Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Sentiu alguma diferença em relação a barulho?

 

Tenho vontade de colocar tubo de cobre para deixar a OPV flutuante, bem como o sensor de pressão

 

Mas tenho receio de como isso possa afetar a bomba, se não vai piorar a vibração da máquina ou atrapalhar o funcionamento da bomba. Dai minhas perguntas em relação à antes e depois

 

À propósito, sua maquina tá zero km por dentro

 

Em muito bom estado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

 

A princípio parece ter elevado o nível de ruído, mas quando coloco a mão no reservatório de água, o ruído diminui bastante. Com a nova montagem, acabei deixando a bomba um pouco virada ( veja a foto acima ).

Vou tentar melhorar a posição da bomba para ter certeza ! 

Se for colocar tubulação de cobre, sugiro sempre deixar curvas com a tentativa de absorver a vibração. Veja que não desci a tubulação reta, mas fiz um "S" 

 

Outro detalhe importante: Haja paciência para moldar as tubulações com eficácia... Parece ter bastante espaço, mas acredite: É apertado !      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar esse negócio do reservatório. A minha vibra bastante enquanto a água não chega no bolo. Depois, fica super silenciosa.

 

Aqui, quando apertei, vibrou mais. Na minha visão, o problema é que a alça de sustentação da bomba não é o método mais eficaz de evitar que ela vibre e que essa vibração seja transferida para a lataria. Seria melhor uma abordagem como a da gaggia Classic em que a bomba fica sobre um bolsão em forma de sanfona de borracha.

 

Nada que seja impossível de fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um com uma Fiaminha. Parabéns Vini!

 

Agora, um vídeo: 

 

 

 

Um pouco de cachoeira e jatinho (canalização?). Mas o sabor ficou bom!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A extração com naked é show de bola ne?

Eu afinaria mais a moagem para tirar o espresso entre 23 e 25s. Se ele ja esta com sabor bom, então esta no ponto.

Vc comprou esse portafiltro naked onde? Me desculpa a pergunta, quanto foi o valor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema de acústica só vai ser resolvido mesmo com a troca do sistema anti vibração. Bom, investi 30 pratas para comprar quatro coxins pequenos de borracha, que vou usar para fazer uma placa para conectar a bomba, que será afixada na parte inferior da fiamma. Acho que, com isso, até ganho algum espaço a mais. Vamos ver.

 

http://www.ebay.com/itm/181645878199?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, peguei na Fiamma mesmo. Saiu 240. Achei caro, mas vontade tava grande [emoji41] . Deixei os dados num post aqui mesmo, caso queira achar outro modelos compatíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw, paulo. Sempre acompanhei o topico da fiamma e fiquei interessado.

Quanto ao moedor, vou ficar com Nemox e vender o Mazzer Super Jolly Electronic, que ja esta ate anunciado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom, galera

A minha Mini Bar chegou na terça feira.

Quando fui abrir, vi que a vendedora enrolou ela com durex, dessa forma, qnd fui tirar, a cola dele ficou.

Ontem eu comprei o Tira Grude, fiquei mais de 2 horas a noite para tirar toda a cola.

Ainda nem tive tempo de ligar ela para ver como está, pretendo fazer isso hoje. Vou passar para a limpeza interna dela, fazer um backflush e testá-la.

O baço de vapor está meio enferrujado, quando passo a mão, sinto como se estivesse descascado e está meio duro para mover.

Vou postar as fotos dela:

 

https://www.flickr.com/photos/128369876@N06/17576165854/in/dateposted-public/

 

https://www.flickr.com/photos/128369876@N06/17576167094/in/dateposted-public/

 

https://www.flickr.com/photos/128369876@N06/18199964881/in/dateposted-public/

 

https://www.flickr.com/photos/128369876@N06/18198789635/in/dateposted-public/

 

https://www.flickr.com/photos/128369876@N06/18198791055/in/dateposted-public/

 

Máquina limpa por fora:

 

https://www.flickr.com/photos/128369876@N06/18199959681/in/dateposted-public/

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O braco do vaporizador esta feio mesmo, mas o colat do grupo esta zero. Meu esta todo marcado. Coitada da minibar deve ter sofrido pancadas diarias com o portafiltro... [emoji22]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, acho que o sistema anti vibração da gaggia classic é muito mais eficiente do que o colocado na fiamma. Tanto é assim, que resolvi fazer um simulacro daquele nesta (ainda aguardo as peças chegarem da China, uma vez que não encontrei coxins pequenos aqui no Brasil).

