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Desculpe a ignorancia, estou pegando um minibar, tenho uma baby class , seria um up-grade ? Qual a grande diferença entre as duas ? Sei que a fiamma nâo tem opv e a extracao parece mais forte que a gaggiqzinha, mas o que mais elas diferem ? Parece que a fiamma é um panzer hehehhehehe,

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Muito bom Guilherme. Quando ficar pronto vou querer um também. Kkkk.

Outra coisa Guilherme, o boiler da minibar não tem 600 ml, tem 250 ml. Desmontei a minha aqui tem um tempo e medi duas vezes. Praticamente o volume de um copo médio.

 

 

Boiler da minibar é maior.

acho que ainda e maior

mas e menor do que muitos pensavam aqui

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@felipe Força você quer dizer pressão? Acho que não ter opv influencia. A bomba não deve diferir muito entre elas.

 

@fabio produz no Brasil? Que legal, não sabia. Podiam investir nos entusiastas ;)

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O boiler da gaggia é por volta de 130ml né? Vi uns videos de extracoes da fiamma e ela extrai super rapido e a minha baby anda sofrendo e voltando o fluxo se eu coloco um pouco mais de pó, por que a fiamma tem tanto mais força assim ?

A sua baby n'ao devia fazer isso.

Em condições normais uma baby não faz isso.

isso e pra ser falado no tópico das gaggias

tem cara de moagem demasiada fina.

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O boiler da gaggia é por volta de 130ml né? Vi uns videos de extracoes da fiamma e ela extrai super rapido e a minha baby anda sofrendo e voltando o fluxo se eu coloco um pouco mais de pó, por que a fiamma tem tanto mais força assim ?

 

O problema que vc esta tendo com a gaggia usando um hario slim , vc terá com qualquer outra  , com o hario a coisa fica realmente mais difícil , o problema não é a gaggia é o moedor.

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Valeu pela ajuda Guilherme. Tava com dificuldades aqui de postar as fotos.

Tá faltando agora só a automação que vc tá fazendo. kkk.

O projeto tá meio devagar pela falta de tempo, todo fim de semana faço um pouquinho.

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Estou entrando no clube também! A minha está faltando algumas peças que estou orçando com a Fiamma.

Alguém poderia, por gentileza, tirar algumas fotos das varetas do sensor de nível? A minha está faltando, e a máquina fica com o alarme sonoro acionado direto, estou pensando em jumpear os dois terminais até compra-los.

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Fábio,

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelas medidas que você me informou. Sem elas, não teria como mandar fazer a plaquinha que vou colocar na máquina junto do visor nextion.

 

Chegaram meus botões. Descobri que eles não funcionam da forma como havia pensado que funcionariam. Só ligam enquanto estão pressionados, e desligam quando soltos. O que é muito ruim, pois não servirão no meu projeto, ao menos, não sem adaptações no circuito (teria que deixar o arduino sempre ligado). Funcionam como uma campainha.

 

Bom, comprei o botão certo dessa vez, mas terei que esperar mais uns 40 dias para que ele chegue. Fogo.


Estou entrando no clube também! A minha está faltando algumas peças que estou orçando com a Fiamma.
Alguém poderia, por gentileza, tirar algumas fotos das varetas do sensor de nível? A minha está faltando, e a máquina fica com o alarme sonoro acionado direto, estou pensando em jumpear os dois terminais até compra-los.

Diego,

Dá parar retirar essa buzina do circuito. Fiz isso na minha. Basta você abrir a caixinha branca (2 parafusos) e retirar a placa, desconectando e isolando os fios que vão nela.


Nextion já está no Brasil

 

19/10/2015 15:25 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA - Curitiba/PR Conferido Recebido/Brasil

Ontem, usando um kit para confeccionar circuitos integrados, fiz minha primeira tentativa de criar um circuito personalizado para usar na FIAMMA (facilitando a organização dos muitos fios que são ligados no arduino).

 

Deu quase tudo certo. Usei uma placa revestida de cobre, uma caneta especial para traçar circuitos, componente químico que corrói o cobre (esqueci o nome), um furador de placas etc.

