Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Fábio,

 

Antecipo dizendo que dá para colocar qualquer visor que seja I2C (para economizar outros pins para outras funções).

Mas, eventual alteração no visor, implica rearranjo do que vai ser mostrado na tela (ou seja, tem que alterar umas linhas, mas não é muita coisa não). Nada muito difícil uma vez que o skecth esteja já programado (como já está, rss).

 

As rotinas podem ser escolhidas com base no número de resistores (e, em razão disso, de interruptores) no circuito.

A primeira delas (valor mais baixo de retorno do resistor) é justamente a extração (que é o que aparenta te interessar).

A segunda delas (segundo valor mais baixo...) é a da água. Mas isso é muito fácil de alterar no skecth (uma vez que fiz rotinas independentes entre o que cada botão representa e o que será executado em razão disso).

A terceira delas (terceiro valor mais baixo...) é o vapor (que acho que te interessa também).

A quarta, rotina automatizada do backflush.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa interessante Guilherme, seria possível colocar uma rotina para controlar os leds dos botões? Tipo assim:

1-Pressionei a extração o led passa de aceso para piscante até o fim do ciclo;

2- Pressionei o botão de vapor o led pisca até a caldeira atingir a temperatura de vaporização e depois volta ao estado normal.

3- dúvida: Teria como implementar na rotina do vapor um tempo máximo para a temperatura do vapor voltar ao normal?Tipo depois dos 140ºC atingidos, o relógio conta 3 minutos ou pressionar novamente o botão do vapor para interromper a rotina de vaporização.

 

vamos lá 1 e 2:

Isso seria mais difícil de implementar, além de, na minha opinião, desnecessário uma vez que já possui visor (que mostra temperatura, se as resistências estão sendo acionadas e o setpoint - no meu caso, até a pressão).

 

3 - já implementei uma rotina. Você apertou o botão do vapor (qualquer botão que apertar vai acender o led, mas não vai piscar ok?), a máquina faz um flush de uns 3 segundos para certificar o usuário de que o boiler terá água a ser transformada em vapor. Em seguida, o setpoint passa a ser 140ºC, permanecendo assim durante toda a rotina. Transcorridos o prazo máximo de 240segundos (4 minutos a partir do momento que apertou o botão), ele trava a máquina até você desligar o botão, bem como define o setpoint para seguros 80ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que seja desnecessário o flush de verificação de água Guilherme. Esqueci de mostrar as fotos. O boiler sempre terá água, pois a tomada de agua dele é no topo e não no fundo, conforme mostra a foto. Além disso fica um volume morto, pois a resistência não toca o fundo do grupo.


Não consegui colocar as fotos aqui. Me passa se mail que te envio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também desmontei a minha, embora não tenha desmontado o boiler (porque estava muito limpo, então não vi necessidade). De fato, a água entra por cima, de forma que sempre tem água ali dentro após uma extração. O problema é quando acabamos de realizar uma vaporização e, em seguida, partimos para outra (nesse caso, a maioria da água foi embora na vaporização, ao menos na minha máquina em que deixo correr bastante vapor antes de começar de fato a vaporizar o leite. Faço isso para obter um vapor o mais seco possível). Lá em casa, costumo vaporizar duas vezes seguidas, porque a maioria das bebidas que faço com leite é para meus filhos e não leva café (só leite e chocolate). Teve dia que fiz 3 seguidas (sendo que acionei um pouco a água entre elas - botão da água, com a torneira do vapor ligada, para deixar o boiler em um nível de água e, depois, de pressão de vapor aceitável). Por isso, pensei na rotina quando programei. Mas é algo que pode ser facilmente excluído do sketch (algumas linhas em sequência, que posso indicar para ti na hora que for vazer a sua versão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue video demonstrando a função backflush automatizado (programei flushs de 10s, mas posso diminuir o tempo - aliás, acho que 5 segundos é mais do que suficiente, rss).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida cruel. Quanto foi esse medidor de pressão que você colocou na sua máquina? você chegou a notar uma variação de pressão quando fez a vaporização? Acha que seria possível estimar a quantidade de água restante no boiler pela pressão, após vaporização?

Acho que uma falha de projeto deste boiler é que a tomada de água é muito no topo. Com o aumento da pressão da caldeira e o pouco espaço para o vapor, o mesmo tende a sair bem molhado. Como uma panela de pressão quando ainda está muito cheia e vc tenta esvazia-la e sai bastante agua junto com o vapor.

