Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Na época em que trabalhava com manutenção de maquinas La Cimbali, na falta dos calço originais para gaxetas usavam os anéis cortados de caixas de leite...[emoji23] [emoji23] Funcionava muito bem para casos de portafiltros gastos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Seiti tem uma desta, não? Parece que o Clube da Fiamma Mini vai se reunir em Sampa para um encontro de manutenção...

 

Tenho uma dúvida da gaxeta da Silvia pro Sergio, mas vou colocar no outro clube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá !

 

Márcia,

 

Como sou o padrinho da máquina, faço questão em ajudar...  :rolleyes:-_-

Na ocasião, testei ela com o naked, mas como estava com aquele problema na gaxeta, não foi um teste representativo.

Estou pensativo na "orelha" do porta filtro, o  " original ", possui um desnível... ou seja, a "orelha" começa com uma espessura menor e termina maior. É por esta causa que ao rotacionarmos o porta filtro no grupo, conseguimos aproximar o mesmo. Por sua vez, o grupo também possui uma espécie de canaleta para deslizar o porta filtro, fazendo que o mesmo vá se aproximando durante a manobra de encaixe.  

Temos que testar um porta filtro original, com a gaxeta do grupo removida e, medir o quanto o porta filtro aprofunda ao ser rotacionado no sentido do travamento. Se não houver um bom aprofundamento, logo o grupo está "gasto", a "canaleta" está sem desnível ! E aí, fica mais difícil ajustar um tamanho ideal de gaxeta, mesmo com calço !

 

Entendeu  ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, você desmontou o colar para tirar as medidas? Vou ver se consigo medir aqui também.

Visto serem equipentos usados, os PFs podem não ser originais, mas imagino que o colar seja.

 

Anita, Sampa Minibar Repair Party? [emoji41]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti, desmontei não. Medi com o paquímetro só tombando um pouco a máquina.

 

Desculpem pelo breve sumiço, hj foi dia de monsters of rock =) amanhã retorno à fiamma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem desmontei a máquina para mudar umas coisinhas na parte hidráulica. Aproveitei para retirar a caxeta e testar o encaixe com ela invertida. Não rola. O porta filtro sequer encaixa apropriadamente. Então, a parte abaulada fica em contato com o porta filtro mesmo. Talvez trocando a caxeta por outra com a mesma espessura, mas sem abaulado, resolva o problema de vazamento. Como a minha só vaza muito pouco e apenas quando exagero da dose, vou deixar como está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fotos:

 

Colar:

16668263794_d6e71f14f5_o.jpg

 

 

Caxeta lado reto (pequena falha em face da retirada sem cuidado)

17083279727_db0805e5f9_o.jpg

 

 

Caxeta lado abaulado (não rola colocar ele virado para o grupo):

17288908082_f381220464_o.jpg

 

 

 

Saída do grupo remontada:

17083281407_b8171f6d37_o.jpg

 

 

Vista do porta filtro quando o lado abaulado da caxeta ficou virado para o grupo (seque consegui travar direito):

17104521429_c1e3d48d64_o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que essa gaxeta não parece ter lado de canto vivo como a da silvia. Ela tem uma face de canto arredondado e a outra é inclinada. Daí realmente, a inclinada é para baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí a bichina desnuda, com a parte hidráulica já alterada (introdução de dois tees (seria melhor uma cruzeta)) com válvula de alívio de pressão regulada para 9 bar e um sensor de pressão (que vai ser conectado ao arduino). A bomba é uma EP5 de 48W, 220V. Como está um pouco espanada a saída, estou trocando-a por uma EX5 (iria ser a EAX5, mas estava em falta). Meu sonho de consumo é uma fluid o tech com válvula de alívio já integrada, mas não rolou trazer, porque o dólar está lá nas alturas.