 

O problema é que um dos meus traços ficou um pouco fino demais e, na corrosão, acabou ficando falho. Agora fiz mais grosso. Esse final de semana devo fazer nova tentativa.


75c6ae492bc170dd0a860ab7b5d88ecb.jpg

Depois que você joga a placa no preparado, o cobre onde não tem tinta sai todinho, ficando apenas o material não condutor. Aí é só furar e realizar as soldas dos pinos onde serão encaixados os cabos que vão para os periféricos (relês, sensor, oled ou nextion). Fiz um esquema, quanto à ligação, de jumpeamento para poder ligar, ou o oled i2c, ou o nextion. Assim, fica ambivalente. Essa plaquinha bolei para sensor LM35 ou termistor (2 pins, nesse caso, ao invés de 3).


Claro que seria muito melhor utilizar um serviço de prototipagem. Mas ai ficaria muito caro para um circuito tão simples como esse.

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Tá ficando bom Guilherme.

Em relação aos botões não creio que seja problema. Como a fiamma só ficará ligada na hora do uso, creio que o arduino tb poderia. Não sei o tempo de inicialização dele, mais creio que seja pequeno.

Em relação ao circuito impresso eu recomendo o programa LIVEWIRE, é executavel e muito bom, bem fácil de vc fazer o circuito nele e depois imprimir e passar pra placa de fenolite pra corrosão. Tô meio sem tempo, mas se me passar o que tem que fazer derrepente posso te dar uma mão.

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Na minha experiência, acho bobagem fazer placa corroendo. Já brinquei com isso em 2001 (!).

 

Sempre faço protótipos em placa padrão + fios coloridos awg 30. Basta ser organizado. Dando certo e precisando replicar, mando fabricar. No caso, uso o EAGLE.

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  • 3 weeks later...

Atualizando.

Desisti de usar o LM35. É que descobri que os travamentos da máquina não eram decorrentes do termopar (mais preciso, suporta temperaturas maiores).

 

Meu sketch não estava bom. Além disso, o problema de comportamento errático era decorrente do uso de vários resistores em série e de flutuações decorrentes (não me perguntem porquê ou como acontecia, pois não sei explicar ao certo).

 

Como tinha muitas portas analógicas sobrando, resolvi mudar a estratégia enquanto aguardo o nextion (já está a caminho de BSB; desconfio que foi tributado). Usei 3 portas analógicas e três resistores (um em cada). Além disso, fiz várias linhas duplo if (( a) && (b ))para não acionar uma função se mais de um interruptor for acionado ao mesmo tempo.

 

Agora parece que está funcionando corretamente, sem travamentos e sem comportamento errático.

Depois filmo

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Segue o Código


#include <PID_v1.h> // a magica da maquina acontece por meio do SISTEMA DE CALCULOS PID
double Setpoint, Input, Output; // temperatura



//sensor termopar
#include <SPI.h>
#include "Nanoshield_Thermocouple.h"

Nanoshield_Thermocouple thermocouple;



// portas analogicas PARA INTERRUPTORES (EM TRANSITO PARA A INCONSTITUCIONALIDADE HA HA HA)
int porta_A0 = 0;
int porta_A1 = 0;
int porta_A2 = 0;




// variaveis de tempo
// variaveis if
long contasegundos = 0;
long intervalo = 1000;
long contaquartosdesegundo = 0;
long intervalo1 = 250;
// variaveis intercambiaveis
int segundos =0;
int segundos2=0;
int S1 = 0;




// definicao portas de saida resistencia e bomba de agua
const int POWER1 = 3; // DEFININDO PIN D3 COMO SAIDA PARA RELE SSR
const int POWERAGUA = 2; // DEFININDO PIN D2 COMO SAIDA PARA O RELE DA BOMBA D'AGUA (RELE COMUM - ON/OFF)
const int SOLENOIDE = 4; // DEFININDO PIN D4 PARA RELE DA SOLENOIDE (RELE COMUM ON/OFF)





// variaveis para controle de erro de leitura do termopar
float t1 = 0.0; 
int checaerro = 0;




// variaveis de controle da maquina
int prepara=0;
int valorA0 =0;
int valorA1=0;
int valorA2 =0;