Penso se ao diminuir esse tubo de tomada de água, o vapor tenderia a sair mais seco, pois teria mais espaço entre a água aquecida e o topo da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

O sensor até está instalado na tubulação da máquina. No entanto, sequer cheguei a testá-lo em funcionamento, porque até agora não instalei o arduino na fiamma. Dessa forma, não tenho, ainda, como precisar qual a pressão medida durante a vaporização (até poderia colocar meu portafiltro com o manômetro de testes que tenho para regular a OPV). Vou ver se faço isso durante o final de semana e depois retorno aqui.

 

Quanto à modificação da máquina para instalação do arduino nela, só vou fazer isso quando a peça que mandei cortar para colocar no lugar dos interruptores da água, vapor e extração chegar. Essa peça esta vindo com as que mandei confeccionar para meu outro projeto - do STC QUATRO. Já saiu de Curitiba para Brasília, mas estimo que deve chegar em minha casa só no meio da semana que vem (se os correios não atrasarem, extraviarem etc).


O que faço para atenuar esse defeito de projeto da caldeira é justamente deixar sair bastante vapor no início da vaporização (hoje deixo o botão travado com uma chave de fenda bem fininha, daqueles jogos tabajara de precisão). Abro apenas 1/4 da volta da torneira de vapor, coloco um vasilhame metálico (copo largo) embaixo do braço de vapor e faço vários pequenos expurgos de água/vapor, até que saia apenas vapor seco. Depois, fecho a torneira. Espero em torno de 30s e mando brasa.

 

Sabe o que poderíamos fazer para atenuar isso: Aumentar o setpoint para o nível de vapor, abrir apenas a solenoide e deixar ela aberta por um segundo, de forma a esvaziar (acredito pela metade), com a pressão gerada pelo calor, o boiler. Assim, teríamos sempre meio boiler cheio no início da vaporização. O risco é ficar seco demais na eventualidade de uma segunda vaporização seguida.


Claro que só teste empírico para ver se isso surtiria o efeito desejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Guilherme. Seria a tentativa e erro para saber os melhores parâmetros e alterações da máquina. O ideal mesmo seria esse boiler ter um medidor de nível, como na fiamma marina. Assim não teria problema com o arduino instalado gerenciando o nível de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato isso seria muito legal. Outra coisa que sinto falta é um controle de nível de água do reservatório. Tem dias que penso em colocar uma solenoide de 2 vias no lugar dele e ligar a máquina na rede hídrica. Assim, até a preinfusão seria profissional, apenas com a pressão da rede d'água.


Apenas o alarme não resolve, porque, para encher, você tem que ou retirar a tampa e encher olhando visualmente o ponto máximo, ou fazer como eu faço, usar um funil, encher com uma caneca que sei que não vai extrapolar e me contentar com um reservatório menos cheio do que sua capacidade máxima, que terá que ser novamente enchido, em razão disso, muito mais frequentemente.


Para quem não conseguiu ver as imagens postadas pelo Fábio. Seguem abaixo:

 

21270305934_c4d5125754_b.jpg

 

 

21893031435_c77073e81b_b.jpg

 

 

21704974960_2681e39223_b.jpg

 

 

21271937173_d8e2810e89_b.jpg

 

 

21881090572_8efa7324de_b.jpg

 

 

21706175689_83c2a24af8_b.jpg

 

 

 

21893027725_57dddf768d_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seria legal essa ideia de ligar na rede. talvez colocar outra bomba em paralelo com um circuito  ceifador ( dimmer ), ajustado até a pressão desejada. Assim na pré-infusão entra a bomba 1 por um tempo X e depois disso entra a bomba de extração na pressão normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem precisa disso. Apenas a solenoide. Porque a água vai passar pela bomba é só atingirá pressão para Espresso quando a bomba for acionada. Agora, na minha máquina, já tem OPV...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solenoide é pra cortar a entrada d'Água na vaporização

Nesse caso - ligação à rede hídrica - nem precisaria do botão para água

Não estou certo, no entanto, se a bomba vibratória não sofreria avaria de água em pressão na entrada dela

 

"The recommendations depend on the manufacturer. According to the repair technicians at Chris' Coffee Service, if the pressure is too high, the grouphead solenoid may fail to close (drip, drip, drip). They recommend a point-of-service pressure regulator to reduce pressure to ~2 bar. I agree with their recommendation, if only to assure a stable input pressure and to act as a backflow preventor (i.e., if mains pressure fails, water isn't sucked out of the espresso machine).

