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Essa noite foi um total desastre. Na minha empreitada de soldar os fios na placa do Arduino, ajudado pelo cansaço, fiz algo errado. Queimei o OLED. Seria muito mais fácil simplesmente mudar o Arduino de lugar. Pena que só tive essa ideia depois. Fiquei até as 4 da manhã tentando arrumar as coisas até que joguei a toalha.

Bom, depois volto a empreitada. Vou ficar devendo o vídeo Fabio. Mas uma hora ele vem.

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Comprei outro OLED. Desta feita de 1,3'. Sei que vou substituir, no futuro, pelo Nextion. Mas tenho que deixar a máquina funcional até lá.

Vou aproveitar e rescrever integralmente o código. Não sei se é alguma coisa com a biblioteca do OLED, mas não consegui fazer o serial funcionar adequadamente, o que indica uma de duas acertivas:

 

A) o problema está no código que, em algum ponto, cessa o loop (daí sendo possível concluir que os travamentos não estariam relacionados com o termopar (o que tornaria toda minha perda de tempo substituindo pelo lm 35 tempo perdido a toa));

 

B ) a biblioteca do OLED interfere na serial.

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Resposta pelo que averiguei até agora: Alternativa A.

Não estou dizendo com isso que a alternativa B não é concomitantemente correta.

 

Mas, ao que tudo indica, a máquina estava pronta e todo o trabalho com alteração da fiação foi em vão e só queimou o oled

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Essa noite foi um total desastre. Na minha empreitada de soldar os fios na placa do Arduino, ajudado pelo cansaço, fiz algo errado. Queimei o OLED. Seria muito mais fácil simplesmente mudar o Arduino de lugar. Pena que só tive essa ideia depois. Fiquei até as 4 da manhã tentando arrumar as coisas até que joguei a toalha.

Bom, depois volto a empreitada. Vou ficar devendo o vídeo Fabio. Mas uma hora ele vem.

Pena mesmo Guilherme, esses imprevistos atrasam mesmo o projeto. Vamos esperar então.

Ei Guilherme, não acha melhor esse modelo de termopar de parafusar?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696458395-sensor-de-temperatura-termopar-tipo-k-rosca-cabo-1-m-_JM

Outra coisa: Os botões chegaram, porém o vendedor me enviou o modelo de pulso e não on/off. Acha que tem como usar no código para esse tipo de botão, para o acionamento? Senão terei que enviar novamente para o cabra.

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Tenho vários deles aqui Fabio. Pena que a rosca 1/4 é grossa demais e não serve no buraco do termostato. Teria que ser 3mm.

 

Da sim para adaptar o código

Fabio,

Se tiver 5 pinos atrás do botão, são dois modos pulso e on off

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Tenho vários deles aqui Fabio. Pena que a rosca 1/4 é grossa demais e não serve no buraco do termostato. Teria que ser 3mm.

 

Da sim para adaptar o código

Fabio,

Se tiver 5 pinos atrás do botão, são dois modos pulso e on off

A solução seria abrir outra rosca

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Dei-me por satisfeito por hora. Fiamminha está tinindo. Funcionando como uma belezoca. O problema era no programa. Mas, o sensor também não tinha ficado corretamente posicionado (ou estava defeituoso), porque as temperaturas estavam oscilando demais, o que indicava alguma interferência externa ou defeito. Precisou de uma linha map de qualquer forma, porque ele acusa temperatura um pouco mais baixa do que a real.

 

0b12aa53fb2fc415d82ccbde3c6b6f3b.jpg

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Uma sugestão para o vapor é colocar o flush por um tempo maior. A caldeira tem aquele tubo que vai até o topo, então se a bomba não estiver ligada, quando abrir a solenoide água vai sair até o topo do tubo, ou seja, se a solenoide ficar ligada indefinidamente com a bomba desligada, o nível da caldeira fica uns 3 cm abaixo do topo.

Creio que isso seja o equivalente a 30% do nível da caldeira.

