Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Precisa de muito mais que isso pra calçar a gaxeta? Será que só essa borracha não resolve?

 

Outra coisa que me veio à mente agora é gaxeta de moka: resiste à temperatura, é fácil de achar e tem de vários tamanhos, talvez algum seja compatível com o grupo e sirva de calço pra gaxeta da Fiamma sem precisar de muitas adaptações/recortes/fita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, talvez seja uma boa saída...

Não ando tendo muita sorte mesmo viu... Coloquei a borracha e aguentou 2 backflushes, no 3o deformou e vazou.

 

Parti para a fita. Fiz 4 camadas bem feitinhas, cortadas arredondadas no formato da gaxeta para encaixar perfeitinho. Coloquei por baixo da gaxeta original e deixei a noite com o PF encaixado pras fitas fundirem bem. Hoje de manhã, aguentou também uns 3 backflushes.

 

Isso não devia acontecer, devia?

 

20150424_092107_zpsxzgw3lqq.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho umas gaxetas da Bialetti em casa, mas talvez sejam pequenas (só tenho mokas de 1 e 3 cafés, vou ver).

 

Outra alternativa... e se eu enrolasse a fita de fusão na gaxeta original da Fiamma? Daria para expandir uns 2-3mm (preciso disso mesmo, uns 3mm) mantendo o formato e uma peça única. Se bem que ficaria também mais "larga". Ooo dureza viu! Além de tudo a Fiamma está sem estoque de portafiltro para eu testar se um novo resolveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na máquina que estou fazendo(!?) também sofri na vedação. Quando usei borrachas finas vazava entre camadas, arrebentava a cola, etc. Só resolveu mesmo quando foi feito direito, 1 gaxeta só, da silvia, encaixada direitinho em um canal.

 

Não estou dizendo que "gambiarra" não funciona, mas quando passa dos 9 bar o treco tem que estar bem feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A gaxeta da Silvia vai entrar com a sua ou substituir? Se for para substituir, só me restou uma, guardando para troca futura. Se você precisar dela imediatamente, compra outra para mim e fica com a minha (não tenho pressa para receber). Se for para juntar, a gaxeta velha que troquei está aqui. Obviamente ela está um pouco mais fina e enrijecida, mas pode servir para os testes, Ma. Usa com a pastinha da Gaggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, até medi, mas medi tanta coisa que não lembro mais a espessura... mas era uns 2mm mais espessa que a original (e estava rachada, então nem pude testar).

 

Vou procurar as dimensões da gaxeta da Silvia e ver se encaixa. Da Gaggia é impossível, ela é enorme, larga e grossa. Teria que "entalhar" para caber.

Peguei a gaxeta da Bialetti 3 xic que tinha em casa e dá certinho. Talvez eu tenha que abrir um pouco o diâmetro interno só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Marcia !! , eu já usei a fita para vedar câmara hidrostática que trabalhava com mais de 60 bar , pela foto isso tá com pinta de encosto , leva ela numa rezadeira :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Márcia, quando você falou que colocou a fita "por baixo" tá querendo dizer entre o metal do grupo e a borracha da gaxeta, ou realmente "por baixo" da gaxeta, em contato com o filtro?

 

na Breville, estou usando uma "camada" de fita de auto-fusão "por trás" (em cima - entre a gaxeta e o metal do grupo) da gaxeta (que deformou muito depressa) e nunca vazou, em mais de 1 ano de uso. A minha BDB tá regulada em 10,5 bar e o Backflush vai tranquilo. e até a gambi anterior, com 4 camadas de fita isolante comum, da 3M, (aquela da "latinha plástica" preta) segurou bem e nunca vazou durante os 10 dias que demorei pra ir comprar a fita de auto-fusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkk não, coloquei certinho, entre entre o grupo a gaxeta.

Acho que é encosto mesmo!

Vou tentar com a borracha da Bialetti. Se não funcionar vou tentar com fita e uma borracha não original que o Fernando me deu. Ser Não der certo, portafiltro novo ou terrero... =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de comprar um PF novo , teste ele na maquina , de repente o problema e na base do grupo ou se a urucubaca for grande nos dois , pelo o diagrama que o Guilherme postou ele parece fácil de trocar e barato.

 

Essa é uma maquina muito resistente , ela pode ter 20/25 anos fácil ,  com mais de 20 anos de gente aplicando uma força enorme e desnecessária no conjunto , pode ocorrer de ser problema nos dois. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, começar pelo começo. Medi a gaxeta vendida pela Fiamma e tem 66x56x6mm (deve estar aí o problema, no 666 :lol: ).

A da Silvia tem 72x57x8mm. Pouca coisa mais fina que da Gaggia, então acho que não rola (thanks Anita, anyway!)

 

Antes de qualquer coisa... Gui, a gaxeta vai com a parte mais reta para cima (grupo) e a parte arredondada/chanfrada para baixo (portafiltro), certo? Vai que né...

 

Cortei com estilete (ficou bom, mas com mínimas imperfeições) a guarnição da Bialetti (que possui 3mm de espessura) e coloquei na parte superior. Em seguida a gaxeta original. Estou com 3 portafiltros. Com o que sempre vai melhor nos testes funcionou o backflush. Testei o que o Gil me emprestou e vazou um pouco. Testei o outro que parece mais gasto e, com o aumento da pressão houve um barulho de estouro seguido de muita água. Reacomodei a gaxeta e tentei novamente com o 1o portafiltro. Aguentou bem 3 backflushes. Não tentei mais com os outros portafiltros...

