Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Guilherme,

 

Obrigado pelas dicas, entendi perfeitamente o lance do termostato de segurança ! Quando ao PID, devo deixar para resolver nas minhas férias. Ando com pouco tempo no momento... Troquei a mangueira novamente, mas estou pensando em substituir por cobre. Fiz testes com a máquina sem a lataria e, pude sentir que esquenta bastante, mesmo sem acionar o vapor.

Um expurgo antes da extração, já esfria a mangueira, evitando que a mesma fique aquecida durante a fase de alta pressão.     

 

Não pretendo vaporizar antes de resolver o lance do termostato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Fe!

 

Instalar um PID é "fácil" assim? Basicamente ligar 2 fiozinhos?

Ainda não criei vínculos com minha portuguesinha. Não confio nela, nos barulhos dela. Hoje voltei a ligar. Não Fazia Desde que coloquei uma gaxeta Bialetti como calço. Parti pro café de cara. 17g no filtro (que aliás é um filtro bizarro, tem uma proeminência que me fez usar tamper tamper de 57) e foi-se. Fiquei à certa distância, esperando explodir café a qualquer instante, a cada mudança de som da bomba. Mas nada aconteceu, saiu café e só.

 

Parece ter funcionado o calço, mas sei lá. Se eu for ficar mesmo com ela preciso confiar que terei café ao fim do processo e não sujeira. Talvez encare mesmo portafiltro e até colar novos... mas aí vou querer ela pidada.

Preciso pensar sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, comprei a mangueira em uma loja de equipamentos hidráulicaos/pneumáticos ( Loja Aleixo- Campinas / Sp

Marcia, a instalação do PID não é tão simplórioa! É que pra mim é mais fácil, pois tenho formação na área

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a mangueira na correria, mas devo pesquisar mais sobre o assunto. Aliás, estava pensando em revestir com trama de nylon, está aquecendo bastante ao meu ver. Parece que a mangueira suporta 80 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que vc compre a original, de teflon

 

Ela aguenta bem mais que 80°C. Essa vai derreter.

 

Vai lá na Fiamma que o Thiago deve ter em estoque. Meio salgado, mas melhor.

 

Já vem montada com os bicones e conectores 1/8

 

Trouxe um PID velho que tinha lá em casa para fazer as conexões e ligar na fiamma mais tarde. Assim, já testo se vale a pena. O problema é só sobrar tempo. Fora isso, tudo bem kkkkkk.

 

 

Estou pensando em colocá-lo em outro furo no boiler, deixando o termostato no lugar. Aliás, vou introduzir o circuito do relê na entrada do termostato (usando apenas um dos polos, mantendo-o como medida de segurança, uma vez que a temperatura de disparo dele é bem mais alta do que a necessária aqui em BSB, o que torna necessário um longo flush antes da extração). Estou pensando em regular o PID para 98ºC, de forma que a água vai estabilizar uns 3 a 4 graus abaixo disso.

 

Esse pid que vou usar é excelente e tem um modo auto super eficiente, com um tempo de resposta bem ágil.

 

 

Pidei et est

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti, eu iria de xing ling mesmo. Tem uns bem compactos. Me preocuparia mais em adquirir um que tivesse saída SSR. Um relê SSR é indispensável para essa carga resistiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O meu é um Novus e disseram que é bom (ou bem razoável). Talvez não seja tão mega-power quanto o do Gui.

 

Seiti, comprei na Florêncio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei setando para 94°, pois, nos primeiros 5 minutos a temperatura acaba subindo um pouco acima do setpoint. Já fiz uns dois espressos e gostei do resultado.

 

O novus é ótimo custo-beneficio.

 

Quando for instalar o controle verdadeiramente computadorizado, vou retirar o boiler e colocar uma camisa ao redor dele de fibra cerâmica revestida de fita de alumínio de alta temperatura. Estou pensando ainda em como isolar acusticamente a bomba, sem prejudicar a dissipação de calor que emana dela.

 

Sugestões?

 

A Fiamma é vazada por baixo. Acho que é em razão disso que o ruído é maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

Pois eh, comparei preços e para os xing ling não tem competição... [emoji15]

 

Anita,

A Florêncio eh uma boa! Anos que não passo lá... Lá vendem sobras de placas de acrílico com espessura boa, talvez sirva para fechar o fundo da maquina tb. Acrílico é mais fácil de trabalhar que aço inox... [emoji28]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando for instalar o controle verdadeiramente computadorizado, vou retirar o boiler e colocar uma camisa ao redor dele de fibra cerâmica revestida de fita de alumínio de alta temperatura. Estou pensando ainda em como isolar acusticamente a bomba, sem prejudicar a dissipação de calor que emana dela.