 

16671537613_5baa3378d2_o.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk. Limpa que ele fica até mais brilhante que o meu. Aliás, a parte de cima não passou por limpeza não (preguiça de desconectar todos os cabos para retirar o grupo para limpar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui tirar a caxeta para limpar e dancei. Lasquei a bichinha e começou a vazar deveras. Fui tirar de novo e, ao manusear, rompi. Rodei Brasília ontem atrás de uma caxeta e todas as assistências estavam fechadas por conta do feriado prolongado. Encontrei apenas uma de 8mm da gaggia. Lixei para diminuir a espessura. Além de não adiantar, porque o encaixe na base do grupo é côncavo, lixei a palma da minha mão até ferir.

 

Bom, resolvi de forma precária usando umas borrachinhas de vedação que encontrei. Rolou até umas 3 extrações sem gotejar. Mas, a última, de hoje, gotejou. Talvez por aperto não muito extrato. Sei lá. De qualquer forma é provisório. Já mandei um e-mail para o Thiago. Vou comprar logo uma de substituição. Para não ficar sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti,

Eu acho que fui eu que fiz besteira mesmo. Mas, minha caxeta já veio meio dura. Não sei se estava velha e guardada muito tempo no estoque ou se era assim mesmo. A pena é que tinha jogado a velha fora. Vou comprar logo umas duas, assim, não corro o risco de ficar sem café Espresso de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha agora está com uma vazao muito baixa no chuveiro. Pode ser a bomba. Pensei em entupimento, mas a válvula solenóide não esta liberando muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti,

Tira o chuveirinho que ele deve estar todo obstruído com resto de café velho que forma como uma lama. Põe ele no cafiza e deixa uns bons 30min de molho e depois com uma escova, esfregue bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obstruído acho que não está. Mas limpo tb não. Vou testar a limpeza.

 

Uma coisa que percebi ao tirar a tela do chuveiro foram os buracos de onde sai agua. Eles coincidem com os buracos que sempre aparecem no bolo de café. Acho que a dispersão de água não está muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu, quando chegou a maquina, estava com uma boa camada de café velho. Além de isso prejudicar o gosto, estava ocasionando canalização. Troquei o chuveirinho e isso acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mangueira de admissão de água rompeu !  :blink:  Troquei, mas retornou o problema depois de uma semana de uso...  Creio que o termostato do vapor, está deixando a máquina aquecer muito, pois o ocorrido foi durante o aquecimento para vaporização.

Agora devo instalar um PID, mas antes preciso entender o esquema :  3 termostatos no projeto original da Fiamma

14984999167_1b87c439f3.jpg

 

Setas: Preto - 110°C ; Verde - 145°C ; Vermelho - 165°C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha agora está com uma vazao muito baixa no chuveiro. Pode ser a bomba. Pensei em entupimento, mas a válvula solenóide não esta liberando muita coisa.

Seiti,

Pode ser, também, a posição da mangueira de silicone que puxa a água do reservatório. Se a ponta estiver muito próxima ao fundo (quase encostando), ou a mangueira estiver dobrada, isso influenciará na vazão da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mangueira de admissão de água rompeu !  :blink:  Troquei, mas retornou o problema depois de uma semana de uso...  Creio que o termostato do vapor, está deixando a máquina aquecer muito, pois o ocorrido foi durante o aquecimento para vaporização.

Agora devo instalar um PID, mas antes preciso entender o esquema :  3 termostatos no projeto original da Fiamma

14984999167_1b87c439f3.jpg

 

Setas: Preto - 110°C ; Verde - 145°C ; Vermelho - 165°C

exatamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha eu vou colocar o sensor no lugar do thermostato de café, mantendo os demais. Assim, quando quiser vaporizar, programo para 140ºC e o de vapor não vai cortar a corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois fios que entram no termostato de café, você liga na saída do PID (se seu modelo tiver relê integrado e seu relê suporte a amperagem necessária - em 220V, 10A seria suficiente) ou em um relê SSR vdc/vac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...