Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Putz, para mim entrou tanto no automático, que acabo não prestando atenção.

 

Qual a dificuldade, esta com muitas bolhas, poucas , ?

 

Gil,

 

Estava fazendo tudo errado.

 

Quando usava a GAGGIA, como o boiler dela é pequeno, nunca encanei com um pouco de vapor molhado (com gotas de água) durante a vaporização.

Assumindo que o boiler da mini bar seria grande o bastante para proporcionar um vapor mais seco (igual ao que, por exemplo, uma HX proporciona - vi isso na prática ontem, na quick mill andreja premium do meu cunhado), abria a válvula de vapor e deixava sair vapor molhado até ele secar.

 

O problema é que o boiler da mini bar, embora bem maior do que o da gaggia, não se compara a um boiler de uma hx, que parte de 1,5l (mais que o dobro do boiler da fiamma). Esse tamanho diminuto, aliado a ausência de acionamento da bomba d'água durante a vaporização (nesse aspecto, ela funciona como uma hx, mas sem ser uma) não permite a produção de vapor mais seco de forma eficiente.

 

 

Hoje de manhã, desencanei. Antes de acionar o vapor, usei o botão de água quente até começar a sair água pelo paranelo. Depois disso, pressionei o botão do vapor e o mantive assim por pelo menos uns 30 segundos antes de abrir a válvula a primeira vez. Fiz isso, saiu bastante água (afinal, o boiler estava cheio até a boca) junto a vapor. fechei a válvula, mantive o botão vapor pressionado (aciona a resistência de forma intermitente), esperei mais uns 30 segundos, introduzi o pitcher e abri a válvula, continuando a apertar o botão. O leite ficou como uma seda (nunca havia conseguido um leite vaporizado tão bom). Fiz um late para meu filho mais velho (com browncow). Ele até estranhou a consistência, mas acabou gostando e tomando tudo.

 

Mais tarde, sob pretexto de fazer um cappuccino para minha empregada, mas, em verdade, objetivando sanar qualquer dúvida, deixei de encher o boiler antes de vaporizar e o resultado foi indesejável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, iniciei a segunda fase das modificações da FIAMMA.

Para ela, estou fazendo um controlador do zero (obviamente, vou aproveitar alguma coisa do código do controlador anterior que fiz).

Comecei com a tela. Ao invés de utilizar um lcd comum, parti para uma tela de oled, que é bem menor e permite gráficos.

Penso em fazer uma interface bem simples, para que o operador (eu) tenha prazer em usar o controlador.

Será controlado por meio de um joystick com um botão já no manche.

 

Eis a base da tela, onde são mostradas três figuras (acima vai ter temperatura, pressão do sistema, bem como a figura do vapor)

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalizei a aparência do visor. Vai ficar bem clean e intuitivo, seguindo a onda atual de menus de smartphone. Acima, tem dois quadrados com indicação de temperatura e de pressão atual da máquina.

Abaixo, com o joystick, o operador pode escolher a bebida que quer fazer ou a função desejada, sendo S (espresso normale simples); D (espresso normale duplo); Figura da chaleirinha (água quente); Figura de um pitcher com a letra V no meio (vapor); figura de uma engrenagem (configurações de setpoint de temperatura, setpoint de pressão; setpoint de pressão de preinfusão; preinfusão on ou off; parâmetros P I D (apenas para temperatura); tempo de contagem do café simples; tempo de contagem do café duplo; tempo de contagem do vapor (quanto tempo a resistência ficará ligada - ainda a definir se vai ser isso ou se vou estabelecer um parâmetro tempo on x pressão formada no boiler)).

 

Segue esboço da tela:

 

16619772656_91c6b172b0_o.jpg

 

Observe que a caixa, quando selecionada, fica em evidência, igual à caixa da engrenagem

16023487374_3e3af60591_o.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um pouco a manha do funcionamento do vapor.

Fernando, seu botão do vapor aciona igual ao do café? Aperta e fica apertado? Ou é igual ao de uma campainha (aperta e se soltar ele volta para posição original)?

Bom, meu botão de vapor não trava na posição ON, embora a máquina possua termostato de vapor (corta a corrente em determinada temperatura). Então, a solução tabajara que encontrei foi travá-lo com uma chave de fenda de precisão, a mais fina daquele jogo Tabajara chinês.

Deixo o boiler cheio e aciono o vapor. Depois de uns 40s abro um pouco a torneira de vapor para expulsar excesso de água. Em seguida começo a vaporização, que, no bico de quatro furos, é em velocidade relâmpago.

 

Já estou quase conseguindo uma textura boa.

 

16644766916_a520123ae0_b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Esse tópico meio que virou um diário de um homem só. Então, vamos lá.

 

Ontem fiz uma limpeza completa, backflush com cafiza, paninho com detergente neutro na carenagem da máquina e outro, umedecido apenas com água, para retirar eventual resíduo de detergente. Ficou tinindo.

Estou meio parado com o projeto de controle eletrônico. Meio desanimado em ter que programar tudo (preguiça). Então, por ora, tenho usado a máquina apenas com a opv mesmo, que já fez uma diferença imensurável junto ao chuveirinho da IMS.