 

In our area, the main line pressure is around 110 PSI and the house pressure regulator reduces it to 55 PSI. Unless you plan to use lines pressure for preinfusion as described in How to Preinfuse; Extraction Pressure Redux, I would go with their recommendation of 2 bar. They've sold hundreds of Vivaldis and are certainly qualified to speak with authority on the recommended install. More generally, there's lots of threads discussing this question; below is a sample:

Vibration pumps utilize oscillation to move a diaphragm which moves the water. A spring piston vibrates back and forth then forcing the water through a one way check valve and then to the machine. It is a simple and well designed system. Most vibration pumps are made by Ulka and have had a great track record. The advantages of a vibration pump are as follows.

 

Vibration Pump

 

Much cheaper to replace

Take very little space

 

Will not get damaged if run dry as they are self priming

 

Create a natural pre-infusion as they ramp up to pressure

 

Less likely for mineral deposits

Acho que rola

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem a explicação Guilherme. Pelo que percebi, quem determina a pressão é a bomba, então ela trabalhando em um pico de tensão menor a pressão consequentemente será menor. Não proporcionalmente é claro, pois o torque da bomba cairia raiz de 2 a cada 50% da tensão nominal da bomba. Resumindo. Se a bomba trabalha em 220V e a ligarmos em 127V, a pressão nominal que ela geraria de 13 Bar cairia em média 1/3, na média de 4,3 Bar.

Lógico que tem que levar em consideração a pressão residual na caldeira antes da extração. Então inicialmente a pressão está em 12Bar e cai em um tempo X para a pressão da bomba 2 para 4,3 Bar.

Tenho outra bomba aqui para teste e acho que vou fazer esse teste num momento apropriado. O período de tempo que a bomba 2 ficará ligada não seria o suficiente para causar avaria, nem tampouco a pressão residual da caldeira causaria um fluxo reverso na bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

o controle da bomba é on/off mesmo. Muito difícil controlar via potência, uma vez que tem que sincronizar os pulsos com a frequência da rede elétrica (zero cross). A entrada da rede de água seria na entrada da bomba ulka mesmo. Com ela desligada, a água, em princípio, deve fluir (pelo que li), sendo que é ideal utilizar um atenuador de pressão antes desse ponto (na saída da rede hídrica). A solenoide seria para cortar a entrada da água, porque isso tornaria impossível vaporizar (o boiler ficaria sempre cheio e com água fluindo através dele quando algo estiver aberto, como a torneirinha do vapor). Para fazer a preinfusão, bastaria abrir a solenoide (do grupo) por uns 2 segundos, fechar a solenoide da entrada da água (da rede hídrica) e abrir as duas solenoides quando for iniciar o procedimento da extração, momento em que também seria ligada a bomba. Mais ou menos isso.


Complementando. Com a bomba ligada na rede hidrica (uma solenoide e um atenuador de pressão antes dela), a pressão ficaria estável, encontrando-se a bomba desligada, na faixa definida pelo atenuador (2 bar, por exemplo). No momento em que bomba for acionada, ela passa a puxar água e a empurrá-la para o boiler, gerando pressão maior, no meu caso, limitada por aquela definida na OPV (9BAR).


só não vou implementar isso agora, porque sequer tem saída de água onde fica a máquina hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tanto é possível, que já foi bolado para a Andreja Premium, que usa uma bomba vibratória (sei porque meu cunhado tem uma, garimpada por mim com a ajuda do Vinicius).

 

https://www.chriscoffee.com/v/vspfiles/assets/images/andreja%20direct%20connect%20instructions%20%28oct%202012%29.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mas, voltando ao motivo dos meus últimos posts nesse tópico. Acredito que até o final da semana que vem devo ter o novo sistema instalado na FIAMMA. Por ora, vou utilizar os interruptores tipo palito mesmo, uma vez que a placa que mandei cortar a laser foi bolada para eles (foi bem baratinho mesmo, menos de 30 reais três plaquinhas de inox 304, porque fiz o pedido junto com componentes, digamos assim, bem mais custosos - STC QUATRO). Chegando os botões led, devo mandar fazer outra futuramente, ocasião em que devo fazer no tamanho da área cinza da do painel da fiamma, substituindo todos os botões e adicionando um visor oled integrado à placa.