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Fiz um video de uma extração na FIAMMA MINI BAR ELETRONIC

 

Observem o caninho branco que tem um pouco atrás da saída do grupo (à direita). Esse caninho vem da válvula de alívio de pressão e permite saber que o nível de moagem foi fino demais, uma vez que a pressão no curso da extração passou de 9 BAR (não no grupo, é claro, uma vez que a válvula de alívio tem justamente a função de evitar que a água que vai para o porta filtro chegue a uma pressão superior à definida para a válvula (no caso, regulada para 9 BAR).

 

A extração inicia com abertura da válvula solenoide e, em seguida, uma préinfusão (flush de um segundo). Remanescendo aberta a solenoide para o grupo, a bomba se ativa aos 8 segundos e remanesce assim até o final da extração (ou, se chegar a 50 segundos, desliga automaticamente (para evitar que o cabra esqueça o interruptor ligado - ou um filho desavisado o ative sem querer)). Desligado o interruptor, a válvula solenoide se fecha e a bomba d'água desliga.

 

Bom, vamos ao video:

 

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Exato Fábio. Me equivoquei no post anterior. Na verdade, o flush deve ser alguns segundos depois do setpoint encontrar-se definido para 145ºC (porque ai já terei pressão no boiler para expulsar parte da água pelo expurgo da solenoide). Vou fazer experimentações a respeito, de forma a definir qual é o melhor tempo de flush do expurgo.

 

Outra coisa que esqueci de mencionar, é que tinha mantido o circuito no termostato errado. Agora, pus no de vapor, uma vez que ele vai definir a temperatura máxima a ser atingida no boiler antes do corte de energia. Tinha deixado no termostato de café (107ºC), de forma que a máquina não estava aquecendo devidamente quando acionado o vapor. Já corrigi isso. Além disso, liguei um dos polos dos fios (2 fios, um deles direto na energia, outro...) que saem  do led (que indica que a máquina está ligada) nesse termostato também, de forma que, agora, é possível ver quando a resistência está sendo acionada (pisca de acordo com os pulsos emitidos pelo relê ssr). Com outras palavras, para ficar mais claro, quanto ao led, um dos fios dele é ligado na fase, o do neutro (ou da outra fase se for 110V), que vai para o relê (do relê para o termostato de vapor), foi ligado no termostato de vapor (que, por sua vez, também recebe os pulsos do relê). Assim, quando fecha o circuito (o relê manda energia para a resistência, passando pelo termostato), a luz acende. Quando abre o circuito, a luz apaga.


Difícil colocar em palavras, rsss.

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Isso mesmo Guilherme, a única maneira da água não sair no flush era se a caldeira estivesse fria e acionasse a função vapor. Caso a caldeira já estivesse quente para o expresso eu creio que a pressão seria suficiente para expulsar a água do boiler.

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Tá ficando show Guilherme. Faltou só um relogio ou um temporizador nesse espaço preto vazio.

Uma solução se vc não conseguir fazer a parte do arquivo é tercerizar essa parte. Quem sabe abrir um financiamento coletivo da galera interessada em modificar a fiamma no grupo.

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Acho que consigo sim Fabio. E pretendo disponibilizar o sketch sem custos, rss. Mas, se eu estiver tendo muita dificuldade, podemos abrir um tópico por aqui no Cdc para um brainstorming

Pretendo colocar mostradores de temperatura e tempo nesse espaço

Ainda não bolei. Daí o espaço vazio

Hoje parti para algo um pouco mais profissional. Estou com um kit de confecção de circuito integrado. Vou fazer uma plaquinha sob medida para o Arduino uno. Assim, se alguém quiser fazer a coisa mais simples (um módulo com tudo integrado) vai poder adquirir comigo.

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No Brasil só conheço a que se encontra no Ipiranga, que parece ser uma distribuidora autorizada. O site da marca parece ser este http://www.fiamma.pt/history.html

 

Que mudou, pois antes eu encontrava como RST mesmo. :)

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