Guilherme eu acho que primeiro vc tem de determinar , qual é a fonte do ruído .

 

Ruido gerado na bomba por alguma parte móvel dela , normalmente é sinal de defeito na bomba , normalmente essas bombas são silenciosas.

 

Ruido gerado pela vibração da bomba nas partes metálicas da cafeteira.

Esse é o tipo mais comum , é causado pela degradação dos calços amortecedores de borracha que ficam nas extremidades da bomba.

Caso eles quebrem ou endureçam , a vibração deixa de ser absorvida sendo transmitida para toda a máquina , havendo partes metálicas soltas ou folgadas , surge um ruido agudo produzido pelo contato das 2 peças vibrando .

 

Se os calços estiverem bombados , não adianta revestir a bomba pois a vibração nas partes metalicas sera intensa.

Com os calços em bom estado , restaria procurar partes folgadas para serem apertadas ou escoradas com borracha.

 

A ECM e acho que a maioria das máquinas prosumer são abertas em baixo e isso não torna elas mais ruidosa , pelo contrário são bem silenciosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais, Gui!

Acha que dá pra gastar uns 100 mangos num pid razoável?

 

Hoje fiz fiz a 3a extração com a minha... Até o momento sem incidentes.

Aliás notei que enquanto aqueço (seguro o botão) para vaporização ela escapa um pouco de vapor para a bandeja. A de vocês acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha não. Pode ser que a eletrovalvula esteja no fim de vida útil. Mas, se não estiver gotejando, não me preocuparia com isso. Acho que com 100 mangos vc pida ela. Depois vou mandar fotos detalhadas de como fazer a ligação elétrica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, acabei de trocar a bomba. Pode ser lataria uma vez que instalei dois tees para modificar a parte hidráulica. A borracha está em bom estado. Mas não é o melhor método para evitar vibração. O da gaggia era bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos às instruções.

 

Para ligar um PID na fiamma, não precisa de muita modificação. O boiler já tem um furo aparafusável que serve para colocar o sensor termopar (que não pode ser rosqueável (porque não encontrei termopar com rosca compatível com a rosca do termostato, que é bem mais fina do que 1/8, por exemplo). Existem termopares washers que poderiam ser utilizados para medir a temperatura do boiler, com o uso de um parafuso e arruela. Tem um vindo para minha casa e deve chegar em uns dois a três meses.

 

O que fiz agora foi usar um termopar tipo k hikari hk-p01 (mercadolivre), que aguenta bem a temperatura do boiler (que não vai passar de 145ºC), revestido de silicone de alta temperatura (exceto a ponta, porque atrapalharia a medição), de fio de cobre revestido por fibra cerâmica espessura 1. Ele serve como uma bucha perfeita para manter o sensor no lugar.  Veja o lugar onde deve ser colocado o sensor:

 

17184744187_1794bebe88_o.jpg

 

 

 

 

Dá para ligar o pid diretamente na fiação que sai do interruptor de energia da fiamma, o que facilita sobremaneira o uso, uma vez que o controlador PID só vai ligar quando você ligar a máquina. Para isso, basta fazer uma ponte de três vias, com conectores chapinhas macho e fêmea (duas vias) e a outra extremidade indo para a entrada AC do PID (no manual do pid sempre indica quais são os dois polos (normalmente, 1 e 2). Eis como foram ligados os fios de saída de energia AC (110V ou 220V da máquina para o PID):

 

ANTES: ONDE DEVEM SER LIGADOS OS FIOS QUE VÃO FAZER A PONTE

17392155495_51a8db903c_o.jpg

 

 

DEPOIS: COM A PONTE JÁ REALIZADA

 

17391870531_d256777fb4_o.jpg

 

 

 

Por sua vez, se não for alterar a forma de acionamento do vapor (*), dá para manter a instalação original da fiamma, introduzindo o relê no meio do circuito que vai para o termostato do café. Para tanto, basta retirar um dos fios que vai para um dos terminais desse termostato (que fica no topo do boiler) e ligar essa extremidade (esse fio) em um dos pólos AC do relê, bem como o fio que sai do outro pólo AC do relê no terminal que ficou vago no termostato. Assim, fica mantida a limitação máxima de 104ºC para corte da energia da resistência pelo termostato, mas você pode definir qualquer outro valor inferior para que o relê SSR faça o controle de saída de energia para o boiler. No meu caso, usei fio revestido de fibra cerâmica (alta temperatura) com um terminal chapinha macho (o mesmo tipo de conector do termostato) para ligar o fio que entrava no termostato num dos pólos AC do relê, bem como outro, com terminal chapinha fêmea, saindo do outro pólo AC do relê para a entrada do termostato. Veja qual utilizei:

 

17205935069_f7ba86eb03_o.jpg

 

 

 

 

A partir daí, o PID passou a controlar a temperatura do boiler e a fiamma parou de ferver a água. Flush para expurgar água fervendo nunca mais.

