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04032011409.jpgA madeira é Jacarandá Violeta, igual a essa.


boto-de-aluminio-universal-liga-desliga-o botão


Más vou ter que esperar o colega Guilherme finalizar o projeto do controlador da fiamma, já que não sei arduino ainda.KKK.

Ai sim a Minibar vai ficar top.

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Vocês dois precisam trocar expertises.

 

Um entra com o painel pronto e o outro com o controlador. Já fazem as duas máquinas de uma vez.

kkk, Anita tem razão. Tô aguardando sobrar tempo aqui para adiantar o projeto, assim que chegarem os botões eu começo e posto umas fotos.

Ótima escolha da madeira Fábio. Os botões são lindos também. Acho que já vi similares no DX. Boa idéia.

Com o dolar nesse preço é bom comprar logo. kkk. Aqui no mercadolivre ainda tá caro.

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Pois é, Fábio. Quem sabe podemos mesmo compartilhar a expertise. Os meus botões nem foram enviados ainda, porquanto comprei agora, rss.

 

Enquanto isso, vou testando o sketch por aqui.

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Esse foi o vendedor mais barato que achei. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688490838-boto-interruptor-led-liga-desliga-12v-metal-verde-_JM

 

Acho que ele só tem vermelho e amarelo agora.

 

O motivo da madeira era para encobrir os furos dos antigos botões e assim colocar os novos na madeira, como não pretendo usar o botão de água eu decidi exclui-lo.

O botão on/off será em outra posição da máquina com o uso da chave alavanca.

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Anota aí o que você provavelmente vai precisar.

 

Um módulo relê de dois relês;

um relê SSR dc/ac de 25A, se for 110V ou de 10A (também pode ser 25A, mais comum), se for 220V;

um arduino nano v3 (ocupa menos espaço) ou uno (esse, embora ocupe mais espaço, é melhor porque aceita uma fonte 12V);

um módulo max31855 ou max31856 (substituiu o outro - evolução);

cabos jumper;

uma fonte 12V; No caso de optar pelo nano (uma fonte 12V e um regulador de voltagem de 12V para 5V);

Fios bitola 1' revestidos de fibra cerâmica (nas elétricas são conhecidos como fios de amianto) para conectar os cabos que estão hoje lá na máquina aos relês e aos pontos de destino)

Conectores espada

resistores 10k ohm (3 resistores).

 

Acho que é isso.


Esqueci de dizer para comprar também, se for usar o arduino uno, porque é bem prático para fixar e não gera interferências, um case para arduino uno. Comprei esse aqui para meus projetos (algumas unidades dele).



O motivo da madeira era para encobrir os furos dos antigos botões e assim colocar os novos na madeira, como não pretendo usar o botão de água eu decidi exclui-lo.

 

 

De fato, madeira é muito mais fácil de trabalhar do que aço, porque você não depende de corte a laser (que encarece bastante). Se a empresa que contratei para produzir o STC QUATRO já tiver enviado as peças (aproveito o frete), vou acabar partindo para isso também, ou aguardar a próxima leva do torrador.

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Olha, gosto da Fiamma como ela é ! Mas, um embelezamento, é sempre bem vindo .... Tenho tirado bons espressos

 

21580690399_a2c98d0dac_b.jpg

 

Torra clara, blend da raposeiras ... Só de pensar, já gera salivação na boca (  Mega cítrico )

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Esse final de semana, soldei os resistores que servirão, cada qual, para indicar que interruptor foi acionado. Estou usando um código que usa apenas um PIN (analógico) para ler o valor da voltagem de retorno e, assim, indicar em que ponto o circuito (que possui um resistor de 10k ohm entre cada interruptor, em série) foi fechado. Esse sistema poderia ser ainda mais refinado, por meio da adição de outros resistores, para, assim, eu saber se mais de um interruptor foi acionado ao mesmo tempo (e, com isso, indicar erro). Quem sabe não implemento isso no futuro.

 

Do jeito que está, se mais de um switch for acionado, vai indicar o de menor valor (daquele que vem em primeiro lugar em série no circuito). Mas aí o cabra tem que ser sacana mesmo né (acionar mais de um interruptor ao mesmo tempo)?

 

Deixei, como de menor valor, o circuito do interruptor da extração.

 

A jogada que bolei aqui foi a seguinte: transcorridos tantos segundos (a depender de cada botão que foi acionado), o sistema trava a máquina e corta a saída de água, bem como reduz o SETPOINT para um valor que não corre o risco de ferver a água e gerar, com isso, pressão interna no boiler. Para a extração, defini, como máximo de tempo, 50 segundos (ninguém vai querer tirar um café com tempo maior do que isso, ou estou errado?).

 

Segue video do sistema funcioando até aqui (destaco que, nem o sensor de temperatura, nem o sensor de pressão estão conectados ao arduino ainda):

 

 

Ps: meus botões já foram postados. Daqui a uns 40 a 60 dias devem estar por aqui.

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Guilherme,

 

Está ficando bacana !