// PID


void setup() {// INICIO DO VOID SETUP
 
Serial.begin(9600); // INICIA A COMUNICACAO SERIAL
thermocouple.begin(); // iniciei o sensor termopar
// DEFINE OS PINS
 pinMode(A0, INPUT_PULLUP);
 pinMode (A1, INPUT_PULLUP );
 pinMode (A2, INPUT_PULLUP);
 pinMode(POWER1, OUTPUT);
 pinMode(POWERAGUA, OUTPUT);
 pinMode(SOLENOIDE, OUTPUT);


} // FIM DO VOID SETUP




void controlaprepara() { // nesse void vamos definir o que rola na maquina a depender do que o cabramaster mandou


// AQUI NADA ESTA SENDO PREPARADO (MAQUINA EM STAND BY)
if (prepara == 0) {
Setpoint = 90;
segundos =-1;
segundos2 =-1;
digitalWrite (SOLENOIDE, LOW);
digitalWrite (POWERAGUA, LOW);
}

// AQUI ACIONEI O INTERRUPTOR DO EXPRESSO, MOTIVO PELO QUAL SERA SEGUIDA A SEGUINTE ROTINA, BASEADA NO TEMPO

if ((prepara == 1)&& (segundos2==2)) {
Setpoint = 100;
digitalWrite (SOLENOIDE, HIGH);
digitalWrite (POWERAGUA, HIGH);
}

if ((prepara == 1) && (segundos2==3)) {
digitalWrite (POWERAGUA, LOW);
}

if ((prepara == 1) && (segundos2 == 8)) {
segundos = 0;
digitalWrite (POWERAGUA, HIGH);
}

if ((prepara == 1) && (segundos2 == 38)) {
digitalWrite (SOLENOIDE, LOW);
digitalWrite (POWERAGUA, LOW);
Serial.println ("TRAVA MAQUINA");
Setpoint = 80;
}


// AQUI ACIONEI O INTERRUPTOR DA AGUA
if ((prepara == 2)&& (segundos2==2)) {
segundos = 0;
Setpoint = 100;
digitalWrite (POWERAGUA, HIGH);
}

if ((prepara == 2)&& (segundos2==12)) {
digitalWrite (POWERAGUA, LOW);
Serial.println ("TRAVA MAQUINA");
Setpoint = 80;
}


// AQUI ACIONEI O INTERRUPTOR DO VAPOR

if ((prepara == 3)&& (segundos2==2)) {
Setpoint = 200;
}

if ((prepara == 3)&& (segundos2==50)) {
digitalWrite (SOLENOIDE, HIGH);
}

if ((prepara == 3)&& (segundos2==65)) {
digitalWrite (SOLENOIDE, LOW);
}

if ((prepara == 3)&& (segundos2==180)) {
Setpoint = 80;
Serial.println ("TRAVA MAQUINA");
}

}// FIM DO CONTROLA PREPARA


void contadores(){// inicio desse void que tem por funcao estabelecer contadores e acoes consequentes


unsigned long contadoratual = millis();

// aqui checa se implementou um quarto de um segundo e checa as portas analogicas
if (contadoratual - contaquartosdesegundo > intervalo1) {
contaquartosdesegundo = contadoratual;
S1 = S1 +1;
}

if (S1 == 1) {valorA0 = analogRead(0);}
if (S1 == 2) {valorA1 = analogRead(1);}
if (S1 == 3) {
valorA2 = analogRead(2);
S1 = 0;
}

// define o valor do prepara e em consequencia o que vai rolar

if (valorA0 < 800) {prepara = 1;}
if (valorA1 < 800) {prepara = 2;}
if (valorA2 < 800) {prepara = 3;}
if ((valorA0 > 800) && (valorA1 > 800) && (valorA2 > 800)) {prepara =0;}
// se mais de um interruptor foi acionado ao mesmo tempo ignorar
if ((valorA0 < 800) && (valorA1 < 800)) {prepara =0;}
if ((valorA1 < 800) && (valorA2 < 800)) {prepara =0;}
if ((valorA0 < 800) && (valorA2 < 800)) {prepara =0;}
if ((valorA0 < 800) && (valorA1 < 800) && (valorA2 < 800)) {prepara =0;}


