendidos.

Vou pagar pra ver.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, fiz a inclusão do timer para um overshoot inicial na temperatura.

 

Eis a configuração e resultados:

 

1 - Ao ligar o timer mantém a caldeira ligada por 1min e 40seg, alcançando 150° aproximadamente.

2 - Com a caldeira desligada pelo timer a temperatura cai de 150° para 105° em aproximadamente 2min e 30seg.

3 - O PID mantém a temperatura em 105° pelo restante do tempo, até um total de 6 minutos.

4 - Com um termômetro próximo ao chuveiro, consigo a água saindo a 93°.

 

Obs. A caldeira está isolada com Tetra Pac.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genovese, teria como postar algumas fotos do isolamento térmico? Cheguei a comprar umas mantas de fibra cerâmica, mas não tive coragem de revestir a caldeira. A cola da manta faz muita sujeira.

A minha intenção não propriamente melhorar a estabilidade, mas a eficiência energética.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genovese, teria como postar algumas fotos do isolamento térmico? Cheguei a comprar umas mantas de fibra cerâmica, mas não tive coragem de revestir a caldeira. A cola da manta faz muita sujeira.

A minha intenção não propriamente melhorar a estabilidade, mas a eficiência energética.

Seguem as fotos do isolamento:

 

c79895bc25430a0a3afa697389029065.jpg

 

46361bbe7d91b0bef235be8b37cd459f.jpg

 

7cd260e270b63665802a8e1648d1dd58.jpg

 

Aqui o PID com dois timers e interruptor para acionar (ou não) o timer direto da caldeira:

 

2c1ddf37253347fc262fa767e0688e70.jpg

 

28b33c2aed8375a4745d770bd283b157.jpg

 

Espero ter ajudado.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 0.1 segundos até 100 horas.

Opções de PE (pulso na energização) ou RE (retardo na energização).

Valor R$ 59,00 na Andra, na Rua Santa Efigênia.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com uma dúvida com relação a temperatura interna dentro da caldeira. No meu caso uma Rancilio. Mantenho o PID em 105º C para que a água chegue na xícara a 92ºC. Se a água dentro da caldeira está a 105ºC, ela certamente estará em ebulição. Nesse caso ela estaria fazendo pressão dentro da caldeira, como uma chaleira. Como a caldeira é toda vedada, ela não deveria explodir, considerando que a pressão interna seria enorme ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a 105°C dentro da caldeira não chega a 1,5bar, a bomba faz 15bar e não explode. 

E vc está pensando erroneamente, o PID setado em 105°C e saindo a 92°C é pq a água está em 92°C, o que acontece é que

há uma diferença entre a leitura do PID e a temperatura real da água,

isso ocorre pq o sensor não está inserido diretamente na aguá, gerando

assim uma diferença entre o que se lê e o que se mede.

 

Por exemplo: Se vc tem uma barra de comprimente L e ela tem dissipação constante e regular, se vc tem 105°C aplicado numa extremidade na outra a sua leitura é de 90°C, então vc sabe que sempre que aplicar 105°C na extremidade que lhe é acessível na outra vc terá sempre 90°C, correto?

quando vc aplica o PID é para isso, ter um parâmetro, vc sabe que se vc ler sempre 105° naquela região onde o PID está instalado vc terá os seus 92°C no grupo.

Consequentemente (papel do PID) se vc controla sempre a 105°C vc terá sempre 92°C. 

Deu pra pegar?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, mas eu tinha lido que para que o café saísse do porta filtro a 92ºC eu deveria setar o PID a 102º ou 105º (na Rancilio). Isso porque o curso da água da caldeira, passando pelo grupo, até o chuveiro, faz com que ela esfrie um pouco.

 

Mas agora me veio outra dúvida: com o PID a 105º, se eu ligar o vaporizador, eu vou ter vapor, ou seja, existia vapor dentro da caldeira. Tudo bem que ao ligar o vaporizador, o aquecedor fica ligado direto, aumentando a temperadura. Ocorre que se eu ligar o vaporizador e esquecer de abrir o registro para fazer vapor, terei uma pressão tremenda dentro da caldeira, o que seria um grande risco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei na Rancilio, mas na Gaggia quando você ativa o vaporizador o termostato do café é isolado e entra em operação outro que leva a temperatura ate mais ou menos 150'.

Depois de usar o vaporizador tem que esperar baixar a temperatura ou sangrar a caldeira para tirar outro café.

 

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda single boiler funciona como o genovese falou , o único senão é que não adianta esperar a temperatura cair depois da vaporização.

Para vaporizar e necessário drenar um pouco de água para abrir espaço na caldeira para acumular vapor , depois é necessário reencher esse espaço.

 

Quanto a risco , não existe pois os termostatos de vaporização abrem na faixa de 145°C , ou seja o máximo que pode acontecer é a máquina ficar na temperatura de 145.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vc tem que ter em mente é: Não existe temperatura exata para cada maquina. 

Cada maquina vai reagir diferente, está localizada numa região diferente e outra serie de fatores que vão influenciar na temperatura final da agua no seu grupo.

Na minha opinião o que vc deve fazer é, pega uma cadeira, senta na frente da maquina e coloca o PID em 120°C.

Dá um flush, fervendo (provavelmente)?? abaixa 1°C, espera estabilizar, outro flush, continua fervendo?? desce outro grau... Vai assim até vc descobrir qual é a maior temperatura que vc pode ir com o PID sem que a água ferva na saída do grupo.

Setando essa temperatura vc vai saber de qual temperatura pra baixo vc vai poder brincar com as extrações.

Depois que vc definiu a temperatura máxima vc vai começar a brincar com as extrações variando a temperatura em 1°C e descobrir qual agrada mais o seu paladar.

 

=D

 

E funciona da forma que o Genovese explicou mesmo, para o vapor existe outro termostato de 145°C que corta a tensão nessa temperatura.

 

PS: enquanto eu digitava o Carlos respondeu, foi mais rapido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...