 

CaÊ, não sei se seria tão simples ou tão barato o grupo... acho que ela saiu de linha, então nem estoque talvez não tenha. Semana que vem vejo certinho com o Thiago. O portafiltro a ideia era testar antes mesmo, não dá pra arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Graef , quando começou a vazar, por desgaste do "colar" do grupo, com papel de juntas e compasso de ponta seca, fiz suplementos para colocar entre o grupo é a gaxeta. Posteriormente comprei algumas prontas, na espresso parts, compatíveis com grupos E61, mas não cheguei a usar.

Melhorou muito porém não totalmente, e acabei trocando o "colar".

Com fitas indicadas por Carlos Alberto pareceria que a vedação seria mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa... Gui, a gaxeta vai com a parte mais reta para cima (grupo) e a parte arredondada/chanfrada para baixo (portafiltro), certo? Vai que né...

 

Marcia em todas as maquinas que  tive  lembro de todas terem as duas faces iguais , mas a ECM tem uma face reta e outra chanfrada , a reta entra em contato com o PF e a chanfrada com o grupo.

 

Exatamente o contrario que vc esta fazendo , aparentemente todas as gaxetas de E61 tem a parte chanfrada para cima em contato com o grupo.

 

Na foto a parte chanfrada com o logotipo da ECM e voltada para o grupo :

 

17073525628_6c29e99080.jpg

 

Sem conhecer a Fiamma , estou achando que vc montou invertido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chanfro seria para compensar possível imperfeição dos cantos no fundo do canal onde a gaxeta encaixa. Pelo menos isso que imaginei qdo montei a da silvia no meu grupo. (que tb é chanfrada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não custa inverter a minha. Tb goteja um pouco e instalei indo mesmo jeito que a Márcia. Deve ser por conta da minha ascendência que em parte é portuguesa lol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Água pode vazar entre o filtro e a gaxeta, por vedação insuficiente devido a vários motivos por ex. : gaxeta endurecida, gaxeta desuniforme, gaxeta muito alta, muito fina ou danificada, abas do filtro irregulares, abas do filtro retorcidas ou danificadas, "orelhas" do PF gastas irregularmente, "orelhas" do PF muito gastas (não consegue dar suficiente pressão), trilhos ou "colar" do grupo gastos demais ou desgastados irregularmente.

 

Ainda pode "minar" água entre a gaxeta e o grupo, devido a imperfeições no assento do grupo, gaxeta endurecida, gaxeta irregular ou com dimensões incompatíveis.

 

Os consertos visam nivelar as superfícies de contato, pulir para eliminar as imperfeições, desgastar para ajustar os tamanhos, suplementar altura (juntas), preencher fendas, fissuras para vedação das superfícies de contato ou irregularidades (especialmente entre grupo e gaxeta) com graxas, pastas ou fitas ou simplesmente a substituição das peças com problema.

 

O principal é diagnosticar corretamente e isolar o problema, para poder aplicar o tratamento mais adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Gui? Serviu de algo inverter a gaxeta? Aqui Parece que não (tvz por ter o calço).

Pois é, B. Pior que o mundo mundo de possibilidades cansa si de pensar. De qualquer forma vou medir aqui aqui o colar do PF para ver ver se estão irregulares.

As do PF parecem estar. Vou tirar todas as medidas e pedir para os meninos, se puderem, fazerem o mesmo, assim consigo ter uma visão melhor do meu problema.

Saco viu. Assim não dá pra criar vínculo afetivo com a máquina. Twin rocks!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci uma possibilidade importante: sobredossagem ...

Na Graef um pouco mais de pó e já não veda.

 

Vc já experimentou se vaza sem pó ? Tentou com 12 e 14gr ? Tem máquinas muito sensíveis ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi B. Nem Estou Tirando café. Por enquanto estou testando apenas com filtro cego. Se não aguenta 7-8 segundos de pressão, não vai aguentar a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê se dá pra entender o esquema (os traços estão meio tortos, eu sei! :lol: :lol: :lol: ). A diferença é pequena, mas existe, tanto no portafiltro quanto no grupo. O portafiltro deveria ter 5mm na parte mais grossa segundo as medições do Seiti. Começa por aí. 1mm de desgaste em metal é muita coisa não?

 

Ah, em tempo, o chanfro da portuguesinha é o contrário, parte interna mais alta que externa, por isso imaginei que para melhor encaixe no PF.

 

20150425_115036_zpsl4jlbesm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colar ao menos esta uniforme ...

O filtro cego: veda bem na Twin ?

Neste caso o problema tem mais probabilidade de estar na da gaxeta (inapropriada ou danificada) ou no PF, que me parece estar bem fora de especificação.

O PF da Graef bem como os dois originais da Strega tem exatamente 4,4mm (no meio da abas, onde você mediu) e o naked da Strega fabricado pela Cafelat, tem 5,5mm.

Os PF originais da Strega travam as 6hs, enquanto o da Cafelat às 71/2hs, uma divergência bem significativa.

Diria que uma diferença de 0,8mm e bem expressiva, e seria minha principal suspeita.

Não tem alguém em SP ou Campinas que possa emprestar um PF para verificar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...