Seria interessante implementar uma tecla para " backflush automático "  De forma que o usuário só colocaria o filtro cego com o cafiza no grupo da máquina. Então ocorreria os ciclos com as devidas pausas ... 

Outra coisa: Alarme para obrigar o usuário abastecer a caldeira após a vaporização  

 

:rolleyes:

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Boa ideia Fernando.

É uma rotina muito fácil de implementar essa ideia do backflush.

Quanto ao vapor, basta colocar uma rotina de tempo pós vaporização, fazendo acionar uma extração por determinados segundos.

Tranquilo de implementar Tb.

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Olá a todos!

 

Tenho seguido este tópico há alguma semanas, pois comprei uma Fiamma Mini-bar e o mionho MCF2 usados.

Já aprendi muito com os vossos posts! E as modifiçações/alterações que alguns membros fazem são espetaculares! Para não falar na qualidade dos espressos que tiram!

 

Quero fazer uma limpeza completa à máquina.

Posso fazer Backflush com detergente nesta máquina? Nunca fiz na minha Saeco Poemia...

Vou fazer também uma ou mais descalcificações, qual o procedimento mais adequado para esta máquina?

 

Os PID que utilizam ficam no exterior ou no interior da máquina? Podem postar algumas fotos como ficou na vossas máquinas?

 

Obrigado!

 

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Paleke,

 

O PID que está atualmente na minha fiamma, está logo abaixo do reservatório de água (embaixo da lataria que dá suporte a ele (metade da tampa superior, que é fixada por meio de um parafuso hexa). Não vou abrir agora, então, fica meio difícil postar fotos. A válvula de expansão (OPV) tem que modificar a tubulação (veja posts mais atrás).

 

 

Mas o PID é bem tranquilo instalar. Você introduz o relê no lugar do termostato da água (ligando os fios que vão nele no relê). Acho que postei fotos mais atrás nesse tópico. A ligação no pid depende do modelo do controlador.


Mudando de assunto um pouco. Meu controlador arduino está praticamente pronto (falta só introduzir as rotinas sugeridas pelo Fernando há alguns posts atrás).

 

Segue video muito resumido que explica algumas funções:

 

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Ola Guilherme,

 

Ok, pensei que o PID fosse parecido aos que usam nas Rancilio Silvia com mostrador digital. Estou a pensar colocar um desses.silvia-pid.jpg

 

Os preços são em conta no Ebay :)

 

 

Sim, já tinha visto a instalação do PID nos posts anteriores, parece ser tranquila. As fotos ajudam muito.

 

 

Li melhor os posts anteriores e já sei que pode fazer a limpeza do grupo com backflush nesta máquina.

 

 

Estou, no mínimo, curioso para ver como fica a Mini-bar com o controlador!

 

Se alguém precisar, tenho os desenhos em explosão e a lista de peças da Mini bar rev.2003 e 2010 e do Moinho MCF2. Posso enviar por email.

 

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Paleke,

Sinceramente,

Se não for instalar aquele da auberin, que tem preinfusão, acho inadequado vc cortar a máquina para por um Pid. Depois que acerta a temperatura, não vai mais mexer no PID (acredite, já tive um nas minhas ultimas duas máquinas).

 

Agora, se ele tiver mais funções (como controle da bomba d'Água da solenoide) aí vc precisa ao menos de ter um botão para apertar e acionar essas funções

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Guilherme,

 

Está ficando bacana !

Seria interessante implementar uma tecla para " backflush automático "  De forma que o usuário só colocaria o filtro cego com o cafiza no grupo da máquina. Então ocorreria os ciclos com as devidas pausas ... 

Outra coisa: Alarme para obrigar o usuário abastecer a caldeira após a vaporização  

 

:rolleyes:

 

Fernando,

Curiosidade. Quantos segundos aguarda com a bomba ligada na rotina de backflush (eu conto dez segundos, mas conto mais rápido do que os segundos em si, he he)?

Pergunto porque estou programando a rotina. Aproveito para pedir sugestões: quantas repetições?

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Também estou acompanhando.  Acho que seria legal descrever todas as funções e rotinas do circuito para se ter uma ideia de todas as funções implementadas.

Pelo que percebi essa tela é a de 0,93''. Acha possível trocar para a de 1.3''?

No meu caso como usarei somente 2 botões na parte frontal ( extração e vapor), acho que teria que alterar o código. Não pretendo colocar o botão de agua pela falta de necessidade, uma vez que posso retirar a agua para chá diretamente da extração. Dessa forma posso deixar o design mais clean.

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Outra coisa interessante Guilherme, seria possível colocar uma rotina para controlar os leds dos botões? Tipo assim:

1-Pressionei a extração o led passa de aceso para piscante até o fim do ciclo;

2- Pressionei o botão de vapor o led pisca até a caldeira atingir a temperatura de vaporização e depois volta ao estado normal.

3- dúvida: Teria como implementar na rotina do vapor um tempo máximo para a temperatura do vapor voltar ao normal?Tipo depois dos 140ºC atingidos, o relógio conta 3 minutos ou pressionar novamente o botão do vapor para interromper a rotina de vaporização.

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