//conta os segundos
if (contadoratual - contasegundos > intervalo) {
contasegundos = contadoratual;
segundos = segundos+1;
segundos2 = segundos2 + 1;



Serial.print ("prepara = ");
Serial.println (prepara);

Serial.print ("Temperatura = ");
Serial.println (t1,0);

Serial.print ("A0: ");
Serial.println (valorA0);
Serial.print ("A1: ");
Serial.println (valorA1);
Serial.print ("A2: ");
Serial.println (valorA2);
Serial.print ("Setpoint = ");
Serial.println (Setpoint);
Serial.print ("Potencia = ");
Serial.println (Output);
Serial.print ("segundos = ");
Serial.println (segundos);
Serial.print ("segundos2  ");
Serial.println (segundos2);
Serial.print ("ERRO 0 = NAO; 1 = SIM:   ");
Serial.println (checaerro);
Serial.println (" ");


}

} // fim do void contadores





// aqui vamos controlar a temperatura
void controlatemperatura() {
  
  
// primeiro vamos ler a temperatura e ver se deu erro no sensor  
thermocouple.read();
if (thermocouple.isShortedToVcc()) {
checaerro = 1;
}
if (thermocouple.isShortedToGnd()) {
checaerro = 1;
}
if (thermocouple.isOpen()) {
checaerro = 1;
}
else {

t1 = thermocouple.getExternal();
checaerro = 0;}


// agora vamos definir a potencia com base nisso


PID TEMPERATURA (&Input, &Output, &Setpoint,6,0.25,0.025, DIRECT);
TEMPERATURA.SetMode(AUTOMATIC); // CALCULANDO A SAIDA DE POTENCIA COM BASE NA TEMPERATURA MEDIDA
Input = t1;
TEMPERATURA.Compute();
if (t1 == 0) {Output = 0;}
if (checaerro == 1) {Output = 0;}
analogWrite (POWER1, Output);
  
}// fim do void controlatemperatura















void loop() {
  
contadores();
controlaprepara();
controlatemperatura();
}
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Pessoal,

Está bem fácil fazer esse controlador.

Lista de materiais:

 

MATERIAIS COMUNS

1 CAIXINHA PARA INSTALAR O ARDUINO NELA (ISOLANTE TÉRMICO)

3 interrutores (ai quem escolhe é o patrão);

3 resistores 10k (que serão soldados um em cada fio que vai para as portas analógicas)

1 relê ssr VDC/VAC (pode ser a partir de 10A/220v OU 15a/110v) - VAI SER LIGADO AO ELEMENTO DE AQUECIMENTO (RESISTÊNCIA)

1 sensor termopar (eu iria nesse daqui).

 

 

 

 

COM ARDUINO UNO OU NANO PADRÃO

2 cabos macho/fêmea du pont (jogo de jumper cables du pont female/male) - que vão para o relê ssr

4 cabos macho/fêma du pont (compra logo um jogo que sai mais barato, pois abrange os de cima também) - que vão para o shield relê duplo

1 SHIELD RELÊ DOIS CANAIS (DUPLO) - VAI SER LIGADO À SOLENOIDE E À BOMBA DÁGUA

1 ARDUNO UNO OU NANO V3 (NO CASO DE USAR O NANO V3, OS CABOS JUMPER DEVEM SER FEMEA/FEMEA)

1 MÓDULO MAX31855 (SHIELD DA SUA ESCOLHA)

 

COM OS MÓDULOS DA CIRCUITAR (MAIS FÁCIL)

CONTROLADOR E BASEBOARD NUM SÓ

https://www.circuitar.com.br/nanoshields/modulos/base-boarduino/

RELÊS - TEM QUE COMPRAR DOIS MÓDULOS

https://www.circuitar.com.br/loja/produto/59/

SHIELD SENSOR TERMOPAR

https://www.circuitar.com.br/loja/produto/133/

MINI TERMINAL - PARA LIGAR OS FIOS QUE VÃO PARA OS INTERRUPTORES

https://www.circuitar.com.br/loja/produto/51/

fios para eletrônicos (espessura pequena. pode comprar meio metro de cabo flat e separar o que for usar)

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