 

Para os que me conhecem, devem estar imaginando a ansiedade que estou sentindo para realizar todas as alterações, na fiamma (e montagem do STC QUATRO).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Curiosidade. Quantos segundos aguarda com a bomba ligada na rotina de backflush (eu conto dez segundos, mas conto mais rápido do que os segundos em si, he he)?Pergunto porque estou programando a rotina. Aproveito para pedir sugestões: quantas repetições?

Guilherme, já que irá automatizar: Sugiro 5 ciclos de 20 seg no estado ligado, com intervalo de 120 seg no estado desligado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demoraria no total 700s ou melhor quase 12 minutos

Estava pensando com meus botões uma futura versão sem interruptores, apenas uma tela touch

 

Mais ou menos igual ao do vídeo abaixo, mas com desenhos de xícara de torneira e de vapor

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, 

 

Pensei em dar uma boa pausa na bomba, pensando em preservar a mesma com uma boa margem de segurança ! Como a rotina vai ser em automático, vou fazer outras coisas enquanto a rotina é executada. Depois de concluído, pode soar um alarme indicando o término

Em relação ao painel de controle, bem bacana o vídeo acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como o projeto já está pronto para o uso de swiches, bem como, tendo em vista que essa semana chega a plaquinha que mandei fazer para colocar no lugar dos três botões da máquina, devo instalar essa semana ou na próxima essa versão.

 

No entanto, ela terá breve duração, pois já defini como será a cara da Fiamma no futuro.

 

A maquina vai possuir apenas um botão (LED) e todas as demais funções serão ativadas via interface gráfica em uma linda tela touch

 

Não sei se alguém conhece esse projeto que rolou no indiego, então apresento aqui a futura interface

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai Guilherme. Esse painel de 2,4'' estava na minha lista tb. É o único que que cabe na frente da fiamma. Estava pensando em fazer a mesma coisa, mas como tava sem tempo de aprender arduino eu ainda não dei início pra isso.

Já que você vai implementar no LCD acho que vou esperar um pouco pra implementar o painel

Minha única dúvida é com o tempo de uso o lcd sofrer avarias devido ao uso repetitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Specification

Data Description

Color 65K (65536) colors 16 bit, 5R6G5B

Layout size 74.4 (L)×42.9 (W)×4.6 (H) NX3224T024_011N

74.4 (L)×42.9 (W)×5.8 (H) NX3224T024_011R

Active Area (A.A.) 42.72mm(L)×60.26mm(W) -

Visual Area (V.A.) 36.72mm(L)×48.96mm(W) -

Resolution 320×240 pixel Also can be set as 240×320

Touch type Resistive -

Touches > 1 million -

Backlight LED -

Backlight lifetime (Average) >30,000 Hours -

Brightness 200nit (NX3224T024_011N) 0% to 100%, the interval of adjustment is 1%

180 nit (NX3224T024_011R) 0% to 100%, the interval of adjustment is 1%

Weight 20g (NX3224T024_011N) -

25.8g (NX3224T024_011R) -

Electronic Characteristics

http://wiki.iteadstudio.com/NX3224T024

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Specification

Data Description

Color 65K (65536) colors 16 bit, 5R6G5B

Layout size 74.4 (L)×42.9 (W)×4.6 (H) NX3224T024_011N

74.4 (L)×42.9 (W)×5.8 (H) NX3224T024_011R

Active Area (A.A.) 42.72mm(L)×60.26mm(W) -

Visual Area (V.A.) 36.72mm(L)×48.96mm(W) -

Resolution 320×240 pixel Also can be set as 240×320

Touch type Resistive -

Touches > 1 million -

Backlight LED -

Backlight lifetime (Average) >30,000 Hours -

Brightness 200nit (NX3224T024_011N) 0% to 100%, the interval of adjustment is 1%

180 nit (NX3224T024_011R) 0% to 100%, the interval of adjustment is 1%

Weight 20g (NX3224T024_011N) -

25.8g (NX3224T024_011R) -

Electronic Characteristics

http://wiki.iteadstudio.com/NX3224T024

 

 

Tem previsão de quando vai iniciar esse projeto e comprar o LCD Guilherme?

Tenho interesse, de repente posso encomendar uma junto com a sua.

No meu caso o projeto ficará com dois botões mesmo, entretanto o restante poderá ser implementado em software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encomendei Fabio

 

http://www.ebay.com/ulk/itm/201428669851

Já está a caminho, rsss

Se quiser, quando eu for mandar fazer a plaquinha em inox, mando fazer duas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...