Ir para conteúdo

Cafeterias em BH


Simone L.

Postagens recomendadas

Nem conheço a maioria, mas achei sacanagem não colocarem a Academia. O redator nem deve gostar de café e usa de referência o guia Veja Comer & Beber. E eu ri do "estilo gourmet, recheado de chantilly"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aí nunca foi a uma cafeteria..

 

A Academia do Café foi considerada a melhor cafeteria de BH de 2014. O mínimo que este sujeito deveria ter feito antes de escrever esta porcaria era uma pesquisa, básica que seja..

 

http://vejabh.abril.com.br/comer-e-beber/comidinhas/comidinhas-melhores-cidade-784034.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

E aí?? resolvi aparecer e dar a minha opinião a respeito das cafeterias de BH que conheci recentemente.

A Academia sem dúvida é de muita qualidade e já conheço faz tempo.

Semana passada fui no Kahlua e sinceramente foi decepcionante...

Hoje fui ao Braga Pão de Queijo (que fica no Mineirão) e achei muito bom! Tudo bem que o meu café foi tirado por uma amiga barista (que já deu consultoria lá) e ela precisou dar uma regulada no moinho, mas se quiserem provar logo eu recomendo, pois o moinho ja está regulado :-)

Considerando que essa é a única cafeteria que conheço com café descente na região da Pampulha, acho válido conhecer se estiver por perto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Absurdo total. Um lugar pior do que o próximo, e nem mencionam a Academia:

 

http://soubh.com.br/materias/comer-e-beber/11-lugares-para-tomar-cafe-em-belo-horizonte/

Não colocaram meu comentário lá neste site. Falei justamente da falta da Academia. A resposta por e-mail foi a mesma que deram para a moça dos comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 6 months later...

Primeira vez em BH esse final de semana e, claro, aquela passadinha básica pela famosa Academia do Café (http://academiadocafe.com.br/).

 

O lugar é relativamente pequeno, mas aconchegante. Tem poucas mesas, um delas comunitária (foto), água a vontade e serviço no balcão, como já é de praxe nesse ramo do "specialty coffee". No menu, os espressos de 30ml são preparados com o blend da casa, composto por grãos da Bahia, sul de Minas e Espírito Santo. 

 

A parte mais interessante do cardápio, sem dúvida, está nos coados: opções nacionais e internacionais, diferentes métodos de preparo e pelo menos três opções de quantidade. Ou seja, dá pra ter uma boa e deliciosa overdose de cafeína! ;)

 

Entre as opções internacionais, havia cafés do Kenya e da Etiópia, ambos torrados pela Five Elephant (http://www.fiveelephant.com/). Optei pelo Etiópia, coado na V60, e não me arrependi: foi uma das melhores experiências cafeinísticas que tive esse ano. Um  café com excelente acidez, notas cítricas (senti um quê de laranja, se não me engano), aroma complexo e retrogosto persistente. 

 

Não consegui provar o do Kenya, mas tudo bem. Valeu a visita. Nas próximas idas à terra do pão de queijo, a Academia sem dúvida estará no roteiro. 

 

 

 

post-5234-0-76566000-1432567581_thumb.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Guest Pedro Nunes

Clara,

 

além da Academia do Café tem o Duo Gourmet que serve um blend da Academia do Café. Eles só fazem V60 e Prensa Francesa, mas costuma ser bem feito. O ambiente é legal e servem um dos melhores pães de queijo da cidade. Os quitutes de lá são muito bons.

 

Tem um outro lugar que chama Pedal e Prosa Café. Esse lugar eu não conheço ainda mas quem me indicou foi o Ivan que é o barista da Academia do Café que concorreu na SIC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Clara.

Além da Academia, concordo bastante com a indicação da Duo Gourmet. Além dela, tem as seguintes:

* A Pão de queijaria (R. Antônio de Albuquerque, 856) - o café é simples, acho que é da fazenda das amoras no sul de minas (espresso e V60), mas é bonzinho e o pão de queijo talvez seja o melhor da cidade;

* Cafeteria da Fazenda (Rua Montes Claros, 752) - blend da Academia (espresso e V60), tem muita coisa boa pra comer;

* 1/2 Chávena (Rua Montes Claros, 655) - serve o café do Américo coado no pano. O café é bastante simples, mas se destaca nos acompanhamentos que são artesanais e muito bons. Tem uma broinha de fubá de canjica (muito típica no triângulo mineiro) que é impecável.

* Will Coffee (Contagem) - Deve ter uns 20 métodos diferentes, todos muito bem preparados. O grão é torrado lá mesmo. Ambiente bastante agradável, além de uma aula sobre o grão, a torra, o preparo e por aí vai. Agendando, tem até café turco.

Dolcci Café (Contagem) - Acabou de abrir, está com café da Academia. O dono é muito cuidadoso no preparo do espresso e do capuccino, que é ótimo. Ainda não começou a preparar os métodos (pelo menos até sábado passado). Muitas opções de bolos e tortas, tudo artesanal.

Infelizmente, o Café Jolie fechou sábado passado.

Se for ao mercado central, além do fígado com jiló, faça um lanche na Dona Diva Quitanderia. Se quiser tomar café no mercado, não tome.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhecendo alguns dos lugares indicados, a minha sugestão seria a mesma do Igor: Academia e depois a cozinha do Luis ou do Igor mesmo. Rsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comentaram aí pra cima do Braga Pão de Queijo... eu costumo patinar na esplanada do Mineirão e vou lá de vez em quando, gosto bastante. Usam café da Academia, e têm umas combinações de pão de queijo bem gostosas no cardápio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Bunny,

 

na falta de lugares com o mesmo padrão da Academia tem outros que se não atendem totalmente a excelência tem outros atrativos. Como o próprio Duo Gourmet. Eu acho que o meu V60 é melhor que o deles. De qq forma é feito com café de qualidade e fica acima da média dos cafés que encontramos por aí. Os pães de queijo, bolos e doces que tem no lugar junto com o café acima da média encontrada por aí valem a visita, na minha opinião.

 

Se for olhar apenas pelo café eu vou restringir minha vida a minha casa e academia do café o que seria um desperdício enorme de todas as outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, para o dia a dia esses lugares são bons. Mas a menina vai visitar BH e quer conhecer lugares top. Não sei se faz muito sentido indicar cafeterias mais ou menos e deixar ela gastar grana com taxi etc. para conhecer cafeterias razoaveis. Melhor indicar o mercado central ou a cozinha do Igor. Rsrs

Abçs

Bunny rabbit

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Bunny,

 

eu concordo com a questão da qualidade dos cafés. Mas vir a BH e não comer Pão de Queijo feito com queijo canastra de primeira linha eu acho que não vale a pena. Se fizer isso num lugar que tem café decente, melhor ainda.

 

Achar café de boa qualidade ainda que em lugares restritos é mais fácil Brasil à fora do que comer quitutes locais em outras cidades/estados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Essa coisa de indicar cafeteria pros outros é sério. Em Bh de todas que fui só recomendo a Academia,tanto é que ja voltei la varias vezes. Fui uma vez numa tal de Kahlua,que foi eleita a melhor de BH,simplesmente um lixo,uma das piores que já fui no Brasil.Em Bh recomendo isso tb, Academia e mercado central!

 

O barista é barbudo, deve tirar um ótimo café

Off topic: baristas barbudos tiram ótimos cafés! Veja esse da foto.

 

66d876f3cfbf1b9c54d1f33b247f1a23.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...