Depois que passei a travar o botão da vaporização (não sei porque não fizeram tipo switch), a coisa melhorou muito - ultra turbo. Minha dificuldade agora não é o ato de vaporizar em si (potência está sobrando até demais), mas alcançar a textura correta (microfoam). A coisa tá tão rápida que o leite está ficando com milhões de bolhas pequeníssimas, mas não no tamanho adequado para dar aquela aparência de seda que ocorre quando a texturização foi adequada. Ainda tenho que acertar a mão tanto na abertura da válvula de vapor (ainda não achei meio termo entre pouco demais e demais), como também na texturização em si. Acredito que a prática fará esse monge, que tem feito repetidos corações para meus filhos todos os dias no café da manhã (eles gostam de leite com brown cow, ao invés de café com leite). Fica bom para caramba (eu também gosto mais com o chocolate, embora não proporcione a mesma beleza na xícara, se é que me entendem).

 

Sem querer tecer críticas à gaggia, que foi minha fiel escudeira nos últimos dois anos, mas a fiamma está se demonstrando ser muito mais máquina. Aquece rápido (embora não tão rápido como a gaggia); é potente (por isso aquece rápido), o conjunto é todo de bronze (exceto as mangueiras que são de teflon). É muito fácil acessar seu conjunto interno (a máquina desmonta tanto em cima, como dos lados, ficando só o suporte para o boiler e para a bomba).

 

O que poderia ser melhor: uma bomba vibratória mais potente, com saída em cobre e com um amortecedor melhor (o da gaggia é muito mais eficiente). Já vir com válvula de expansão de fábrica; ter um controle eletrônico, quem sabe, inclusive, volumétrico. Ser bonita.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tô acompanhando, Guilherme, mas não tenho muito o que dizer... fica meio redundante escrever "Boa!", "Legal!" toda vez que você faz uma coisa bacana (você faz muita coisa bacana - e eu quero um torrador!), então apenas clico no "Curtir" quando tenho verdinhos no "estoque"... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Ando meio afastado do fórum,  peço desculpas se fiquei devendo alguma resposta. Vou tentar ajudar: O botão do vapor realmente é igual ao teu (não fica atracado). Eu não manteria o botão travado por questões de segurança. Será que após a vaporização o nível da caldeira poderá "zerar" ?  Quando a caldeira esfriar, a resistência ligará novamente, pois o botão permanece atracado. Será que a resistência não pode queimar por funcionar com a caldeira seca ?  Porque o projeto da fiamma foi concebido desta forma ?

O fato é que a maioria das caldeiras possui um lastro de água para não ocorrer a queima da resistência, mas não analisei ainda a caldeira para verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta sobre o leite vaporizado:

 

Estou devendo o vídeo, pois não consegui filmar e vaporizar ao mesmo tempo, mas vou combinar um dia com um colega para tentar filmar. Mas garanto que é possível conseguir a textura sedosa para latte art.

No meu caso uso a ponteira com dois furos, mas sugiro seguir as dicas que irei passar:

 

Use aquele pitcher pequeno igual a este vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=i4xTz_OwlSQ

 

Compre leite Xandô  e adicione um volume parecido ao vídeo, coloque no congelador por 15 min. Mantenha pressionado o botão do vapor e, depois de uns 7 segundos abra um pouquinho a válvula para remover parte da água, fechando após 5 segundos aproximadamente. Repare que a luz da resistência vai permanecer acesa, então espere apagar e solte o botão. Agora purgue mais um pouco, abrindo um pouco mais a válvula, até o vapor ficar seco (uns 5 segundos aproximadamente). Neste ponto, o pitcher com leite gelado já deve estar ao teu lado para sair vaporizando na sequencia.

Posicione o mesmo no centro do pitcher ( incline o pitcher 30° para esquerda ou direita, com o bico de vapor apontado pra frente da máquina), submerso em torno de 1 cm (eu mantenho na lateral, mas o seu possui mais furos e deve funcionar melhor posicionado no centro ).

Abra  uma volta completa na válvula e, mantenha na mesma posição até atingir a temperatura correta, para poder fechar a válvula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cabral e Fernando.

 

Fernando, não deixo travado indefinidamente, mas apenas durante a valorização e me preocupo com o nível de água, pois sei que a resistência pode queimar se o boiler vier a secar por completo. Então, o que faço é, antes de vaporizar, completo o nível da caldeira até ela ficar cheia. Depois é que travo o botão.

Não cheguei a deixar o vapor secar depois de apagar a luz. Vou tentar isso.

Boa dica a do congelador. Vou tentar.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://farm8.staticflickr.com/7649/16771900786_51acd22676.jpg" width="500" height="281" alt="IMG-20150311-WA0002"></a>

 

O pessoal já estava tomando, tirei a foto após parcial degustação ! he he ...

A qualidade das fotos não ajudou muito, mas prometo filmar outras vezes com mais calma e, postar fotos melhores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, pra latte art é legal expandir o leite uns 20% em volume, no máximo 30. Tente injetar todo o ar que precisa no início da vaporização (no máximo até o ponto que a caneca não fica mais fria ao contato - depois disso as bolhas não incorporam direito) e após ache um ponto da caneca que cirei turbulência pra homogeneizar sem introduzir mais ar. Geralmente isso é mais fácil inclinando a caneca um pouco na direção da inclinação da haste.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Obrigado pela dica ! Realmente expandir muito dificulta o processo, o difícil é sempre conseguir o resultado ideal. Vou tentar seguir tuas dicas nas próximas tentativas...

 

Hoje saiu mais um pela manhã

16615616300_29699bb922.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...