 

 

(*) dá para retirar o termostato de café da equação, ligando ambos os pólos que entram nele no relê. Aí, quando quiser vaporizar, basta estabelecer novo setpoint no pid, fixando-o, por exemplo, em 140ºC. Depois de vaporizar, volta o setpoint para, por exemplo, 98º (ai no mar) e a máquina volta à temperatura de extração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem à noite fixei as peças melhor dentro da máquina, com o uso de abraçadeiras de nylon, bem como forrei, com manta cerâmica, os lugares onde a tubulação de teflon e de cobre encosta. Com isso, consegui diminuir bastante o ruído da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois faço o vídeo.

Esqueci de dizer que as peças remetidas pelo Thiago chegaram, de forma que a Fiamma agora, com caxeta nova, está tinindo e sem vazamento pela lateral do porta filtro.

 

Coloquei uma caxeta plana que ele me mandou (vermelha). O aperto ficou menor, porque ela é menos espessa (passou um pouco dos noventa graus), mas gostei mais do que a original (côncava, que veio tb e está de reserva). Troquei, tb, o bico de vapor. Ficou bem mais fácil de vaporizar. Ontem até consegui uma boa textura no late.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais Gui! Agradeço!

Quero ver se semana que vem arranjo alguém com carro pra ir comigo na Fiamma e ver o portafiltro novo. Se trocar resolver as folgas vou mandar ver. E aí eu parto pro PID.

 

Parabéns pelas gambiarras pró silêncio =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desenho ficou bem ruim, tanto que mudei de roseta para coração, porque a bebida girou na hora que estava fazendo a roseta. Mas a textura melhorou muito. Ficou muito fácil vaporizar agora, com dois ao invés de 4 furos. Eles deveriam vender a Fiamma só com a ponteira de dois furos. A máquina não tem boiler tão grande que suporte bem 4 furos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz três extrações na Fiamma. O fato de eu ter forrado ela com manta cerâmica ajudou muito no ruído. Agora a máquina está quase soando como uma de bomba rotativa. O ruído está mínimo mesmo. O PID está funcionando que é uma beleza. Adição indispensável, na minha opinião, sobretudo porque é muito fácil fazê-lo, pois a máquina tem espaço de sobra, na parte inferior, para alocação de relê. Meu PID, como não fico mexendo, ficou preso com uma (uma não, quatro emendadas uma na outra) abraçadeira de nylon junto à placa de aço que dá suporte ao sensor de falta de água. E olha que ele é bem grandinho. Assim, está completamente escondido, na parte interna da máquina. Para alterar o setpoint, giro a Fiamma de forma que ela fique de lado para mim, chego ela um pouco para frente nessa posição e, por baixo, altero o setpoint. Regulei ele para 96ºC, mas estou pensando em aumentar ainda de um a três graus. Vou aumentando até o ponto em que, estabilizado, começar a ferver a água. Aí, baixo de um a dois graus e deixo nessa marca. Do jeito que está, estimo que a água esteja saindo da máquina com uns 88, 90ºC, de forma que, quando chega na xícara, ainda baixa um pouco a temperatura. Penso que o ideal é que a água saia da máquina com uns 94 a 97ºC (98ºC ferve aqui em BSB).

 

Antes, eu expurgava bem uns 100ml de água antes de extrair e o café queimava a boca. Agora, se eu extraio um single, o café fica no ponto. Em um duplo, uns dois a três graus a mais seria o ideal.

 

Estou curtindo demais a máquina. A caxeta nova, plana, é bem macia, de forma que alocar o porta filtro na máquina ficou bem fácil. Não vaza nada, uma beleza (Ressalto que meu porta filtro, novo e nada desgastado, chega a passar de noventa graus, porque essa caxeta é uns dois a três milímetros mais fina que côncava). Não ligo muito para a posição que a alavanca do porta filtro fica, sendo isso, para mim, irrelevante, uma vez que, mesmo um pouco mais para frente, não chega a prejudicar a extração em duas xícaras. Por outro lado, a maciez da introdução do porta filtro chega a tornar tal ato prazeroso. Desliza que é uma beleza. 

 

Quanto à ponteira de vapor, fico me culpando por não ter feito isso antes. Como facilitou minha vida. O leite está incorporando a espuma com muito mais facilidade agora, girando que é uma beleza. Com dois furos, parece outra máquina. Que potência de vapor e, não bastasse, seco, como se o boiler fosse bem maior!

 

Em suma, pidem essa máquina que ela merece.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...