 

Na Fiamma, a bomba fica suspensa presa em duas pastilhas retangulares de borracha que ficam nas extremidades superior e inferior da bomba. Tais pastilhas, por sua vez, ficam parafusadas em duas chapas de ferro, que, por sua vez, são afixadas à coluna da máquina. O problema é que as pastilhas de borracha não são muito grandes e, acredito (não sou engenheiro, então é apenas impressão) que a eficiência fica prejudicada pela pouca mobilidade que resulta do jogo. É mais ou menos assim:

 

18388761685_518f4e5ce3_c.jpg

 

 

Para piorar, a máquina é oca por dentro e não tem fundo, de forma que o ruído da bomba acaba reverberando e saindo pelos orifícios, potencializando o ruído gerado pela vibração. Não bastasse, minha máquina chega mesmo a vibrar, quando há ar dentro do boiler (resultante de vaporização, por exemplo). Fica, no entanto, silenciosa durante a extração em si (quando a pressão já estabilizou internamente). Depois vou fazer um video demonstrando a diferença pré e durante extração.

 

Fora essa circunstância desagradável, a máquina é excelente. Acredito que, no Brasil, não há uma que se iguale dentro da faixa de preço que costumam cobrar por ela, uma vez que tem boa potência de aquecimento, boiler de tamanho aceitável para o âmbito doméstico - 600ml -, e acionamento idependente para água, vapor e extração (um botão dedicado para extração, um para água e outro para vapor, sendo que a água e o vapor saem pelo mesmo paranelo).

 

Items obrigatórios, na minha opinião, são, em primeiro lugar, PID (em face do termostato só desligar quando a água já está fervendo, o que enseja necessidade de um flush considerável); em segundo, válvula de expansão (para estabilizá-la abaixo de 11bar - a minha está regulada para 9). A primeira modificação é muito mais relevante, uma vez que a segunda pode ser solucionada com um bom controle de moagem e compactação adequada. Obviamente, ter a pressão máxima definida para 9 bar ajuda quando se erra para mais na moagem (permitindo a obtenção de ristretos saborosos).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente. A minha tem umas tremedeiras de quando em quando, que chegam a fazer a xícara dar um passeio pela grade... Preciso ficar de olho [emoji15]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, eu não acompanhei o desenrolar do assunto mas queria saber, por qual razão trocou a mangueira de teflon ? As máquinas mais novas usam a mangueira de teflon.

Gil,

 

A mangueira original estourou e, resolvi mudar para cobre devido ao elevado custo da mesma. Sem contar que cobre não vai vazar nunca mais ! A ECM  é tudo de cobre (usa bomba Ulka)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem galera, vou passar para vocês o meu progresso com a fiamma.

Primeiro, gostaria de agradecer o guilherme torres pela ajuda. Sempre disposto a me responder pelo whatsapp, até por ligações, dando dicas, falando o que fazer, até me emprestou uma bomba para a fiamma que ele tinha.

Muito obrigado por tudo, guilherme.

 

Quando ela chegou, fiz a limpeza, tirei toda a cola de durex que estava, contudo, quando fui ligar, não saia água.

Tentei de tudo para fazer a agua sair, como na epoca não tinha seringa, retirei a mangueira de água e soprei para ver se empurrava a água para a bomba. Não de certo.

No outro dia, comprei uma seringa que tinha o bico com o diâmetro da mangueira,  coloquei água, fiz o pocedimento para encher a caldeira, mas também não deu.

 

Como sou brasileiro e não desisto nunca, ontem mais uma vez eu tentei empurrar a água com a seringa, mas não deu, a seringa saia da mangueira e molhava tudo ao redor. Dessa forma, fiz o contrário, em vez de empurrar a agua, tentei sugar o ar.

Encaixei a seringa e fui sugando, tomando cuidado para retirar a seringa dentro de um recipiente de água.

Saiu todo o ar que estava atrapalhando e a máquina começou a funcionar, graças a deus.

 

Assim, passei para a limpeza interna, fiz o backflush, a água saiu igual a óleo de caminhão, descalcifiquei com ácido cítrico.

O braço de vapor também estava entupido, mesmo com dois banhos de 30 minutos com cafiza ele não desentupiu. Peguei um alfinete e um prego, fui enfiando nos buracos para tirar toda a crosta que estava lá. Depois raspei tudo.

Agora a máquina está pronta para fazer café, acho que só vou fazer mais um backflush e pronto. Vai começar a produção de café.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal, eu sou o Thiago da Fiamma. Hoje, tenho esta nova empresa que é a Café, Cozinha & Cia. e somos os importadores/distribuidores exclusivos no Brasil da Nuova Ricambi que é a maior distribuidora do mundo de peças para máquina de café espresso.

Temos a linha completa de acessórios, peças de reposição e componentes especiais como filtros IMS, porta filtros telflonados, nakeds, bombas ulka, fluid-o-techx procon, entre outras.

Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo e-mail thiago@cafecozinhaecia.com.br ou acesse nosso catálogo virtual no site www.cafecozinhaecia.com.br

 

Obrigado

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, continuam não abrindo aos sábados né? Tá osso conseguir uma carona na semana pra ir testar o portafiltro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...